O que é Latinoamericanidade: definição além da palavra
Latinoamericanidade. Senti essa palavra em uma das reuniões de ayahuasca que participei quando morei em Ubatuba. Busquei seu significado, mas não encontrei exatamente uma definição.
A palavra LATINOAMERICANIDADE não existe AINDA no dicionário, então quero compartilhar aqui no UMASULAMERICANA a definição na qual cheguei depois de ler conceitos livres de outras pessoas, além de ter estudado palavras semelhantes (como brasilidade e africanidade) aliado com minhas pesquisas e experiências pessoais ao longo dos anos viajando a América Latina.
O que é latinoamericanidade
1. Qualidade própria do que é latino-americano.
2. Carácter específico da cultura ou da história da América Latina.
3. Sentimento de amor, orgulho ou de afinidade pela América Latina.
A definição de latinoamericanidade:
O conceito de latinoamericanidade é amplo, porque somos mais de 20 países americanos com identidade latina. As expressões latino-americanas são plurais, encontradas na música, na dança, nas vestimentas, na fala, na espiritualidade, nas festas tradicionais e no comportamento!
A latinoamericanidade é uma expressão que se refere à identidade cultural, histórica e política dos países da América Latina. É uma noção que abrange as diferenças e semelhanças entre os países latino-americanos e destaca sua herança comum, incluindo sua história colonial e sua relação com a Europa e os Estados Unidos. Além disso, também inclui as influências indígenas, africanas e ibéricas que moldaram a cultura e a sociedade latino-americana.
A importância do sentimento de latinoamericanidade está na busca, compreensão e preservação da identidade cultural e herança coletiva da América Latina.
Colocação numa frase:
Viajo despertando minha latinoamericanidade, reconhecendo meus iguais, resgatando nossa verdadeira história, buscando minha ancestralidade, curando minhas raizes coloniais, valorizando a cultura dos países latinos, ouvindo as pessoas sobre a vida local e conhecendo os lugares mais lindos da América Latina!
Como usar a palavra ‘latinoamericanidade‘
Latinoamericanidade se refere às expressões culturais das sociedades latinoamericana, então podemos usar a palavra pra mencionar essas culturas. Por exemplo, “A latinoamericanidade dos países do Caribe é inspiradora”.
Como latina-americanas, temos especialmente nossas raízes nativas de povos originários, de etnias africanas e de países europeus colonizadores. Além disso, a América Latina possui ainda outros tipos de processos migratórios, como a cultura japonesa, italiana e alemã, por exemplo, que chegaram a partir do século 19. Porém essas culturas viveram vários processos de mestiçagem, sincretismo e resistência, por isso o termo latinoamericanidade expressa também o resultado da miscigenação. Isso porque esse resultado é algo encontrado apenas na América Latina.
Assim, temos também a característica física da pessoa latina-americana. Eu, por exemplo, tenho a americalatinidade no corpo, como cadera larga africana, estatura baixa, olhos pequenos e pouca elasticidade mamaria indígena, pele parda e cabelo ondulado de mestiçagem com branco.
Podemos, então, usar o termo pra se referir ao nosso modo de ser, de viver, nossas lutas, costumes simples do dia a dia e as nossas expressões culturais, assim podemos explicar o que é latinoamericanidade ou latinidade. Por exemplo, comer feijão diariamente é latinoamericanidade, já que em países como Brasil, Equador e Colômbia esse é um costume alimentar.
Como o termo latinoamericanidade também pode significar o amor, orgulho, afinidade e o respeito pelas culturas da América Latina, podemos aplicar a palavra quando querermos expressar esses sentimentos. Por exemplo, “eu admiro a latinoamericanidade da Bolívia”.
Como despertar o sentimento de latinoamericanidade
É bem provável que você ainda não se reconheça como pessoa latinoamericana, mas isso não é exclusividade tua. Menos 7% dos brasileiros se identificam como latinos.
E como você pode despertar sua latinidade? Como se reconhecer uma pessoa latina?
1 – Viaje pela América Latina
E não tô falando só de turismo. Abra o mapa, se localize, veja o tamanho dos territórios, perceba as cores e o relevo. Busque mapas dos outros países, suas moedas. Começar a identificar essa região pra assim começar a criar um certo laço, uma certa intimidade.
E também viaje literalmente falando. Escolha destinos latinos na hora de viajar pra fora do Brasil. Conheça desde pueblos pouco visitados a grandes capitais, porque é muito importante andar pelas ruas e notar a cultura latina em suas infinitas expressões.
Aqui no blog UMASULAMERICANA você vai encontrar diversas opções de destinos pra conhecer as várias faces da América do Sul, onde viajo há 9 anos. E logo terão informações de países do Caribe e da América Central, já que estou numa jornada até o México. Acompanhe pelo Instagram @umauslmaericana.
Foi viajando que despertei o sentimento de pertencimento à América Latina e acredito que seja um meio divertido e especial de entender os processos de construção das sociedades latinoamericanas e conhecer as mais variadas culturas presentes aqui.
2 – Leia livros da e sobre a América Latina
Entre autores importantes na história literária da América Latina estão Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa, Isabel Allende, Pablo Neruda e Eduardo Galeano, com obras que são clássico.
E ainda existem livros que são capazes de te ensinar muito sobre essa parte histórica, social e cultural que as escolas sistemática e ideologicamente nos impede de conhecer. Entre eles menciono o ‘Veias Abertas da América Latina’, de Eduardo Galeano.
Um livro que estou começando agora a leitura é a obra de Charles C. Mann, chamada ‘1491 – Novas revelações das Américas antes de Colombo’. Acontece que este livro não é fácil de encontrar e estou lendo um PDF da versão em espanhol. Caso queira ler, aqui poderá fazer o download. Quando encontrar em português o colocarei neste mesmo link.
Uma das leituras que gostei é sobre a cultura oral guaraní, escrito por Kaká Werá Jecupé. O livro se chama ‘Tupã Tenondé: A criação do Universo, da terra e do homem segundo a tradição oral Guarani‘.
Recomendo seguir o perfil Leitura Latina no Instagram, no qual Vinícius indica autores e livros de vários gêneros literários da América Latina, além de promover clubes de livros pra debates as leituras.
3 – Ouça musicas que mostram o que é latinaomericanidade e de ritmos latinoamericanos
A música brasileira já é um mundo no que diz respeito à latinoamericanidade, com seus ritmos, especialmente os de influência afrobrasileira, mas existe um universo a parte que você poderá conhecer.
Além de ritmos, como a Salsa, a Cumbia, a Bachata e o Tango, podemos também mencionar grandes nomes da música, como Mercedes Sosa, Carlos Gradel e Silvio Rodrigues, por exemplo.
Do mesmo modo, não é necessário se limitar aos clássicos. Então o importante é que você consuma algo que goste e música é algo muito particular, certo? Vou deixar aqui uma playlist de musica em espanhol que criei ao meu gosto.
Meu amigo Leandro, idealizador e produtor do projeto documental ‘Vozes da América‘, criou uma playlist de músicas sobre a resistência latinoamericana, que pode te inspirar muito também.
4 – Veja filmes e série produzidos e sobre a América Latina
Assista a filmes e séries latino-americanos, porque existe um conceito cultural a cada cena: festas, escritórios, casas, enterros, atuação policial, expressões espirituais e muito mais! E em espanhol, se puder, assim consegue aprender um pouco o idioma enquanto conhece as diferentes variedades da língua hispanolatina.
Há muitos filmes que abordam a cultura, história e sociedade da América Latina, incluindo clássicos brasileiros, como a ‘Cidade de Deus’ e o ‘Central do Brasil’. Mas, dentre os títulos além Brasil na América Latina estão:
- “Amores Perros” (2000), dirigido por Alejandro González Iñárritu – um filme mexicano que segue três histórias interconectadas de amor e violência na Cidade do México.
- “Y Tu Mamá También” (2001), dirigido por Alfonso Cuarón – um filme mexicano sobre duas amizades masculinas que viajam através do México rural com uma mulher mais velha.
- “La Nana” (2009), dirigido por Sebastián Silva – um filme chileno sobre uma empregada doméstica que cuida de três crianças em uma casa em Santiago.
- “El Abrazo de la Serpiente” (2015), dirigido por Ciro Guerra – um filme colombiano sobre uma expedição ao longo do rio Amazonas em busca de uma planta mística.
- “Miss Bala” (2011), dirigido por Gerardo Naranjo – um filme mexicano sobre uma jovem que se vê presa na violência dos cartéis de drogas.
Estes são apenas alguns exemplos de filmes que retratam a vida na América Latina e sua cultura. Existe uma riqueza de histórias pra serem contadas e muitos outros filmes que são importantes e impactantes.
5 – Aprenda espanhol pra se conectar com pessoas e culturas
Aprender espanhol certamente poderá ajudar a despertar esse sentimento de latinoamericanidade que proponho. O idioma espanhol é a língua oficial em muitos países latino-americanos, como Argentina, Chile, México, Peru e Colômbia, por exemplo.
Conheça meu curso de espanhol básico pra viajantes na Worldpackers Academy
Através do aprendizado espanhol, você pode ter mais compreensão da cultura e da história desses países, além de poder também se comunicar com os locais de uma forma mais autêntica e profunda.
Aprender espanhol também pode ajudar a criar um senso de conexão com outros países e pessoas da América Latina, especialmente porque o Brasil compartilha história e cultura semelhantes.
É certo que as escolas públicas do Brasil deveriam ensinar o idioma pra que nós pudéssemos nos comunicar com nossos vizinhos, mas falaremos disso em outras oportunidades.
Enfim, essa é a minha definição de latinoamericanidade pra que você saiba o que é e como despertar este sentimento. Me conta aí nos comentários o que você achou. E se gosta de discutir este assunto, cola no instagram UMASULAMERICANA.