15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Voluntariado internacional em ONGs - Como funciona o trabalho voluntário no exterior

Voluntariado internacional em ONGs – Como funciona o trabalho voluntário no exterior

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20Powered by Rock Convert

Viajar fazendo voluntariado internacional pode ser uma das experiências mais valiosas de uma vida, especialmente se for para apoiar projetos sociais ou ambientais. São centenas de ONGs, escolas e comunidades que possuem programas de trabalho voluntário no exterior de graça.

Como voluntário em outro país, você poderá ajudar esses projetos em suas rotinas diárias ou contribuindo com habilidades específicas, como vai ver ao longo do texto.

Sendo assim, neste artigo você vai saber como encontrar vagas de voluntariado internacional em ONGs, quais requisitos são necessários, o que você recebe como ajuda de custo, quais são os países que aceitam voluntários no exterior e muito mais.

O que é voluntariado internacional em ONGs?

Primeiramente, voluntariado internacional é trabalhar ou oferecer ajuda a projetos humanitários e sociais em outros países com o objetivo de melhorar uma situação determinada na vida de crianças, mulheres, famílias e animais.

Ao viajar fazendo intercâmbio voluntário em ONGs você colabora, por exemplo, entre outras atividades:

  • ensinando algo, como idiomas e esportes;
  • melhorando a estrutura local, como jardinagem e manutenção;
  • ajudando na promoção de um projeto, com redes sociais ou fotografia.

Entre os projetos sociais onde você pode fazer um voluntariado internacional estão ONGs animais e humanas, comunidades e escolas.

Veja como foi meu voluntariado em uma ONG para cachorros em Ubatuba.

Quais países possuem programas de trabalho voluntário no exterior?

Existem ONGs que buscam voluntários em várias partes do mundo, além do Brasil. Você pode viver um intercâmbio voluntário na África, Ásia, América Latina, Sudeste Asiático, Leste Europeu, América do Norte e muitos outros lugares onde necessitam ajuda.

Assim você pode aplicar para ser voluntário na Tanzânia, Uganda, Nepal, Indonésia, Palestina, índia, Costa Rica, Equador e Peru, por exemplo. Veja aqui a lista de países que necessitam ajuda através do trabalho voluntário.

E não é necessário muito tempo disponível para ser voluntário em ONGs no exterior, já que existem vagas de curta duração, como dias ou semanas. Mas, se o que você deseja é estar mais tempo apoiando a um projeto social, existem vagas de longa duração, com estadia de meses.

Alguns viajantes vão a outros países como voluntários internacionais, enquanto que outros preferem incluir alguns dias de voluntariado no período de férias. De qualquer maneira, você pode realizar trabalho voluntários no Brasil, se preferir.

Onde encontrar vagas de trabalho voluntário no exterior?

Veja como funciona o programa de Voluntariado Internacional em ONGs
Seja voluntária em uma Comunidade Arusha, Tanzânia

O melhor lugar para encontrar vagas de trabalho voluntário no exterior é sem dúvida em plataformas de voluntariado, que reúnem os projetos sociais de forma prática.

A Worldpackers é uma startup brasileira que atua em mais de 140 países ao redor do mundo e possui mais de 9 mil projetos em sua base, sendo que cerca de 500 deles são ONGs e projetos sociais.

Tanto pela página, quanto pelo aplicativo da Worldpackers você encontra facilmente lugares que necessitam de trabalho voluntário no exterior através de diversos filtros.

É possível filtrar então por tipos de projetos que você deseja apoiar e também o tipo de atividades que quer realizar durante o voluntariado no exterior.

Também existem filtros por destino, assim você pode conciliar suas férias em outros países com um curto voluntariado internacional em ONGs e outros projetos sociais.

Como funciona o voluntariado internacional?

ONGs abrem programa de voluntariado internacional
Programa de voluntariado uma ONG Kampala, Uganda

O trabalho voluntário não pode ser remunerado e funciona da seguinte maneira:

  • Você oferece ajuda baseada nos serviços que mais se encaixam com seus conhecimentos e habilidades e estipula o tempo de voluntariado na hora da aplicação.
  • Alguns projetos oferecem ajuda de custo gratuitamente e outros cobram um valor super baixo para custear sua estadia, que não passa de USD10/dia.

Como fazer trabalho voluntário no exterior de graça ou com baixo custo

Veja como fazer trabalho voluntário no exterior de graça ou com baixo custo
Voluntariado no Vale Sagrado de Cusco, No Peru

Ao realizar um trabalho voluntário no exterior através da Worldpackers, o projeto anfitrião te oferece alguns benefícios em troca da tua colaboração. Alguns projetos oferecem esses benefícios gratuitamente, outros pedem um valor de no máximo $10 por dia para custear sua estadia, já que são projetos sem fins lucrativos.

Durante o período de voluntariado internacional, você recebe acomodação gratuita. Dependendo do projeto, terá quarto privado ou compartilhado com outros viajantes. Em outros casos pode acontecer que seja camping, mas isso vai estar descrito na vaga dentro da plataforma de voluntariado.

Outros benefícios que você pode ter acesso ao fazer intercâmbio voluntário em outros países é café da manhã, almoço e jantar, aulas de dança local, aulas de idiomas, descontos em passeios, bicicletas a sua disposição, entre outros, que igualmente estão descritos na vaga de voluntariado pela Worldpackers.

Existe uma anuidade para ser membro da Worldpackers no valor de $49, mas para leitores do UMASUAMERICANA sai por $39. Basta clicar neste link para ter acesso ao desconto.

Durante todo o ano de membresia você poderá realizar quantos trabalhos voluntários desejar, tanto no exterior quanto no Brasil. Não apenas em projetos sociais, mas em projetos ecológicos, espirituais e de hospitalidade.

Por que ser voluntário em ONGs no exterior?

Como fazer trabalho voluntário fora do Brasil
Programada de voluntariado em ONG em Jocotenango, Guatemala

Ao ser voluntário em ONGs no exterior você tem a oportunidade de se desenvolver como pessoa e aprender mais sobre questões sociais e humanitárias.

Além disso, voce se conecta com gente local e mergulha ainda mais na cultura do lugar ao que viaja, gerando um impacto positivo social real.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

Enquanto viaja como voluntário internacional, você expande sua consciência social e ambiental, se tornando em uma pessoa mais sustentável, empática e comprometida com questões humanitárias e ecológicas.

Acima de tudo, ao realizar um trabalho social no exterior, pode acabar aprendendo outros idiomas, como inglês e espanhol, por exemplo.

Requisitos para aplicar a programas de voluntariado internacional

Como ser voluntário em ONGs em outro país
Seja voluntária em uma ONG em Prasat Bakong District, Camboja

Os requisitos para aplicar a programas de voluntariado internacional pela Worldpackers vão depender de cada projeto anfitrião, mas o principal é que é preciso ter mais de 18 anos.

As ONGs buscam ajuda de trabalho voluntário de todos os tipos, desde especializada a generalista. Ou seja, você pode viajar como voluntário ao exterior sem necessitar ter conhecimentos específicos.

Como mencionei antes, existem vagas para ajudar a cuidar de crianças, animais, limpeza, jardinagem, fotografia, manutenção, aulas e muitas outras atividades que necessitam apenas que o viajante tenha vontade, disponibilidade e carinho para realizar.

Alguns dos projetos na Worldpackers vão pedir que você tenha uma idade mínima ou máxima, ou que saiba falar algum idioma específico – mesmo que o básico, o que seja de uma determinada nacionalidade. Isso tudo poderá ser visto na descrição da vaga, onde está a lista de requisitos.

Como funciona a Worldpackers

Na página do projeto na Worldpackers, você pode ver, além dos requisitos para ser voluntário, os benefícios e os acordos de colaboração, como horas por dia, quantidade de dias livres por semana, tipo de acomodação e outros detalhes importantes para que voce planeje seu intercâmbio voluntário.

Processo de aplicação e datas de interesse de voluntariado

Como ser voluntário em ONGs na Africa e outros lugares do mundo
Programa de voluntariado em uma Comunidade em Kiambu, Quênia

Uma vez que você escolhe uma das ONGs que buscam ajuda de trabalho voluntário do exterior, é hora de se aplicar e isso é mais fácil do que você imagina.

Na página da vaga que te interessa, escolha uma das datas disponíveis. Se lembre que o tempo máximo e mínimo de voluntariado é determinado por cada projeto.

Ao escolher as datas, passará ao próximo passo do processo seletivo de voluntariado internacional, que é responder as perguntas do anfitrião, que pode ser algo específico sobre seus conhecimentos, experiências e habilidades, ou pode ser algo mais geral, como te conhecer melhor e saber porque você se interessa em ser voluntário.

Em seguida, o anfitrião tem alguns dias para responder a sua solicitação, seja para te aceitar como voluntário ou para reclinar. Saiba que é possível tentar de novo ou mesmo aplicar a várias ONGs ao mesmo tempo.

É seguro fazer intercâmbio voluntário no exterior?

Como ser voluntário em ONGs no exterior
Seja voluntário em ONG em Idukki, Índia

Uma dúvida que pode surgir é se é seguro viajar para realizar um trabalho voluntário no exterior. A resposta é que pela Worldpackers é seguro sim.

Um, porque os anfitriões são avaliados por pessoas reais e não por robôs.

Dois, porque você pode ver os feedbacks de voluntários anteriores e saber como foi suas experiências de voluntariado internacional. Inclusive, é possível entrar em contato com esses viajantes através de mensagens pela plataforma.

Três, porque a Worldpackers oferece suporte em português 7 dias por semana, além de oferecer um seguro voluntário caso algo não saia como o esperado.

Veja aqui porque viajar com a Worldpackers é seguro.

Vale mencionar que existe um filtro chamado de TOP Anfitrião, que são os projetos que receberam muitos feedbacks positivos. Essa é uma boa maneira de encontrar uma ONG para ser voluntário no exterior ou no Brasil.

Em suma, se lembre que o trabalho voluntário requer vontade de sua parte, assim que tenha em mente que existem pessoas esperando tua ajuda e você deve estar comprometido com a filosofia do projeto, com suas tarefas e com o tempo de estadia.

E antes de viajar para fazer um trabalho voluntário no exterior, se prepare estudando sobre tuas atividades, sobre a cultura local e sobre a ONG ou projeto social.

Ser voluntário internacional em projetos sociais seguramente é uma experiência incrível e gratificante.

Código de desconto Worldpackers

Agora que você entendeu como ser voluntário no exterior em projetos sociais pela Worldpackers, na hora de ativar um plano para se tornar membro, insira o código promocional UMASULAMERICANA e receba US$10 de desconto.

Esse desconto é válido para qualquer plano disponível, ou seja, Plano Trips Solo, Plano de Dupla ou Pack. Entenda mais sobre os planos neste artigo-guia sobre a Worldpackers.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a Worldpackers e anfitriões? Então conta para mim aqui nos comentários que eu te respondo!

Me conta, ficou alguma dúvida? Pode perguntar por aqui ou pelo Instagram @umasulamericana que te respondo rapidinho.

Como funciona o trabalho voluntário no exterior
Salve a imagem no Pinterest para ler o artigo mais tarde
canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert
POST ANTERIOR
Viajar com a Worldpackers é seguro? É confiável?
PRÓXIMO POST
Guia Voluntariado Worldpackers: entenda tudo sobre como funciona