Coronavírus e viagem – 5 conselhos pra viajar durante a pandemia
2020 parecia que seria meu ano, até que eu tive que ser repatriada do Equador pro Brasil no final de março, depois de 1 ano e 3 meses mochilando. Voltei pra casa porque percebi que coronavírus e viagem não iriam combinar!
Aliás, coronavírus e viagem é um tema que tem causado várias dúvidas entre os viajantes. Devo cancelar minha viagem? Devo alterar a data das minhas férias? Quando a gente vai conseguir viajar de novo?
Refletindo sobre isso cheguei a 5 conclusões que transformei em dicas pra gente viajar em segurança durante a pandemia do coronavírus. Escrevi sobre destinos, transportes, hospedagens, passeios e voluntariado. Vem ver!
A realidade do coronavírus e viagem
Nada vai voltar ao normal. Não adianta esperar os governos anunciarem o fim da quarentena, porque você não vai poder simplesmente fazer tua mala e viajar por aí.
A realidade da pandemia do coronavírus e viagem é que nossa maneira de viajar vai ser diferente. Todas as experiências de viagem que você já viveu não serão as mesmas.
A gente não vai acabar com o coronavírus. Até que tenhamos uma vacina contra ele, vamos viver crises pandêmicas. Ou seja, vamos poder ter surtos de COVID-19 sem aviso prévio e em qualquer região do mundo.
Até lá, a realidade é que o distanciamento social vai se manter, mudando as relações interpessoais, especialmente em viagens.
O bom é que tem sim como manter uma relação entre coronavírus e viagem. Você não precisa se desesperar! A única coisa é que tudo vai acontecer com mais cuidado e lentamente.
Dá uma lida nessas dicas e me conta o que você acha, tá?
5 dicas pra viajar durante a pandemia por coronavírus
1 – Escolhendo os destinos
Como falei aí em cima, vamos viver surtos pandêmicos sem aviso prévio até que tenham a vacina. Por isso, pra conciliar o coronavírus e viagem, te aconselho a viajar pelo Brasil nesse momento.
Imagina se você sai de férias pro Chile e, no meio da viagem, rola um surto de coronavírus no país. Os caras vão fechar as fronteiras na hora e você vai ficar preso sem conseguir voltar pra casa, pro trabalho e pro cachorro! Vai passar dias ou semanas gastando com comida e hospedagem sem saber quando terá um desfecho.
Foi o que aconteceu comigo no Equador e mais milhares de brasileiros ao redor do mundo. Alguns tiveram que esperar um mês ou mais pra serem repatriados. Só no Peru eram mais de 5 mil brasileiros aguardando voltar pra casa.
Já dentro do Brasil aconselho a escolher destinos que sejam livres de ambientes fechados. Viagens urbanas com museus e igrejas, por exemplo, deverão ser adiadas por questão de aglomeração social.
Quais destinos escolher:
Destinos onde há parques nacionais ou estaduais, como Itatiaia (RJ), Petrópolis (RJ), Ibitipoca (MG), São Raimundo Nonato (PI), Barreirinhas (MA), Cambará do Sul (RS)… Veja aqui uma cartilha da ICMBIO com informações sobre alguns parques brasileiros.
Praias são ótimas pra esse momento, mas fuja das listas de ’10 praias pra conhecer sei lá onde’. Procure por praias alternativas, mais vazias. Em Ubatuba, por exemplo, sempre te mandam conhecer Itamambuca, mas não a Vermelha do Sul. A cidade tem 102 praias no total!
Fuja das praias onde há quiosques, porque geralmente é onde a galera tá (ô povo que come hahaha).
O Jalapão pode ser um super destino, porque além de ser mais vazio e isolado, você passará 4 dias apenas com o guia e 2 ou 3 outras pessoas.
2 – Hospedagem
Tristemente, se você curte viajar usando hostels, como eu, aviso logo que não vai rolar por enquanto. Essa é uma realidade em relação ao coronavírus e viagem! Se a intenção é o distanciamento social, não dá pra dormir no mesmo quarto com mais 5 ou 9 pessoas.
Imagina compartilhar cozinhas e áreas comuns? Gente, vamos ter que esperar uma vacina.
Hotel também vai ser complicado em relação ao café da manhã, recepção, corredor, elevador…
O que sobra então, pelo amor de deus?
Camping
Essa é uma ótima opção pra gente começar a viajar depois da pandemia de coronavírus, porque a barraca é só tua e ninguém mais vai entrar ou tocar nela.
Há possibilidade de fazer camping selvagem (ou seja, no meio da natureza), mas existem muitos campings estruturados com wifi e tudo. Você pode montar tua barraca mais distante de todos e seguir as recomendações da OMS sobre o distanciamento.
Airbnb
Alugar uma casa ou apartamento é a melhor solução no momento, porque é um ambiente exclusivo pra você: banheiro, cozinha, sala… Não será necessário dividir esses espaços, conciliando da melhor maneira coronavírus e viagem.
Ganhe até R$179 na primeira viagem.
3 – Transporte
Mesmo que abram as fronteiras terrestres e aéreas no Brasil, não recomendo fazer viagens de ônibus e avião. No busão vão no mínimo 30 pessoas e no avião, pelo menos 100.
Pra evitar o contato social e evitar assim um possível contágio, recomendo o uso de Blablacar, um aplicativo de carona colaborativa. Você cadastra tua viagem como ‘buscando carona’ e acerta com alguém que esteja indo pro mesmo destino um valor pra corrida. Seu contato será com apenas mais 3 ou 4 pessoas.
Caso você não curta esse tipo de experiência, uma dica é alugar um carro. Além da segurança por causa do coronavírus, você tem a liberdade pra passear – o quarto conselho desse post.
4 – Passeios
Fazer teus passeios conciliando coronavírus e viagem é bem fácil!
Tendo um carro alugado você tem liberdade e segurança pra chegar numa praia mais afastada, num parque, numa atração distante. Assim você evita pegar táxis, ônibus ou contratar agências.
As agências geralmente juntam grupos de 10 ou 20 pessoas e isso não poderá acontecer tão cedo. Então a alternativa é contratar guias avulsos caso você goste de ser acompanhado de alguém que entenda sobre o lugar.
Claro, guias são mais caros que agências, mas em meio a essa crise todos vão estar abertos a negociação. Troca uma ideia e você vai conseguir chegar a preços que sejam acessíveis pra você e justo pro profissional.
5 – Voluntariado
Eu amo/sou viajar voluntariando e sei que em relação a coronavírus e viagem vai ser difícil voltar a fazer voluntariado em qualquer lugar. Hostels e projetos sociais não vai rolar por conta do contato.
Por isso, caso você também curta essa experiência, procure fazendas, granjas, projetos de permacultura e bioconstrução. Eu trabalhei uns dias numa granja no Equador (antes do coronavírus cagar meu mochilão) e foi uma atividade incrível, que com certeza quero repetir.
Ao trabalhar num projeto assim, você se mantem em ambientes abertos e sem contato social. Vai ser no máximo você mais um ou dois voluntários e os donos do lugar.
Onde encontrar esses voluntariados?
Eu uso o site da Worldpackers e lá você pode encontrar várias opções pra realizar trabalhos desse tipo.
Caso queira saber mais como é viajar voluntariando, leia esse post!
Recomendações pra viajar na era coronavírus
- Sempre use máscaras, não importa se há ou não um pico de contágio.
- Mantenha a higienização das suas mãos, lavando sempre e usando álcool em gel.
- Tenha teus utensílios pessoais, como talheres e copo.
- Evite aglomerações de pessoas, preferindo horários e lugares menos cheios.
- Respeite as medidas de segurança do destino pra onde você vai.
E sobre quando isso vai poder voltar a acontecer, não sabemos! Por enquanto vamos esperar pra ver no que dá a relação de coronavírus e viagem e namorar os lugares que gostaríamos de conhecer. Use o blog pra isso! Navegue por aqui e se inspire pras próximas viagens!
Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde
Organize sua viagem
Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog
HOSPEDAGEM
O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!
ALUGUEL DE CASAS
Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.
SEGURO VIAGEM
Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.
ROAD TRIP
Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.
LOJA DO BLOG
Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.
MUITO MAIS
Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.
6 Comentários
Adorei suas dicas e seu blog é muitoooo bom de acompanhar com várias dicas que preciso, realmente viagens internacionais em pelo menos 1 ano não vai rolar tão cedo!!!!
Brigada por ler, Anderson! Pois é, vamos esperar no que vai dar essa coisa de coronavírus pra gente voltar a viajar como a gente gosta!
Achei ótimas as dicas, Aline! Eu também tô bem ansiosa sem saber como vai ser viajar depois do coronavírus, mas seu post me deu uma luz e espero poder começar assim em breve.
Obrigada por ler, Adelia! Eu também tô só esperando pra começar. Parón, minha mochila, já tá pronta rs
Aline, parabéns pela matéria, viu. Achei muito boas as dicas porque eu estava mesmo me perguntando como ia ser essa coisa de coronavirus e viagens, porque achei que não ia mais conseguir viajar tão cedo. Suas dicas me deram uma esperança boa. Vou já escolhendo minha barraca.
Isso, Cassia! Arrasa mulher. Espera o pico passar e logo vai poder acampar respeitando o distanciamento social