15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
San Agustín Huila - Parque Arqueológico na Cololmbia

San Agustín, um destino ancestral e mítico na Colômbia

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

San Agustin é um patrimônio milenar ainda pouco conhecido a nível internacional na Colômbia, mas suas impressionantes estátuas pré-colombianas e sítios arqueológicos que datam de mais de 5 mil anos deveriam entrar na rota turística do país.

Situada na região montanhosa do departamento de Huila, no sul do país, a cidade de San Agustin é considerada um tesouro arqueológico por sua riqueza em parques arqueológicos cheios de mistério.

Além disso, a região de San Agustin é um paraíso natural, com cachoeiras, mirantes e o Rio Magdalena, completando assim a experiência de viagem.

Se você tá planejando viajar pela Colômbia, vai amar conhecer essa alternativa de destino no país. Vem ver!

San Agustín, Huila: um paraíso natural e destino histórico

Estive em San Agustín por 20 dias durante minha viagem pela Colômbia. Um destino que “atrapa“, como se diz em espanhol o termo ‘prender’.

A cidade está localizada no departamento de Huila, a mais de 320 km da capital Neiva. Conhecida por ser um importante destino arqueológico, que contém muitas esculturas pré-colombianas em pedra, algumas das quais datam de até 5 mil anos atrás. As esculturas são tão impressionantes que foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995.

Além disso, a cidade e seus arredores estão cercados por belas paisagens naturais, incluindo cachoeiras, rios e montanhas, o que faz de San Agustín um destino turístico popular para os amantes da natureza e da história.

Esta região foi habitada por duas culturas nativas entre 3 mil e mil anos antes da era comum (antes de Cristo). Nesta época, San Agustín era então o centro comercial e religioso dessas comunidades originárias.

Bom, esta é uma das possíveis histórias propostas pelas investigações de historiadores e arqueólogos, mas é então que a acontece a mágica de San Agustín na Colômbia.

A cidade é um mistério, graças às mais de 500 estátuas de origem ainda desconhecida que se encontram lá. Estas estátuas datam de mais de 2 mil anos atrás e até então não se sabe praticamente nada sobre as culturas que habitaram a região. Além disso, o Parque Arqueológico de San Agustín é uma das maiores necrópoles do mundo, o que só aumenta o seu mistério e fascínio.

Leia também: conheça o incrível Deserto de Tatacoa, no departamento de Huila, Colômbia

Mitos, lendas e teorias sobre os sítios arquológicos de San Agustin na Colômbia

Monumentos Historicos de San Agustin Colombia

Primeiramente, pra tentar entender San Agustín recomendo contratar um dos guias que oferecem seus serviços na porta do museu antropológico. Eles vão te contar obre algumas lendas e mitos da cultura oral da região e também as teorias arqueológicas.

Por exemplo:

  1. A lenda da estátua do pássaro – há uma estátua em San Agustín que representa um pássaro. Segundo a lenda, o pássaro era o mensageiro dos deuses e voava entre o mundo dos deuses e o mundo dos mortais. Dizem que, se você tocar a estátua do pássaro, seus desejos se tornarão realidade.
  2. A lenda do “Labirinto” – em San Agustín, há uma série de túneis subterrâneos que foram escavados pelos antigos habitantes da região. A lenda diz que esses túneis levam a um labirinto subterrâneo que abriga tesouros escondidos e relíquias antigas.
  3. A lenda de La Chaquira – o local de La Chaquira é um penhasco com vista pra o Rio Magdalena. Dizem que, há muitos anos atrás, uma mulher chamada La Chaquira saltou do topo do penhasco e se transformou em uma águia, que ainda é vista voando pelos céus da região.

Além da teoria óbvia de que uma cultura pré-colombiana desconhecida esculpiu as estátuas encontradas na região, há também a crença de que foram extraterrestres que deixaram as esculturas como forma de comunicação com os nativos.

Enfim, essas lendas e mitos contados pelos guias adicionam uma camada extra de mistério e fascínio aos sítios arqueológicos de San Agustín e La Chaquira.

Recomendo visitar esses locais com a ajuda de um guia, a fim de obter uma melhor compreensão da história de San Agustín, sua riqueza cultural e os mistérios místicos que ainda permanecem. Sem a explicação do guia, a visita pode ser apenas uma caminhada pelos sítios arqueológicos, observando as estátuas sem informações explicativas.

Os parques arqueológicos de San Agustin

Sitios arqueologicos na America do Sul

São três os sítios arqueológicos de San Agustín na Colômbia, declarados Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco:

  • Parque Arqueológico Nacional de San Agustín
  • Parque Arqueológico Alto de los Ídolos
  • Parque Arqueológico Alto de las Piedras

Os parques abrigam centenas de esculturas monumentais de pedra, que representam figuras mitológicas, animais e seres humanos, algumas com mais de seis metros de altura.

Parque Arqueológico de San Agustín

Visitar o Parque Arqueológico de San Agustín é uma experiência única e fascinante. Ao entrar no parque, você se sente imediatamente transportada pra uma atmosfera mística, cercado pelas milenares e enormes estátuas de pedra.

O parque é extenso, com várias trilhas que levam a diferentes áreas com estátuas, tumbas e construções pré-colombianas.

Bom, cada estátua tem sua própria história e significado, por isso que é interessante ter um guia pra te explicar melhor o contexto histórico e cultural das estátuas e das ruínas que você irá ver.

A visita ao parque pode levar entre 4 e 5 horas, já que está dividido em mesetas onde estão localizadas as estátuas.

Lugares pra conhecer na Colombia

Alguns dos pontos de interesse no parque incluem, por exemplo, a Fonte Cerimonial de Lavapatas, que apresenta uma antiga obra de engenharia hidráulica, o Alto del Lavapatas, que oferece vistas incríveis das montanhas, rios e vulcões da região, e o Bosque das Estátuas, que abriga mais de 30 estátuas pré-colombianas ao longo de um caminho que leva ao museu, que é a última parada na visita ao parque (ou a primeira, dependendo de por onde você começa a visita).

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Quanto custa: Pra chegar sem agência, tome um táxi ou mototáxi do centro por cerca de COP8 mil (R$8,80). A entrada custa COP 65 mil, mas não paguei nada, porque cheguei no dia anterior à entrada gratuita: toda última sexta de cada mês.

Parques Arqueológicos Alto de las Piedras e Alto de los Ídolos

Os Parques Arqueológicos Alto de las Piedras e Alto de los Ídolos são menores e se organizam também através de trilhas que levam a diferentes pontos do sítios arqueológicos.

Alto de las Piedras é uma pequena colina que abriga várias estátuas de pedra milenares, enquanto Alto de los Ídolos é um complexo arqueológico com várias plataformas e túmulos, incluindo uma estátua de 7 metros de altura conhecida como “El Mesón“.

Outros parques

A cerca de 10 km da cidade de San Agustín também estão os outros sítios arqueológicos La Parada, La Pelota e El Purutal pra completar seu passeio histórico e cultural na região.

La Chaquira

La Chaquira Colombia Huila

Enfim, La Chaquira em San Agustin é um monumento arqueológico. Se trata de uma pedra esculpida de forma tridimensional que representa uma figura humana estilizada, com traços geométricos e simbólicos característicos da arte pré-colombiana.

O monumento tá localizado em um mirante natural que dá pro Rio Magdalena, de onde se pode ver pelo menos 5 quedas d’água. Uma paisagem linda e misteriosa, já que existem algumas teorias ao redor da Chaquira.

A figura humana estilizada pode ter sido, por exemplo, uma representação simbólica do poder e da autoridade dessa liderança. Ou também de uma divindade, que pode ter sido usada como um ícone ou objeto de adoração em cerimônias religiosas.

Embora nenhuma dessas teorias tenha sido comprovada, a escultura da Chaquira continua sendo um objeto fascinante de estudo e especulação na arqueologia pré-colombiana em San Agustin..

O que fazer em San Agustin: belezas naturais

Tumbas de San Agustin

San Agustín é um destino que oferece não apenas riqueza histórica e cultural, mas também beleza natural deslumbrante. A região montanhosa proporciona vistas panorâmicas incríveis, como do Mirante Magdalena onde fica a Chaquira no alto de um dos lados do Cânion Magdalena.

Da mesma forma, está o estreito do rio Magdalena, considerado o rio mais importante da Colômbia e repleto de lendas e belezas naturais. Nesse ponto o rio passa por um estreito de pedras de apenas 2 metros.

Além dos locais arqueológicos e naturais, San Agustín também é um ótimo destino pra explorar a cultura local. Os visitantes podem então visitar as vilas vizinhas e aprender sobre a vida cotidiana dos habitantes locais. A cidade também é famosa por sua gastronomia regional, que inclui pratos como o tamal huilense (um prato típico colombiano feito de massa de milho e recheado com carne de porco e legumes), o caldo de costela e o chontaduro (um tipo de fruto amarelo comestível).

San Agustín é um destino imperdível para aqueles interessados em história, arqueologia e cultura colombiana. A cidade oferece uma experiência única e enriquecedora, com sua mistura de tradições ancestrais e vida cotidiana atual.

Como chegar a San Agustin

Turismo cultural e arqueol+ogico San Agustin Colombia

Se você tá planejando uma viagem pra San Agustín, aqui estão algumas informações úteis sobre como chegar lá.

Primeiramente, é preciso chegar a Neiva.

Por avião: O aeroporto mais próximo de San Agustín é o Aeroporto de Neiva – Benito Salas. Você pode voar até Neiva a partir de várias cidades colombianas, como Bogotá ou Medellín.

De ônibus: Se preferir viajar de ônibus, você pode pegar um busão de longa distância até Neiva a partir de várias cidades colombianas. As principais empresas de ônibus que fazem essa rota são a Expreso Bolivariano, Coomotor e Flota Magdalena. A viagem de ônibus pode levar várias horas, dependendo da sua localização de partida. Como na Colômbia existem empresas low cost, os voos saem mais baratos ou o mesmo preço dos ônibus.

Logo você deve viajar de Neiva a San Agustin. Pra isso você pode pegar um ônibus até San Agustín, que está a aproximadamente 170 km de distância. A passagem pode custar cerca de COP 50 mil (R$55).

Caso esteja vindo do sul da Colômbia, pode chegar por Mocoa, como eu fiz depois de cruzar a ponte de Rumichaca e entrar na Colômbia pela fronteira com o Equador.

Ao chegar em San Agustín, você encontrará uma cidade encantadora, cercada por belas montanhas e paisagens naturais deslumbrantes. Certifique-se de visitar o Parque Arqueológico de San Agustín, onde você poderá explorar as esculturas de pedra pré-colombianas e aprender mais sobre a rica história da região. Além disso, não deixe de aproveitar as atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios a cavalo e visitas às cachoeiras próximas.

San Agustin no roteiro

Como mencionei, San Agustin fica fora da rota de turismo internacional, mas eu gosto de conhecer esses lugares e compartilhar com você.

A cidade combina com Mocoa, Sibundoy, Isnos, Popayan, Tierradentro e Desierto del Tatacoa, por exemplo.

Se você quer conhecer essa região da Colômbia, manda um email pra [email protected] e podemos fazer juntas teu planejamento de viagem e teu roteiro personalzado!

Enfim, recomendo muito incluir no roteiro pelo Colombia pra conhecer o encanto ancestral de San Agustín, na Colômbia, explorando seu rico patrimônio arqueológico e paisagens deslumbrantes. Com suas misteriosas estátuas de pedra e arte rupestre fascinante, San Agustín é um destino imperdível pra quem ama cultura e história. Planeje sua viagem sua viagem pela Colômbia aqui pelo blog e embarque numa jornada inesquecível!

canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
O que é Latinoamericanidade: definição além da palavra
PRÓXIMO POST
Nem branca, nem preta, nem indigena: eu sou um corpo mestiço