15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Definição da palavra latinoamericanidade o que é

O que é Latinoamericanidade: definição além da palavra

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Latinoamericanidade. Senti essa palavra em uma das reuniões de ayahuasca que participei quando morei em Ubatuba. Busquei seu significado, mas não encontrei exatamente uma definição.

A palavra LATINOAMERICANIDADE não existe AINDA no dicionário, então quero compartilhar aqui no UMASULAMERICANA a definição na qual cheguei depois de ler conceitos livres de outras pessoas, além de ter estudado palavras semelhantes (como brasilidade e africanidade) aliado com minhas pesquisas e experiências pessoais ao longo dos anos viajando a América Latina.

O que é latinoamericanidade

1. Qualidade própria do que é latino-americano.

2. Carácter específico da cultura ou da história da América Latina.

3. Sentimento de amor, orgulho ou de afinidade pela América Latina.

A definição de latinoamericanidade:

O conceito de latinoamericanidade é amplo, porque somos mais de 20 países americanos com identidade latina. As expressões latino-americanas são plurais, encontradas na música, na dança, nas vestimentas, na fala, na espiritualidade, nas festas tradicionais e no comportamento!

A latinoamericanidade é uma expressão que se refere à identidade cultural, histórica e política dos países da América Latina. É uma noção que abrange as diferenças e semelhanças entre os países latino-americanos e destaca sua herança comum, incluindo sua história colonial e sua relação com a Europa e os Estados Unidos. Além disso, também inclui as influências indígenas, africanas e ibéricas que moldaram a cultura e a sociedade latino-americana.

A importância do sentimento de latinoamericanidade está na busca, compreensão e preservação da identidade cultural e herança coletiva da América Latina.

Colocação numa frase:

Viajo despertando minha latinoamericanidade, reconhecendo meus iguais, resgatando nossa verdadeira história, buscando minha ancestralidade, curando minhas raizes coloniais, valorizando a cultura dos países latinos, ouvindo as pessoas sobre a vida local e conhecendo os lugares mais lindos da América Latina!

Como usar a palavra ‘latinoamericanidade

Latinoamericanidade se refere às expressões culturais das sociedades latinoamericana, então podemos usar a palavra pra mencionar essas culturas. Por exemplo, “A latinoamericanidade dos países do Caribe é inspiradora”.

Como latina-americanas, temos especialmente nossas raízes nativas de povos originários, de etnias africanas e de países europeus colonizadores. Além disso, a América Latina possui ainda outros tipos de processos migratórios, como a cultura japonesa, italiana e alemã, por exemplo, que chegaram a partir do século 19. Porém essas culturas viveram vários processos de mestiçagem, sincretismo e resistência, por isso o termo latinoamericanidade expressa também o resultado da miscigenação. Isso porque esse resultado é algo encontrado apenas na América Latina.

Assim, temos também a característica física da pessoa latina-americana. Eu, por exemplo, tenho a americalatinidade no corpo, como cadera larga africana, estatura baixa, olhos pequenos e pouca elasticidade mamaria indígena, pele parda e cabelo ondulado de mestiçagem com branco.

Podemos, então, usar o termo pra se referir ao nosso modo de ser, de viver, nossas lutas, costumes simples do dia a dia e as nossas expressões culturais, assim podemos explicar o que é latinoamericanidade ou latinidade. Por exemplo, comer feijão diariamente é latinoamericanidade, já que em países como Brasil, Equador e Colômbia esse é um costume alimentar.

Como o termo latinoamericanidade também pode significar o amor, orgulho, afinidade e o respeito pelas culturas da América Latina, podemos aplicar a palavra quando querermos expressar esses sentimentos. Por exemplo, “eu admiro a latinoamericanidade da Bolívia”.

Como despertar o sentimento de latinoamericanidade

É bem provável que você ainda não se reconheça como pessoa latinoamericana, mas isso não é exclusividade tua. Menos 7% dos brasileiros se identificam como latinos.

E como você pode despertar sua latinidade? Como se reconhecer uma pessoa latina?

1 – Viaje pela América Latina

Vale Sagrados dos Incas e sua latinoamericanidade

E não tô falando só de turismo. Abra o mapa, se localize, veja o tamanho dos territórios, perceba as cores e o relevo. Busque mapas dos outros países, suas moedas. Começar a identificar essa região pra assim começar a criar um certo laço, uma certa intimidade.

E também viaje literalmente falando. Escolha destinos latinos na hora de viajar pra fora do Brasil. Conheça desde pueblos pouco visitados a grandes capitais, porque é muito importante andar pelas ruas e notar a cultura latina em suas infinitas expressões.

Aqui no blog UMASULAMERICANA você vai encontrar diversas opções de destinos pra conhecer as várias faces da América do Sul, onde viajo há 9 anos. E logo terão informações de países do Caribe e da América Central, já que estou numa jornada até o México. Acompanhe pelo Instagram @umauslmaericana.

Foi viajando que despertei o sentimento de pertencimento à América Latina e acredito que seja um meio divertido e especial de entender os processos de construção das sociedades latinoamericanas e conhecer as mais variadas culturas presentes aqui.

2 – Leia livros da e sobre a América Latina

Livros latinoamericanos - As Veias Abertas da América Latina

Entre autores importantes na história literária da América Latina estão Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa, Isabel Allende, Pablo Neruda e Eduardo Galeano, com obras que são clássico.

E ainda existem livros que são capazes de te ensinar muito sobre essa parte histórica, social e cultural que as escolas sistemática e ideologicamente nos impede de conhecer. Entre eles menciono o Veias Abertas da América Latina’, de Eduardo Galeano.

Um livro que estou começando agora a leitura é a obra de Charles C. Mann, chamada ‘1491 – Novas revelações das Américas antes de Colombo’. Acontece que este livro não é fácil de encontrar e estou lendo um PDF da versão em espanhol. Caso queira ler, aqui poderá fazer o download. Quando encontrar em português o colocarei neste mesmo link.

Uma das leituras que gostei é sobre a cultura oral guaraní, escrito por Kaká Werá Jecupé. O livro se chama Tupã Tenondé: A criação do Universo, da terra e do homem segundo a tradição oral Guarani‘.

Recomendo seguir o perfil Leitura Latina no Instagram, no qual Vinícius indica autores e livros de vários gêneros literários da América Latina, além de promover clubes de livros pra debates as leituras.

3 – Ouça musicas que mostram o que é latinaomericanidade e de ritmos latinoamericanos

A música brasileira já é um mundo no que diz respeito à latinoamericanidade, com seus ritmos, especialmente os de influência afrobrasileira, mas existe um universo a parte que você poderá conhecer.

Além de ritmos, como a Salsa, a Cumbia, a Bachata e o Tango, podemos também mencionar grandes nomes da música, como Mercedes Sosa, Carlos Gradel e Silvio Rodrigues, por exemplo.

Do mesmo modo, não é necessário se limitar aos clássicos. Então o importante é que você consuma algo que goste e música é algo muito particular, certo? Vou deixar aqui uma playlist de musica em espanhol que criei ao meu gosto.

Meu amigo Leandro, idealizador e produtor do projeto documental ‘Vozes da América‘, criou uma playlist de músicas sobre a resistência latinoamericana, que pode te inspirar muito também.

4 – Veja filmes e série produzidos e sobre a América Latina

Assista a filmes e séries latino-americanos, porque existe um conceito cultural a cada cena: festas, escritórios, casas, enterros, atuação policial, expressões espirituais e muito mais! E em espanhol, se puder, assim consegue aprender um pouco o idioma enquanto conhece as diferentes variedades da língua hispanolatina.

Há muitos filmes que abordam a cultura, história e sociedade da América Latina, incluindo clássicos brasileiros, como a ‘Cidade de Deus’ e o ‘Central do Brasil’. Mas, dentre os títulos além Brasil na América Latina estão:

  1. “Amores Perros” (2000), dirigido por Alejandro González Iñárritu – um filme mexicano que segue três histórias interconectadas de amor e violência na Cidade do México.
  2. “Y Tu Mamá También” (2001), dirigido por Alfonso Cuarón – um filme mexicano sobre duas amizades masculinas que viajam através do México rural com uma mulher mais velha.
  3. “La Nana” (2009), dirigido por Sebastián Silva – um filme chileno sobre uma empregada doméstica que cuida de três crianças em uma casa em Santiago.
  4. “El Abrazo de la Serpiente” (2015), dirigido por Ciro Guerra – um filme colombiano sobre uma expedição ao longo do rio Amazonas em busca de uma planta mística.
  5. “Miss Bala” (2011), dirigido por Gerardo Naranjo – um filme mexicano sobre uma jovem que se vê presa na violência dos cartéis de drogas.

Estes são apenas alguns exemplos de filmes que retratam a vida na América Latina e sua cultura. Existe uma riqueza de histórias pra serem contadas e muitos outros filmes que são importantes e impactantes.

5 – Aprenda espanhol pra se conectar com pessoas e culturas

Aprender espanhol certamente poderá ajudar a despertar esse sentimento de latinoamericanidade que proponho. O idioma espanhol é a língua oficial em muitos países latino-americanos, como Argentina, Chile, México, Peru e Colômbia, por exemplo.

Conheça meu curso de espanhol básico pra viajantes na Worldpackers Academy

Através do aprendizado espanhol, você pode ter mais compreensão da cultura e da história desses países, além de poder também se comunicar com os locais de uma forma mais autêntica e profunda.

Aprender espanhol também pode ajudar a criar um senso de conexão com outros países e pessoas da América Latina, especialmente porque o Brasil compartilha história e cultura semelhantes.

É certo que as escolas públicas do Brasil deveriam ensinar o idioma pra que nós pudéssemos nos comunicar com nossos vizinhos, mas falaremos disso em outras oportunidades.

Enfim, essa é a minha definição de latinoamericanidade pra que você saiba o que é e como despertar este sentimento. Me conta aí nos comentários o que você achou. E se gosta de discutir este assunto, cola no instagram UMASULAMERICANA.

canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
Entenda como funciona o intercâmbio de trabalho na viagem
PRÓXIMO POST
San Agustín, um destino ancestral e mítico na Colômbia