Viajar menstruada – 32 dicas sobre menstruação e viagem
Viajar menstruada não é o que a gente quer, mas às vezes não dá pra escolher, né? Então, o jeito é fazer de tudo para que “aqueles dias” não atrapalhem sua viagem.
Escrevi algumas dicas que vão ajudar a diminuir os sintomas e os incômodos da menstruação durante sua viagem. Anota aí!
32 dicas para você viajar menstruada e tranquila
Dividi as dicas sobre viajar menstruada em 5 tópicos: atividades físicas, roupas, modo de coleta e absorvição, alimentação e medicamentos.
Espero muito que ajude! Caso você tenha uma dica valiosa, deixe nos comentários para ajudar outras mulheres que viajam durante a menstruação.
Atividade física
De início pode parecer incômodo, mas fazer atividades físicas durante a menstruação vai te ajudar a aliviar os sintomas.
1 – Meditação e alongamento ajudam a controlar a ansiedade e a irritação.
2 – Faça atividades leves e moderadas no pré-menstrual. Como nesse período cai a produção de progesterona no nosso corpo, nos sentimos cansadas com mais facilidade.
3 – Mas em compensação, quando fazemos exercícios nosso corpo libera hormônios com efeito analgésico e ajudam a aliviar a cólica. Bastar adaptar uma atividade ao seu rendimento. Durante uma viagem você fazer caminhadas urbanas, trilhas pequenas, pedalar.
Roupas
Quando estamos menstruadas a roupa deve ser bem pensada. Além de ser confortável, temos que nos lembrar do detalhe vazamento, que pode acontecer com qualquer uma de nós, inclusive ao viajar menstruada.
4 – Prefira calças/shorts escuros ou estampados. Assim, se seu fluxo vazar, a mancha nem vai ser percebida.
5 – Calças mais largas e blusas mais longas vão ajudar a evitar sua preocupação se está marcando ou não, caso você use absorvente externo.
6 – Que tal ter na bolsa de passeio ou mochila de ataque uma calcinha extra? Assim, se houver algum “acidente” você pode trocar e se sentir melhor.
7 – Uma jaqueta ou casaco para amarrar na cintura em casos de “acidente” também é uma boa saída. Escolha peças que possam ser amarradas!
8 – Evite roupas apertadas na altura do abdômen. O ideal é que sua roupa seja bem confortável para não aumentar a cólica e a irritação.
Modo de coleta ou absorção
Viajar menstruada requer algumas atenções, que podem fazer bastante diferença na hora dos passeios e atividades.
9 – Prefira usar coletor menstrual nas viagens, pois ele pode segurar o fluxo em até 12 horas. Caso você já use coletor, veja aqui o cartão de emergência para levar na viagem.
10 – Tenha sempre uma garrafinha d’água para limpar seu coletor depois que esvaziar. Nem sempre teremos pia perto para lavar.
11 – Se possível, tenha dois coletores menstruais. Você pode colocar um enquanto higieniza o outro, sem a necessidade de ficar esperando com as calças abaixadas no meio do mato ou em banheiros público. Ah, e por falar nisso, já conhece o condutor urinário para gente poder fazer xixi em pé?
12 – Caso use absorvente externo, use talco nas coxas para evitar assaduras durante as atividades e caminhadas urbanas.
13 – Troque seu absorvente a cada 4 horas mesmo com pouco fluxo para evitar bactérias e odores.
14 – Se abasteça de absorventes em grandes cidades, pois você poderá ter dificuldade de encontrar opções em vilarejos e cidades pequenas.
15 – Em meio a trilhas e campings, use um saco ziplock para se livrar dos absorventes usados. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio para diminuir o mau cheiro.
16 – Tenha sempre um pacote de lenço umedecido. Com ele fica mais fácil de higienizar seu corpo depois de trocar o absorvente ou esvaziar o coletor menstrual.
» Você sabia que o sangue menstrual só tem cheiro forte porque entra em contato com o oxigênio? Por isso eu prefiro o coletor, que não causa odores!
Alimentação
Nossa alimentação durante os dias de menstruação conta muito e um dos maiores desafios em viajar menstruada é encontrar os alimentos certos em algumas regiões. Alguns alimentos interferem no nosso humor e também no nosso corpo, por isso, escolha com cuidado o que irá comer na viagem.
17 – Escolha alimentos com vitaminas do complexo B, como feijão, peixe, frango, batata e legumes.
18 – Coma um docinho pequeno. Ele vai ajudar na sensação de bem estar. Mas cuidado para não exagerar, porque o alto nível de açúcar no sangue terá o efeito contrário.
19 – Vegetais verdes ajudam a prevenir a cólica, além de diminuir a irritação e relaxar as emoções. Eles também produzem a vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue e faz com que o fluxo seja um pouco menor.
20 – O consumo de ácidos graxo ômega-3, encontrados no salmão ou nas nozes, ajudam a diminuir as dores menstruais.
21 – Chás de gengibre ou camomila ajudam a relaxar os músculos, aliviando assim um pouco da cólica e da irritação.
22 – Evite chás que contenham cafeína e também café. Essas bebidas podem intensificar as dores menstruais.
23 – Alimentos processados devem ser evitados também por causa do sódio, que ajuda a reter o líquido do corpo.
24 – Frituras e gorduras, sejam de origem animal ou vegetal, devem ser evitados, pois aumentam o nível de estrogênio que, por sua vez, pode causar incômodos no útero. Evite: leite integral, carne vermelha e frituras no geral.
Medicamentos
Mesmo fazendo tudo certinho, comendo os alimentos indicados e praticando exercícios, às vezes a cólica insiste em vir e as dores no corpo também! Faça uma farmacinha especial caso vá viajar menstruada.
25 – Tenha analgésicos para diminuir as dores musculares, de cabeça e cólicas (Paracetamol, Dipiroma, Buscofem).
26 – Remédios anti-inflamatórios não esteroides (Feledene, Pontin, Ibuprofeno).
27 – Antiespasmódicos também podem conter na sua farmacinha (Doralgina, Atroveran, Buscopan)
28 – Caso viaje para outros países, verifique se algum desses medicamentos é proibido ou se é necessário ter a receita médica.
29 – Mantenha as cartelas de comprimidos sempre nas caixas originais para não causar problemas na entrada e saída de outros países.
30 – Pergunte ao seu ginecologista antes de comprar os remédios.
31 – Prefira ingerir os remédios depois das refeições para evitar incômodos estomacais.
32 – Procure, se preferir, por receitas naturais que tenham o mesmo efeito desses remédios.
9 Comentários
[…] >>> 32 dicas para os dias de menstruação na viagem
[…] É claro que ela conta sobre as situações de assédio que as mulheres, infelizmente, ainda sofrem na estrada – como aconteceu com ela recentemente no Peru. No entanto, você também encontrará posts sobre como escolher uma mochila feminina e dicas para os dias de menstruação durante a viagem. […]
Eu tive experiência de viajar menstruada por algumas vezes e nunca tinha pensado sobre alimentação. Adorei as dicas!
Outra coisa interessante é o uso do coletor, particularmente nunca usei, uso absorvente interno e depois acabo ficando com dor. Vou fazer o teste do coletor em uma viagem e volto para contar kkkk
Vanessa, o coletor é incrível. Eu tbm usava o interno, mas acabei comprando o coletor pra usar num mochilão de 5 meses. Nunca mais larguei e uso tem mais de 2 anos. Nunca mais tive medo de viajar menstruada!
Faz o teste e conta aqui 😘
As vezes acontece e não temos como evitar… bem legal essa reunião de dicas que vc deu aqui. Parabéns pelo post.
Obrigada, Andrea! Dicas pra lidar com a menstruação na viagem nunca são demais
copinho melhor coisa da vida!! roupas escuras sempre, n da par facilitar nessa epoca..ai se mancha a roupa vai lavar aooonde, nem sempre sai no desespero lavando a mao aheauhe
Ótimas dicas para as mulheres viajantes! Viajar menstruada pode ser um incômodo, mas essas dicas ajudam muito.
Que bom que curtiu as dicas! Viajar menstruada tem que ser algo natural, né? Sem incômodos e preocupações.
Valeu, Vivi!