Parque Nacional Tierra del Fuego no Ushuaia – Tudo sobre
Na fronteira com o Chile, o Parque Nacional Tierra del Fuego, no Ushuaia – Patagônia Sul argentina, tem lindos 63 mil hectares, sendo apenas 2 mil liberados para turismo.
Ushuaia é uma das cidades que mais amei conhecer! Fica bem no fim do mundo, quase na Antártida, possui paisagem montanhosa, vários lagos e um dos parque mais importantes da região – o Parque Nacional Terra do Fogo.
Entre fauna e flora se exibindo aos visitantes, há diversas trilhas e atividade no parque, que oferece paisagens incríveis, como a Cordilheira dos Andes e o Canal de Beagle.
Veja neste post todas as informações para visitar o parque: onde fica, como chegar, o que fazer, quanto custa e como acampar.
Valor de referência de câmbio - ARS1 = R$0,20
Preços atualizados em 08/2017
Tudo sobre o Parque Nacional Terra do Fogo
Onde fica o Parque Nacional Tierra del Fuego
O parque está há 12km de Ushuaia, beirando o Canal de Beagle. Parte dele está em território chileno (inclusive algumas montanhas que a gente vê por lá não são argentinas).
Ushuaia é a última cidade habitada ao sul do palneta, por isso a cidade é chamada de Fim do Mundo e o Parque Nacional Terra do Fogo, ou Tierra del Fuego, em espanhol, acaba sendo chamado de parque do Fim do Mundo por algumas pessoas.
Você sabia? O Parque Nacional Tierra del Fuego é o mais austral do planeta!
Como chegar ao Parque Nacional Tierra del Fuego
Caso você não esteja com veículo próprio, há 4 maneiras de chegar ao parque desde Ushuaia:
1 – De ônibus
Em frente ao muelle turístico (Av. Maípu com a Calle 25 de Mayo) há ônibus regulares que custam cerca de 100 pesos ida e volta.
Horários: ida entre 9h e 14h e volta entre 12 e 15h.
2 – De transfer ou agência
O transfer pega os visitantes de manhã na hospedagem e deixa em um dos diversos pontos dentro do parque. Fica combinado três horários diferentes em diversos pontos para retornar (às 13h, às 15h e às 17h). Custa 300 pesos, aproximadamente. É a forma mais usual.
Já com agências você segue um roteiro pré montado com guia e tudo. Custa cerca de 500 pesos, dependendo do tour.
3 – De táxi ou remix
Estando em três ou quatro pessoas, compensa muito contratar um serviço remix ou táxi. O valor da corrida será cerca de 150 pesos (cada trecho), que dividindo fica bem baratinho para cada um.
4 – Com o Trem do Fim do Mundo
O trem é mais turístico mesmo, porque ele está há 8 km da cidade, ou seja, você precisa pagar um táxi para chegar na estação e depois pagar a passagem, que não é barata. A viagem dura 1 hora (de ida). Geralmente, a galera que vai de trem, volta de ônibus ou táxi. A passagem custa 690 pesos. Veja mais no site oficial.
Entrada e horários do Parque Nacional Tierra del Fuego
O valor da entrada sofre muitas alterações, mas hoje está constando como 350 pesos no site oficial.
A entrada só é cobrada durante a alta temporada e dentro do horário do guarda-parque, ou seja, de setembro a abril, das 7h às 22h.
Entrada franca de maio a agosto ou entre 22h e 7h.
O que fazer no Parque Nacional Tierra del Fuego
Trem do Fim do Mundo
Caso você chegue no Parque nacional Terra do Fogo de outra forma, dá para passear no trem. Você compra a passagem de ida e volta e percorre o caminho até a Parada do Fim do Mundo, depois volta para o parque.
Bahia Lapataia
Um dos pontos mais importantes do parque, a Bahia Lapataia está no final da Ruta 3, importante via argentina, que corta grande parte do país.
Um caminho de madeira leva os visitante a diversas pequenas trilhas com paisagens surpreendentes.
Laguna Negra
Uma pequena lagoa com águas escuras por causa de um pântano de turfas. Conforme a luz incide na água ela pode ficar mais escura ou mais clara, podendo refletir completamente a superfície. O cenário é lindo com o Valle de los Conejos, contornado por um muro de pedras.
Lago Roca
Também conhecido como Lago Acigami, o lago Roca é bem grande e de origem glacial. Ele é dividido entre Chile e a Argentina, a quem pertence uma parcela menor.
A vista é simplesmente uma das mais lindas do Parque Nacional Terra do Fogo. O Cerro Condor é a estrela das fotos, mas a vegetação do bosque e as aves aquáticas dão um show também.
Cascada del Río Pipo
A pequena cascata corre no Cañadon del Toro, sobre o Rio Pipo. Uma caminhada por ali vai te dar um tempo de paz e contato com a natureza.
Ensenada Zaratiegui
Conhecida apenas como Ensenada, é o ponto inicial de algumas trilhas do parque. É lá que está o Correio do Fim do Mundo, onde se pode carimbar seu passaporte e mandar postais para amigos e familiares.
Como percorrer e conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego
CARRO/MOTO – Com seu veículo você pode percorrer alguns caminhos dentro do parque e ir parando para apreciar e curtir os pontos de interesse. No inverno é obrigatório o uso de correntes nos pneus.
TRILHAS – Há muitas opções no parque, mas as mais importantes e buscadas são as trilhas, com opções para qualquer tipo de viajante: os mais aventureiros podem encarar uma subida ao Cerro Guanaco e os mais sedentários (ou que estejam com crianças e idosos) podem curtir pequenas caminhas de alguns metros.
TOUR GUIADO – Outra maneira de conhecer o parque é contratar tour guiados nas agências de Ushuaia. Como comentei acima na seção “Como chegar”, a agência te leva de Ushuaia até o Parque Nacional Terra do Fogo e lá dentro percorre um caminho pré determinado. Entre as excursões há três opções mais comuns:
1 – Ensenada Zaratiegui, caminhada, Baía Lapataia e Lago Roca
2 – Trem do fim do mundo, caminhada, Baía Lapataia, Lago Roca e Ensenada
3 – Trilha Costeira (Senda Costera) + canoagem no Lago Roca
Acampando no Parque Nacional Tierra del Fuego
Não se tem muitas informações oficiais, por isso vou expor informações segundo relatos de viajantes.
Os campings são liberados durante a alta temporada (verão, de dezembro a março), quando também é cobrada a entrada no parque.
Você terá direito a duas noites de acampamento e, caso queira ficar mais, é necessário pagar outra vez a entrada. É necessário ter um permisso, dado pelo guarda-parque.
São quatro áreas de camping, sendo que apenas um é pago e, por consequência, oferece mais estrutura (veja no mapa acima que as barracas vermelhas indicam a área de camping):
Camping Lago Roca (é o pago. Passei por ele quando estive no parque em 2014, mas no site oficial diz está fechado até segunda ordem)
Camping Río Pipo
Camping Bahia Lapataia
Camping Ensenada
5 Comentários
[…] aqui o que fazer, quanto custa, como chegar e como acampar no […]
[…] de planejar suas trilhas no parque, veja aqui como chegar, como acampar, quanto custa todas as informações […]
O Post que eu precisava! Ajudou muuuitissimo
Super legal o seu post. Sanou várias dúvidas que tinha para montar a minha viagem. Obrigada!
Que ótimo saber disso, Adriana! Obrigada por ler o blog!