15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Como ganhar dinheiro viajando de 11 maneiras diferentes

Como ganhar dinheiro viajando – 11 ideias para trabalhar na viagem

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Uma das maiores dúvidas de quem quer sair para fazer um mochilão é sobre como ganhar dinheiro viajando. Afinal, ao trabalhar na viagem, é possível se manter viajando por muito mais tempo, além disso não é preciso juntar tanto dinheiro antes de sair.

Já há mais de um ano que viajo pela América do Sul e não juntei grana pra isso, mas já fiz algumas coisas para ganhar dinheiro e me manter viajando.

Também conheci muitos mochileros de vários países que viajam sem dinheiro e vão se virando como podem. E foi na história deles e na minha que me inspirei pra escrever este artigo especial para quem quer viver viajando.

O dinheiro durante a viagem ou vida nômade

Existem muitas maneiras de trabalhar e viver viajando e assim seguir na estrada sem precisar juntar muito dinheiro para isso.

Tem gente que fica meses num lugar para juntar o máximo que pode e assim seguir viajando. Há quem faça a grana de cada dia e parte logo para o próximo destino e continua trabalhando na viagem.

Quando a gente viaja assim, percebe que não é impossível e que o dinheiro não é o mais importante. Que ganhar dinheiro viajando é super possível.

As vezes não temos a grana para conhecer um ponto turístico, mas a gente aprende que esses lugares também não são o mais importante.

O mas importante é o estar viajando em si! O conhecer pessoas. O viver livre e leve. É o descobrir lugares, culturas, ideias e verdades!

No vídeo acima eu explico quanto custa viajar o mundo sem mencionar números. Vale a pena assistir.

Veja também este artigo com dicas para viajar sem dinheiro.

11 ideias pra ganhar dinheiro viajando

1 – Vendendo comidas ou bebidas para ganhar dinheiro na viagem

@umasulamericana no Instagram
Cupom desconto worldpackers 10 dólares

Trabalhar com vendas para viver viajando é o mais comum entre a galera que ganha dinheiro viajando, porque todo mundo sabe ou aprende a fazer alguma coisa de comer ou beber.

Em Cusco, Peru, por exemplo, eu vendia brigadeiro e beijinho em restaurantes de menu. Pedia ao dono do negócio se podia vender e então oferecia de mesa em mesa como sobremesa brasileira.

Vendia cada um a 1 sol, moeda peruana, e geralmente compravam de dois para provar os dois sabores. Assim eu cheguei a fazer 50 soles em duas horas de trabalho – cerca de 60 reais.

Já em Montañita no Equador, eu trabalhava na praia vendendo geladinho de caipirinha nos sabores maracujá e morango a $0.50 cada. Cheguei a vender 20 dólares em duas horas.

O que você pode vender durante a viagem

  • Brigadeiro
  • Coxinha
  • Sonho
  • Trufa
  • Bolo
  • Empanada
  • Salada de fruta
  • Tequila
  • Caipirinha
  • Lanche natural

Já vi viajantes vendendo de tudo enquanto viajam.

Por experiência, pessoas e turistas locais compram muito mais que turista gringo. Então pensa no lugar, clima, público e manda a ver na cozinha!

O Caio no Mundo fez um curso muito massa para a Worldpackers Academy sobre empreendedorismo nômade. Já assisti duas vezes e mandei para vários leitores e seguidores que me perguntam como podem viver viajando.

2 – Nômade digital, trabalhando online durante a viagem

Trabalhando no inverno de Valparaíso

Não juntei dinheiro para realizar meu segundo mochilão pela América do Sul, porque eu sabia que eu iria ganhar dinheiro viajando.

Eu trabalhava online como Conteúdo Digital em uma empresa de aluguel de carro. O meu então trabalho era escrever sobre viagem de carro e tudo era feito totalmente pela internet.

Eu, por exemplo, sou formada em Publicidade, especializada em Redação com atuação em meios digitais. Por isso para mim é possível viver viajando através de freelas ou trabalho remoto.

Entre 2020 e 2022 trabalhei como Youtuber e logo Coordenadora de Youtube da Worldpackers, uma empresa de trocas colaborativas na viagem. Foram 18 meses de atuação, sustentando assim meu estilo de vida que é a viagem.

Meus principais conhecimentos para trabalhar online são SEO Google, SEO Youtube, técnicas de escrita, WordPress e argumentação.

Mas não é preciso saber sobre essas coisas para para trabalhar online. Existem outros tipos de conhecimentos que você pode aprender, desenvolver ou aplicar para viver viajando como nômade digital.

Quais profissões exercer como nômade digital

  • Blogger/Redator
  • Youtuber
  • Editor de vídeos
  • Designer gráfico
  • Web designer
  • Ilustrador
  • Tradutor/Legendador
  • Professor/Mentor
  • Consultor
  • SAC

Em suma, pensa na tua profissão e quem sabe dê para encaixar em freelance online ou ainda um trabalho fixo remoto.

3 – Trabalhando na viagem em bares, restaurantes e afins

Como é trabalhar durante a viagem

Outra opção para ganhar dinheiro viajando é trabalhar nos negócios locais durante a viagem.

Sempre há restaurantes, bares e até hotéis em destinos turísticos que precisam de reforço, especialmente na alta temporada. Assim você pode viver viajando sem deixar de trabalhar.

Por exemplo, em Alter do Chão, Pará, trabalhei em um restaurante como garçonete. Ganhava 50 reais por dia mais gorjeta e os 10%. Meu trabalho era a noite, então eu tinha o dia todo para curtir como viajante.

Em Máncora no Peru, trabalhei como faxineira em uma pousada. Ganhava 30 soles por 8 horas de trabalho. Neste caso foi mais puxado, porque era puxado, mas foi assim que fiz uma grana para seguir viagem até o Equador.

Também conheci viajantes que trabalharam em baladas em Montañita e Máncora, seja prospectando, no bar, na porta ou animando festa, por exemplo.

Conheci mochileiros que trabalharam prospectando clientes pra restaurantes e agências de turismo em vários destinos, como Copacabana na Bolívia, Cusco e San Padro de Atacama.

Em Ubatuba, Brasil, conheci muitos argentinos que trabalharam vendendo sorvete na praia para marcas como Cacau Show e também em quiosques.

Enfim, conseguir um emprego temporário é uma ótima e fácil ideia de como ganhar dinheiro viajando.

4 – Usando teus conhecimentos e habilidades para viver viajando

Como fazer uma viagem de volta pela América do Sul

O que você sabe fazer? No que você é bom?

Tem muita gente viajando e ganhando dinheiro com suas habilidades e assim mantendo viagem como estilo de vida.

Alguns viajantes pintam murais e ganham dinheiro viajando com isso. Um amigo meu é um deles. O @nicopintale é um uruguaio que desenha especialmente mandalas e viajou assim até o Equador. O interessante do caso do Nico é que ele não vivia da arte do Uruguai, mas viajando ele pôde ter essa oportunidade.

Outros viajantes são músicos e tocam em restaurantes em troca de gorjeta nas mesas, ou em bares pagos pelo dono, ou na rua em troca de contribuição dos passantes. Em transporte público também é super comum ver viajantes trabalhando com música.

Conheci alguns tatuadores que viajam com seu equipamento e tatuam mochileiros e locais e assim podem ganhar dinheiro viajando. Inclusive fiz uma tatuagem com um argentino lá no Equador!

Conheci um argentino que cortava cabelo e fazia barba dos homens nos hostels e assim conseguia viver viajando.

Há também viajantes que ganham dinheiro viajando fazendo ou reformando dreads, por exemplo.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Alguns outros encontraram na fotografia e vídeo a melhor maneira de ganhar dinheiro viajando, oferecendo fotos para restaurantes, hotéis, surfistas ou casais, por exemplo. Muitos usam a polaroid também.

5 – Usando teu idioma e outros que você domina para ganhar dinheiro viajando

Português nativo é muito valorizado em outros países, afinal, ninguém sabe nosso idioma como nós, que falamos desde sempre.

Em Cusco, por exemplo, prestei serviço de tradução para uma agência de turismo que queria um material de qualidade pra atrair brasileiros. Como contei nesse vídeo acima, além de eu economizar quase 2 mil reais de hospedagem, ganhei quase mil trabalhando enquanto viajava pela cidade.

Em Valparaíso, Chile, treinei pra ser guia de free tour em português e espanhol, assim eu poderia ganhar diariamente com turismo através do idiomas que domino.

Quem sabe uma agência de passeio, restaurante, hotel esteja precisando do teu conhecimento em português, certo?

Outra coisa é usar os outros idiomas que você domina.

Por exemplo, em Búzios, Floripa e Pipa tem muitos turistas que falam espanhol e eu posso buscar algum trabalho focado neles quando estiver nesses lugares.

6 – Oferecendo aulas

Uma coisa que vi, foram viajantes ensinando suas habilidades e conhecimentos para ganhar dinheiro viajando.

Em Valparaíso cheguei a me cadastrar num site de aulas particulares onde eu oferecia aulas de português, mas não desenvolvi o projeto.

No Equador conheci uma colombiana que ensinava Salsa e um brasileiro que ensinava capoeira.

Quais aulas ou cursos você pode ministrar, tanto online quanto presencial.

  • Pratos típicos de uma localidade
  • Dança, especialmente típica
  • Idiomas
  • Violão
  • Surf
  • Fotografia
  • Pintura

Em Ubatuba, um amigo argentino dava aulas de surf na praia de Itamambuca enquanto viajava.

O uruguaio que mencionei antes ganha dinheiro viajando também ao oferecer oficinas de mandalas.

Uma amiga argentina, por exemplo, vive viajando dando aulas presenciais e online de yoga.

Uma amiga brasileira viaja dando aulas de português para estrangeiros.

São várias maneiras de oferecer aulas, cursos e oficinas usando teus conhecimentos e habilidades.

7 – Artista de rua durante a viagem

@hairosombrapaulistano

Tenho um amigo brasileiro que é mímico, @hairosombraviajante, e já levou sua arte por Chile, Peru e Equador, além do Brasil. A base de gorjeta, ele se sustenta e pode viver viajando. Ele consegue também fechar eventos ou serviços em estabelecimentos locais.

Conheci um chileno que dança break e já se apresentou em várias cidades dos Estados Unidos. Assim ele consegue ganhar dinheiro viajando.

  • Estátua viva
  • Palhaço
  • Mágico
  • Personagem de filme

Todo tipo de artista de rua pode ter viagem como estilo de vida e ganhar dinheiro enquanto viajam..

As vezes o problema é que algumas cidades proíbem esse tipo de manifestação artística, tendo que tirar uma permissão especial na prefeitura, então procure saber antes.

8 – Como ganhar dinheiro viajando com malabares e afins

@nicohae

Tenho um amigo suíço que aprendeu malabares com argentinos e hoje ele trabalha no farol e faz apresentações na rua para ganhar dinheiro.

Argentinos em geral trabalham muito no farol com bolas e claves e assim podem viver viajando pelo mundo.

Conheci viajantes do mundo todo que escolheram trabalhar viajando com malabares ou bambolê e também bandeiras (as bandeiras são uma dança com tecidos).

Uma galera bem circense, com monociclo, equilíbrio de facas, dança com bastões de fogo.

Muita gente se sustenta só com isso, especialmente nas grandes cidades, onde há muito mais semáforos e carros.

Mas o farol não é o único lugar onde é possível ganhar dinheiro viajando. Você pode fazer isso em bares, porta de shoppings, praças e centros urbanos, por exemplo.

9 – Viver viajando com vendas de artesanato

Fiz esse brinco quando morava em Ubatuba

Durante a pandemia eu aprendi a fazer artesanato de macramê, porque esse é um conhecimento que pode me garantir ganhar dinheiro viajando. Este brinco acima eu quem fiz e vendi a R$40 quando morava em Ubatuba.

Esse mesmo amigo suíço também aprendeu na Argentina a fazer pulseiras de macramê, então quando não está no farol, Nico vende sua arte.

Conheci muitos viajantes que vivem viajando como artesãos e vendem pulseiras, colares, chaveiros, esculturas com arames… Muitas opções de trabalhos manuais que um viajante pode fazer e vender.

Há artesãos que vendem abordando pessoa por pessoa nas ruas e praças, ou seja, mangueiam. E tem a galera que arma uma mesinha ou um paninho no chão e esperam os clientes chegarem, ou expõem.

Você pode vender sua arte a preço fixo ou vender pulseiras de nó simples a preço voluntário. Eu soube que no Equador não te dão menos de um dólar por pulseira, por exemplo.

10 – Vendendo impressões especiais

@nicopintale

O Nico, amigo do Uruguai, criou stickers com suas pinturas, então, além de vender os murais, ele ganha uns trocados assim, com seus desenhos impressos.

Conheci uma brasileira, @lamaquinitadefotos, que tira fotos dos pontos turísticos do lugar e também de pessoas nuas e cria imãs de geladeira para vender nas ruas e assim sustentar viagem como seu estilo de vida.

Conheci um colombiano que pinta sobre papel-cartão e depois sai para vender nas ruas, assim ganhando dinheiro viajando.

Um amigo argentino produziu stickers com frases de emponderamento e deixou no balcão do hostel onde voluntariava para vender aos hóspedes e visitantes.

O Pedro, do @transitinerante, também vende adesivos enquanto vive viajando pelo Brasil.

11 – Ganhar dinheiro viajando com a Worldpackers

A última dica deste artigo para viver viajando e se mantendo na estrada como nômade é ganhar dinheiro viajando como voluntário pela Worldpackers.

A plataforma oferece através do Programs quatro opções de o viajante ser remunerado, ganhando comissão em dólar ou pagamento por conteúdo em real, por exemplo.

Eu faço parte de 3 dos 4 programas da Worldpackers e posso também assim manter viagem como meu estilo de vida.

Escrevi mais sobre isso neste post aqui com as Quatro Maneiras de Ganhar Dinheiro com a Worldpackers. Nesse artigo voce vai ver como fazer para se inscrever nos programas.

A Worldpackers é uma das minhas principais ferramentas viajando, porque além de ganhar dinheiro como voluntária, não pago por hospedagem.

E você tem alguma ideia pra ganhar dinheiro viajando? Deixa aqui nos comentários.

10 maneiras de ganhar dinheiro viajando
canal de viagens no youtube
Categoria:Dicas de Viagem
POST ANTERIOR
Dicas de Cusco que ninguém te conta
PRÓXIMO POST
15 documentários na Netflix pra viajar sem sair de casa

3 Comentários

  • 26 de dezembro de 2021 a 12:38
    Bruna

    Dicas incríveis e diferentes das que já vi, você é demais, obrigada por compartilhar mana.

    • 10 de janeiro de 2022 a 18:32

      que massa que ce gostou, mana. Feliz em compartilhar

  • 17 de abril de 2022 a 08:15
    Otavio

    Nossa, que ótimas dicas para ganhar dinheiro viajando, Aline. Gostei bastante