Mitad del Mundo – Tudo sobre o parque da linha do Equador
Um dos lugares mais visitados na região de Quito, a Mitad del Mundo é um parque cortado pela linha do equador, onde se pode colocar um pé em cada hemisfério, caminhar sobre a linha e aprender mais sobre história e ciências.
Visitar a Mitad del Mundo é super fácil, como vou te mostrar nesse post. O passeio pelo parque pode durar algumas poucas horas, partindo de Quito, capital do Equador.
O Parque Mitad del Mundo
O Parque Mitad del Mundo é uma cidade fictícia por onde supostamente passa a linha do equador, dividindo os hemisférios Norte e Sul do globo.
No complexo do parque, construído em 1979, há um monumento de 30 metros de altura e que representa os 4 pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste. Desse monumento saem as linhas amarelas que dão vida à linha imaginário do equador.
Da entrada para o monumento principal há um corredor com o bustos dos pesquisadores franceses, que trabalharam por cerca de 8 anos na região conhecida hoje como Equador. Essas pesquisas rolaram em 1736 e tinha como objetivo provar o formato da Terra. Durante os estudos os caras descobriram por onde passa a linha do equador.
O visual do entorno do Parque Mitad del Mundo é bem lindo, com montes e bastante verde.
O que fazer na Mitad del Mundo
Brincar com a linha do equador
Uma das maiores graças de ir ao Parque da Mitad del Mundo é justamente brincar com a linha do equador. Geralmente a gente caminha sobre a linha, tira foto com um pé em casa hemisfério e há quem leve ovos pra testar o equilíbrio da terra.
Veja o Guia de Viagem do Equador com tudo o que você precisa saber
Museu Etnográfico
No Parque da Metade do Mundo há o Museu Etnográfico, que conta um pouco da história do Equador e sobre os grupos étnicos que formaram o país.
Você sobe de elevador até o topo do prédio e tem uma vista panorâmica de todo o parque. Depois, vai descendo e conhecendo o museu vertical.
Planetário
A cada hora ocorre a apresentação no planetário da Mitad del Mundo (desde haja pessoas suficientes). Ali se pode admirar várias estrelas e fazer uma viagem imaginária pelo universo.
Caminhar pela cidade fictícia
Você pode caminhar pela praça, prédios e igreja construídos para mostrar a vida no Equador. É bem bobo, mas de vez em quando há apresentações por lá.
Como chegar na Mitad del Mundo
Há 5 maneiras de chegar na Mitad del Mundo: ônibus, tour guiado, táxi ou carro alugado.
De ônibus
Eu fui por conta própria de busão. Me perdi, mas acabei chegando com a ajuda das pessoas, que são maravilhosas no Equador.
Um senhor tava conversando, quando pedimos licença para pedir informações. Ele se despediu de seus amigos e nos levou até o ponto de ônibus. Ali, esperou com a gente e pediu ao motorista que nos avisasse. Olha que amor!
Sem se perder, faça o seguinte: Partindo do Centro Histórico, pegue um ônibus no Corredor Central Norte e desça na última estação, chamada Ofelia. A viagem leva 1 hora. Da estação, pegue o ônibus Mitad del Mundo. mais 30 minutos de viagem.
Quanto custa: o primeiro ônibus custa USD 0,30 e o segundo mais USD 0,30. Ida e volta, USD 1,25. É muito barato!
Confirme com o motorista e com o cobrador.
Tour guiado
Várias agências de Quito oferecem o tour até a Mitad del Mundo. Os passeios guiados combinam o parque com outras atrações, como o interessantíssimo Museu Initiñán (fica ao lado do parque e você pode ver por conta também), além de uma visita ao vulcão Pululahua.
O legal do tour guiado é poder compreender mais da cultural equatoriana, saber mais sobre a linha imaginário do equador e sobre ciências e história. Vale a pena se você tá viajando sem grana contada, como eu tava!
Quanto custa: as agências cobram cerca de USD30 pelo tour.
Quito Tour Bus
Quito Tour Bus é esse busão de dois andares que toda cidade tem pra levar os turistas aos principais pontos de visita.
Na cidade de Quito você pode pegar esse ônibus pra conhecer o Parque da Metade do Mundo.
A saída rola todos os dias em três pontos diferentes da cidade a partir das 11h. Veja no site original os horários e pontos de partidas.
Quanto custa: $20 por pessoa
De táxi
Se você estiver acompanhado de outras pessoas, vale a pena ir de táxi até a Mitad del Mundo. A viagem pode levar entre 40 minutos e 1 hora, dependendo da sua localização.
Quanto custa: A corrida a partir do bairro La Mariscal, onde há muitas hospedagens, sai cerca de USD 37. Saindo do centro de Quito, USD 33.
Preços calculados no site Numbeo
Carro alugado
Caso esteja viajando com carro alugado pelo Equador, o que é uma boa ideia, já que você pode conhecer as cidades vizinhas, como Baños e Latacunga, pode chegar na Mitad del Mundo via Avenida Simón Bolívar. Aqui estão as coordenadas.
Quanto custa visitar a Mitad del Mundo
Para visitar a Metade do Mundo é preciso comprar o ingresso na bilheteria do parque. A entrada custa USD 5.
Existe um segundo ingresso, que inclui entrada + planetário + museu. Esse custa USD 7,50.
O valor total parte de USD 7,40 – entrada simples, indo e voltando de ônibus público.
Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde
Organize sua viagem
Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog
HOSPEDAGEM
O Booking é maior catálogo de hostels e hotéis do mundo. Escolha por menores preços ou notas de avaliações dadas por outros usuários. Cancelamento gratuito!
ALUGUEL DE CASAS
Alugue casas e apartamentos só para você durante sua viagem. Opções no mundo todo! Ganhe R$100 em créditos para usar na sua primeira reserva.
SEGURO VIAGEM
Viaje com mais tranquilidade e segurança. Saia do país com cobertura em casos de acidente ou doença, além de extravio de bagagem. Conheça a SegurosPromo e ganhe 5% de desconto no seu seguro de viagem. Cote também com a Real Seguros.
ROAD TRIP
Para fazer Road Trips ou para se locomover durante as suas viagens, alugue um carro na RentCars.com, que cota preços com diversas locadoras no mundo todo. Pague em reais, sem IOF e parcele em até 12x sem juros.
LOJA DO BLOG
Mochilas, câmeras fotográficas, itens para camping e muito mais. Acesse a loja de artigos de viagem no blog.
MUITO MAIS
Conheça outros parceiros do blog e planeje sua viagem desde a escolha dos equipamentos.
3 Comentários
Apesar de não ser um passeio imperdível, ir até a Mitad del Mundo é bem interessante.
O ideal é colocar a Mitad del Mundo no dia de chegada ou de partida e usar metade do dia pra cinhecer.
Curtimos demais o IntiÑan. E Quito nos surpreendeu positivamente. Hospedagem, transporte, alimentação, o povo. Fomos, também, ao Quilotoa, Telefériqo e atacamos (rsrsrsrs) o Cotopaxi. Equador esta no nosso top 3, atrás apenas da Bolívia.