15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Sítio Arqueológico na Colômbia

Os segredos de Tierradentro, uma necropóle nos Andes da Colômbia

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Na verdade, o maior tesouro de monumentos religiosos e esculturas gigantescas da América do Sul não está localizado na Ilha de Páscoa, no Chile, nem no Peru, como muitas viajantes podem imaginar. Ele se encontra nas 162 tumbas subterrâneas de Tierradentro, escavadas em rocha vulcânica, e nas mais de 500 estátuas e monólitos funerários ao redor da pequena vila de San Agustín, no sudoeste da Colômbia.

Além disso, essas riquezas arqueológicas estão espalhadas por uma área de 2 mil quilômetros quadrados de montanhas e planícies próximas ao rio Magdalena. Visitei ambos sítios arqueológicos e confirmo: são impressionantes os vestígios essa avançada (mas desconhecida) cultura andina, que hoje são Patrimônio Mundial pela UNESCO.

No entanto, mesmo após 10 anos estudando e viajando pela América do Sul, eu nunca tinha ouvido falar de Tierradentro. Foi Ernesto, um caminhoneiro que me deu carona até o Deserto do Tatacoa, que me contou sobre este lugar. E fui conferir! Quero te contar neste artigo o que é Tierradentro e como você pode visitar em uma viagem pela Colômbia!

Conheça Tierradentro na Colômbia

Hipogeu de Tierradentro na Colômbia

Localizada na Cordilheira Central dos Andes, a cerca de 6 horas de Cali e 3 horas de Popayán, Tierradentro é uma região sagrada habitada pelos descendentes dos indígenas Paeces (ou Nasa).

Essa área, a 1.700 metros de altitude e parte do município de San Andrés de Pisimbalá, revela vestígios de uma civilização antiga e sofisticada, cujo legado permanece envolto em mistério.

Além disso, Tierradentro está situada a aproximadamente 175 km de San Agustín, onde outra civilização desconhecida também deixou impressionantes evidências megalíticas. A visita a este território oferece assim uma oportunidade única de conhecer o passado enigmático desses povos ancestrais.

As tumbas profundas e complexas de Tierradentro, construídas há mais de 3 mil anos em honra aos deuses e mortos dessa cultura, além disso, são decoradas com figuras geométricas em tons de branco, vermelho e preto.

Parque Arqueológico de Tierradentro

O parque arqueológico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, abriga não apenas essas notáveis tumbas subterrâneas, ou hipogeus, mas também um excelente museu etnográfico que destaca a rica cultura indígena da região.

Com mais de uma centena de templos funerários descobertos, Tierradentro é então o segundo sítio arqueológico mais importante da Colômbia.

Os hipogeus de Tierradentro são predominantemente esculpidos em tufo, uma forma de cinza vulcânica endurecida, e estima-se que a construção de cada tumba tenha levado mais de um ano. Imagina só!

Alguns desses monumentos são adornados com desenhos de pássaros, animais e formas geométricas, com o tamanho das tumbas variando conforme as características do terreno onde foram erguidas.

A organização social dos antigos habitantes de Tierradentro mostra semelhanças com a de San Agustín, especialmente em aspectos como agricultura, cultos religiosos e práticas funerárias.

Visitar Tierradentro é uma experiência não apenas incomparável, mas também inesquecível, proporcionando uma imersão profunda na história e na cultura deste fascinante patrimônio sul-americano.

Veja aqui o guia que o Governo colombiano disponibiliza em espanhol.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

O que ver no Parque Nacional Tierradentro

Tumbas subterrâneas de Tierradentro na Colômbia

Primeiramente, no complexo do parque arqueológico de Tierradentro há museus, hipogeus e estátuas monolíticas, e tudo se conhece caminhando por trilhas demarcadas. Dentro de cada setor, existem hipogeus que não estão abertos para visitação.

  • Museu Etnográfico
  • Museu Arqueológico
  • Segovia: 64 hipogeus (25 abertos pra visitação)
  • El Duende: 13 hipogeus (5 abertos)
  • San Andrés: hipogeos: 8 hipogeus (7 abertos, 1 colapsado)
  • El Aguacate: 62 hipogeus (42 abertos)
  • El Tablón: 9 estatuas monolíticas
Arqueologia colombiana

Os setores de hipogeus mais importantes são Segovia, San Andrés, El Duende e El Aguacate e hoje funcionam como reservas arqueológicas de exibição pública de uma amostra representativa dos maravilhosos hipogeus pré-hispânicos.

A gente pode descer pelas escadas originais e assim adentrar as tumbas subterrâneas pra apreciar de perto os hipogeus mais decorados, os de maior tamanho ou aqueles que exemplificam os variados estilos decorativos.

Além dos sítios com hipogeus, que formam uma espécie de “necrópole”, a região possui importantes exemplos das estátuas agustinianas e variados restos de atividades domésticas das sociedades que se assentaram aqui desde pelo menos o ano 1000 a.e.c.

Acompanhe aqui a trilha de um dia que fiz pra conhecer Segovia, El Duende e El Tablon

Como chegar em Tierradentro e como incluir em um roteiro pela Colômbia

Sarcófagos na Colômbia

Sou especialista em criar roteiros na América do Sul e, por isso, recomendo demais essa região pra quem gosta de conhecer culturas antigas e se interessa por patrimônios arqueológicos.

Pra chegar em Tierradentro, comece por Popayan, onde há aeroporto e que é ligado por terra a várias cidades da Colômbia. Uma vez no terminal de ônibus de Popayan, saem vans até Inza. De lá, pegue uma caminhonete até San Andrés de Pissimbalá.

O que ver na região dos Andes colombianos

Em minha visita, passei algumas noites nos dois povoados, Inza e San Andrés. Existem hospedagens na porta do Parque Arqueológico, mas também no centro de San Andrés. Recomendo dormir ali, porque o ingresso vale por dois dias pra conhecer os 6 sítios arqueológicos do complexo.

Você pode conhecer Tierradentro ao viajar pela parte sudoeste da Colômbia, incluindo San Agustín, o Deserto do Tatacoa e Cali, por exemplo. Posso te ajudar a criar teu roteiro colombiano? Podemos, por videochamada, criar a melhor viagem pra você! Veja aqui como funciona a consultoria.

Quando visitar Tierradentro

Parque Nacional Arqueológico na Colômbia

A melhor época pra visitar Tierradentro é durante a época seca, ou seja, entre junho e setembro. Durante esses meses, o clima tende a ser mais estável e seco, o que facilita a visita dos sítios arqueológicos e das trilhas na região montanhosa.

Por outro lado, a temporada de chuvas ocorre entre outubro e maio. Durante este período, a região pode sofrer então com chuvas intensas e frequentes, o que pode tornar as trilhas mais difíceis e menos agradáveis pra conhecer. Porém, minha visita rolou no mês de março e foi bem tranquilo, com dias ensolarados e nenhuma chuva!

Tierradentro possui um clima tropical de altitude, com temperaturas que podem variar bastante entre o dia e a noite. Mesmo durante a época seca, é aconselhável levar roupas leves pra o dia e agasalhos pras noites mais frescas.

Dica importante da tia Sula: todo último domingo do mês, os sítios arqueológicos da Colômbia têm entrada grátis, inclusive Tierradentro!

E então, gostou da ideia de incluir Tierradentro no teu roteiro de viage pela Colômbia?

Tumbas subterraneas na Colômbia Tierradentro
canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
O mágico Circuito das 7 Lagunas do Ausangate perto de Cusco

0 Deixe teu comentário

Deixe uma resposta