TOP 10 melhores festas de Carnaval da América do Sul
Tá certo que o Brasil é o primeiro país que vêm à mente quando a gente fala em festas de Carnaval, inclusive a nível mundial, mas não só de samba e Rio de Janeiro é feito o Carnaval na América do Sul.
O Carnaval na América é uma tradição trazida no século 17 na época da colonização e cristianização, mas que felizmente foi resinificada e hoje se trata de festas tradicionais com pura expressão cultural de cada região da América do Sul. Zero defeito nosso continente, né?
Pra te convidar a cair na folia, vou te contar sobre 10 festas de carnaval que se destacam por sua importancia cultural e histórica. Pronto, agora você já tem 10 anos de carnaval planejado. Bora?
Os melhores festas de Carnaval no Brasil
1 – As festas de Carnaval do Rio de Janeiro
O Brasil é o destino campeão quando o assunto é carnaval, já que a maior festa carnavalesca do mundo é o Carnaval do Rio de Janeiro, com cerca de 5 milhões de visitantes ganhando as ruas e o sambódromo.
2 – Carnaval de Salvador e sua importância cultural
Além disso, o Carnaval de Salvador de Bahia é extremamente importante dentre as festas de carnaval do Brasil. Os trios elétricos, os bloquinhos e os abadás são as características do Carnaval baiano, que recebe milhões de foliões. As tradições afrobrasileiras com suas batucadas também são parte das festas.
3 – Carnaval de Olinda, das melhores festas do Brasil
Já o Carnaval de Olinda, no Pernambuco, com seu frevo e os bonecos gigantes, não fica pra trás. As festas se caracterizam pelo Frevo, a dança típica da região; os bonecos gigantes, que são construídos e usados para desfilar pelas ruas da cidade durante as festas e os blocos carnavalescos, como os mais famosos Galo da Madrugada, o Cordão do Boitatá e o Bicho Maluco Beleza.
Estas são apenas algumas das muitas tradições e características do Carnaval do Brasil, mas neste artigo quero mesmo é compartilhar sobre outras faces do Carnaval da América do Sul e as melhores festas pra gente cair na farra.
Top festas de Carnaval pra foliar na América do Sul, fora do Brasil
4 – Colômbia e o famoso Carnaval de Barranquilla
Ora, ora que a Colômbia não fica devendo pro Brasil com o Carnaval de Barranquilla, o segundo maior do mundo depois do Rio de Janeiro.
A festa da quarta maior cidade colombiana reúne cerca de 2 milhões de pessoas. Foi reconhecido pela UNESCO como uma obra-prima do patrimônio cultural e imaterial. Interessante né?
O Carnaval de Barranquilla é festejado há séculos, com tradições dos povos originários que celebravam o fim do inverno e a chegada da primavera. O desfile mais antigo e popular é a Batalha de las Flores, que dura seis horas seguidas de uma série de festas noturnas. Então se prepare pra viajar pela Colômbia nessa época, hem!
5 – Carnaval de Oruro na Bolivia representando a cultura do Altiplano Andino
Entrando na pista a festa boliviana de Oruro, uma das melhores festas de Carnaval e uma das mais antigas e da América do Sul. Celebrado anualmente na cidade de Oruro, é famoso por sua combinação de tradições católicas e originárias.
As ruas de Oruro são tomadas por música tradicional, danças típicas bolivianas e desfiles bem coloridos. Os festeiros se vestem tradicionalmente, incluindo as famosas máscaras de diabos e indígenas. Quero ver você se dar conta de dançar na altitude de mais de 3730 mil metros acima do nível do mar. Recomendo aclimatar e cuidar pra não sentir o mal de altitude.
O festival cultural de Oruro, assim como a festa de Barranquilla, também possui o título da UNESCO de patrimônio imaterial da humanidade.
A procissão possui cerca de 30 mil bailarinos, 10 mil músicos e meio milhão de visitantes que aguentam as vinte horas de festas. Só quem já viu bolivianos festejando sabe que eles aguentam.
O personagem característico desta festa de carnaval sul-americano é o famoso diabo, que tem sua dancinha própria.
Durante as festas de Carnaval de Oruro, rolam oferendas à Pachamama, Mãe Terra, a virgem do poço da mina e El Tio, o tradicional zelador das minas de prata locais que se parece o diabo. Bolívia, eu te amo, conte comigo pra tudo!
6 – Das melhores festas de Carnaval, Humahuaca na Argentina
Do mesmo modo, o Carnaval de Humahuaca, na Argentina, é uma celebração animada que acontece anualmente na cidade de Humahuaca, na província de Jujuy, no norte da Argentina. A festa mistura expressões tradicionais indígenas, espanholas e africanas. É uma celebração vibrante da cultura e da comunidade local que atrai visitantes de todo o mundo para participar e experimentar a alegria do carnaval de Humahuaca.
A galera, que então se veste com roupas tradicionais e usam máscaras, celebrarm com muita música e dança num ambiente colorido e alegre. A música, que é parte importante dessa festa, inclui a tradicional ‘chacarera‘ e outros ritmos locais, tocados por bandas ao vivo.
Além dos desfiles e da música, o carnaval de Humahuaca também inclui outros eventos e atividades, como concursos de dança, competições de música e comidas típicas.
Uma festa bastante similar rola em Tilcara, povoado vizinho.
7 – Bëtscnate, o tradicional Carnaval do Perdão na Amazônia colombiana
Enquanto que, no departamento de Putumayo, exatamente no vale de Sibundoy, é celebrado o tão esperado Carnaval do Perdão ou também conhecido por todos os locais como o Bëtscnate. Este festival promove amor e respeito entre todos. Já é um convite, né?
Neste festival cultural indígena se celebra com diferentes atos rituais de gratidão à Mãe Terra, ou Pachamama, por todas as boas colheitas que foram concedidas no ano anterior.
Enquanto rola este importante carnaval da América do Sul, você encontrará oferendas, danças típicas colombianas, cantos e um grande desfile pelas ruas. A galera usa roupas coloridas e coroas de penas confeccionadas pelas comunidades indígenas.
Para a alegria de todos os habitantes de Sibundoy, um território montanhoso da Amazônia e que está às margens dos rios Caquetá e Mecaya, o Carnaval do Perdão foi declarado Patrimônio da Humanidade em 2012, devido à grande importância cultural do festival. Vou participar das festas e depois conto aqui no blog como é.
8 – Carnaval de El Callao na Venezuela, das melhores festas
Igualmente, o Carnaval de El Callao é uma celebração que atrai milhares de turistas de toda a Venezuela todos os anos. A festa foi reconhecida pela UNESCO em 2016 como uma obra-prima do patrimônio oral e imaterial da Humanidade. Assim, Carnaval de El Callao possui muitos desfiles, festas, bebida sem parar, música calypso e concertos de música ao vivo.
O carnaval acontece em El Callao desde o século 20 e desde então foi ganhando influência das tradições crioulas, europeias, africanas e caribenhas, especialmente de Trinidad e Tobago, que vieram para a região para trabalhar na indústria de mineração. Interessante, né?
Entre os personagens presentes nas festividades estão: La Negra Isidora, los Mineros, los Diablos del Callao, Mediopintos e as Madamas, que são as matriarcas das festividades.
9 – O histórico Carnaval de Arica, no Chile
O Carnaval de Arica, ou então Carnaval Internacional Andino com a Força do Sol, é uma celebração anual que rola entre o mês de janeiro e fevereiro. Então fica ligada pra não errar a data.
As festas, que ocorrem durante três dias, são um meio de expressão para mais de 16 mil dançarinos e músicos de diferentes localidades da América do Sul. Atualmente, há a participação de artistas da Bolívia, Argentina, Brasil e Peru.
Além disso, é reconhecida como a celebração cultural e histórica mais importante da cidade de Arica.
Além de ser um meio de expressão cultural, o Carnaval de Arica também inclui uma competição pra cada um dos 64 grupos que se apresentam. Cada grupo tem então seu tempo pra transmitir os sentimentos através de coreografias. São 15 horas de apresentações.
10 – O Carnaval de San Pablo, é uma das melhores festas de Cusco, no Peru
Enfim, o Qhaswa, ou também conhecido como Carnaval de San Pablo, é uma grande festa que integra aspectos culturais andinos de grande valor e expressões católicas.
O Carnaval de San Pablo, que acontece no distrito de San Pablo, na província de Canchis, é um dos diversos carnavais que acontecem na província de Cusco, mas este tem alguns elementos que o tornam um dos mais especiais. Por sua grande importância cultural e seu trabalho de preservação, o evento foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Nação em 2010.
Assim como outras festas de carnaval da América do Sul, a festividade peruana, incorpora elementos comemorativos para Pachamama e atos de agradecimento ao cultivo de alimento.
Dezenas de grupos da região se reúnem em Cusco pra fazer parte deste festival único e participar da ‘Bandurria de Oro’ e muitos outros eventos de importância cultural.
Gostou dessas opções pra curtir o Carnaval na América do Sul? Me conta aí nos comentários. E não esquece de conhecer mais sobre as belezas e a cultura do nosso continente aqui no blog UMASULAMERICANA.