O que fazer em Baños e informações turísticas
Baños está cada vez mais popular entre os viajantes que visitam o Equador.
A cidade é uma espécie de Brotas, que oferece muitas atividades aquáticas, mas também está cheia de opções de outros esportes de aventura.
Uma cidade pequena e barata (mesmo quando o dólar está uma facada). Veja o que fazer por lá e coloque Baños no seu roteiro pelo Equador.
Sobre Baños
Localizada entre a capital e a selva equatoriana, Baños de Água Santa está a 1820 metros acima do nível do mar.
O clima médio anual é 18º, oficialmente, mas durante o dia faz bastante calor (como 25º) e à noite a temperatura cai um pouco (como 17º). Isso na época em que estive na cidade, nos últimos dias de outubro.
Baños é uma das cidades mais organizadas por qual passei. Todas as hospedagens são obrigadas a exibir em todos os quartos os valores da diária e nenhuma pode vender ou organizar passeios.
A cidade foi construída aos pés do vulcão (muito) ativo Tungurahua, com mais de 5 mil metros de altitude.
Ganhe R$100 de crédito e ajude a rentabilizar o blog
O que fazer em Baños
Termas
Um dos principais programas de Baños são os banhos nas termas. As águas vulcânicas podem chegar a mais de 40º C.
São várias piscinas de águas quentes pela cidade. A mais famosa é o conjunto de La Virgen, que custa USD2 das 5h às 16h e USD3 das 18h às 21h.
Outras opções são as termas El Salado, Modernas e Santa Ana.
Não fiz nenhuma, porque tinha que escolher algumas poucas coisas para fazer por lá, já que paguei R$4,07 em cada dólar. Chora largada!
Casa de Árbol e o Balanço do Fim do Mundo
Um dos cartões postais e uma das coisas que me fizeram ir até Baños foram essa casa e esse balanço.
A Casa da Árvore, em português, foi construída a 2660 metros de altitude, bem próxima ao vulcão. Nela há dois balanços que beiram um precipício, na verdade, um vale.
É demais! Aqui tem um post explicando como é e como chegar.
A entrada é USD1 por pessoa e dentro da área há a casa, os balanços e uma tirolesa. É baixa, mas isso para mim já é radical hehe.
Você pode ficar lá quanto tempo quiser. Há um restaurante e uma área verde perfeita para piqueniques.
Ruta de Las Cascadas
São seis quedas d’água numa rota só.
Você pode visita-las integrando um passeio de agência, que custa a partir de USD5 ou alugando uma bicicleta a partir de USD5 também e fazendo por conta.
Isso sairia muito caro para nós dois, então visitamos apenas uma cachoeira, a Pailon del Diablo. Essa é a mais bonita, por isso os passeios a deixam por último. Vou fazer outro post dando as dicas para fazer essa cachoeira por conta.
Atividades de aventura
Espalhadas pela cidade e concentradas nas inúmeras agências de Baños, as atividades para quem curte adrenalina são várias.
Tem rafiting, tirolesas, canionismo e outras opções do tipo. Não sei dizer valores e nem onde estão, mas no Centro de Informações Turísticas eles dão todas as informações necessárias.
Como chegar a Baños
De Quito as passagens custam cerca de USD4 e a viagem dura umas 3h30.
Chegamos a Baños a partir de Guayaquil, em 7hs de viagem e por USD11 por pessoa. Na empresa disseram que era direto, mas em alguma cidade no caminho, mas já bem próximo à Baños, desembarcamos para pegar outro ônibus (mas não pagamos mais por isso).
Quantos dias ficar
Se você pretende fazer tudo o que a cidade oferece, uns 5 dias podem ser suficientes.
Os passeios duram meio dia e você pode integrar dois (ou mais) no mesmo dia.
Se você está só de passagem rápida pelo Equador e sua prioridade são outras cidades, querendo colocar Baños no roteiro, reserve dois dias e faça os passeios mais populares, como a Casa del Árbol, as termas de La Virgen e a Ruta de las Cascadas (que você pode integrar uma atividade de aventura na hora).