Pailon del Diablo, a cachoeira mais incrível de Baños
Baños é uma das minhas cidades preferidas e uma das que mais me surpreendeu. Incluso por causa do Complejo Turistico Pailon Grieta al Cielo, aonde está uma das maiores quedas d’água do Equador, o Pailon del Diablo.
Saiba mais sobre o lugar e como gastar apenas USD2,50 para conhecer.
Ficamos dois dias inteiros em Baños. No primeiro dia fomos por conta até a Casa da Árvore, que possui dois balanços que beiram um precipício. No outro dia fomos conhecer a principal cachoeira da região, o Pailon del Diablo.
Por conta da grana curta, já que estávamos entrando no 4° mês do Pé no Mapa (um mochilão que fizemos pela América do Sul), decidimos não fazer a Ruta de las Cascadas – um passeio que passa por seis cachoeiras. Então faríamos apenas o Pailon del diablo.
♥ O complexo Pailon Grieta al Cielo
O complexo Pailon Grieta al Cielo é um espaço particular há cerca de 15km de Baños. Nele há a cascata de 80 metros de altura e uma força impressionante, a Pailon del diablo, uma pequena gruta, Grieta al Cielo, a escadaria com os balcões e uma ponte suspensa, além de um restaurante.
Há uma trilha que começa num estacionamento. Ela é íngreme, pura descida para quem chega. Mesmo assim, é fácil, sinalizada e bem rapidinha, coisa de 20 ou 30 minutos.
Ao chegar no restaurante haverá uma bilheteria, aonde você deve comprar sua entrada e seguir.
A escadaria permite que você alcance vários níveis de mirantes. Se prepare para se molhar um pouquinho se estiver ventando.
Há também uma pequena gruta, por onde você precisa se abaixar muito para passar! Assim você consegue chegar atrás do Pailon del Diablo. Ali dá para ver a queda d’água ao lado da escadaria. Coisa mais linda! Tem arco-íris quando o sol bate na queda <3
Voltando, sentido restaurante, mas no caminho inverso da trilha, você chega numa ponte suspensa, de onde dá para ter uma visão mais ampla do Pailon del Diablo.
♥ Como chegar
>>> Ônibus
Um rapaz que trabalhava numa agência da Rua Eloy Alfaro nos abordou na calçada pra oferecer um passeio pra gente. Falamos o quanto estávamos falidos e ele nos ensinou como chegar por conta.
Mais para a frente da agência, pegamos um ônibus no terminal, que fica na rua mesmo, na Eloy Alfaro, passando o Mercado Municipal. Custa USD 0,50 e sai a cada uma hora à partir das 8h. Veja aqui no Google Maps.
Descemos no ponto final, Rio Verde. Mas confirme com o motorista que quer ir ao Pailon del Diablo, porque não dá para perceber que aquilo é o ponto final.
Para voltar é só pegar no mesmo ponto que desembarcou por mais USD 0,50
>>> Bike
Muitos lugares alugam bicicletas em Baños. Custa USD 5 por dia e você pode aproveitar para fazer a Ruta de las Cascadas, passando por várias quedas. O caminho para ir é descida e o problema pode ser a volta. Ouvi falar que há um transporte que volta com os ciclistas e com as bikes por cerca de USD 2, mas é melhor se informar quando for alugar.
>>> Tour
Várias agências de Baños oferecem esse passeio, que se chama Ruta de las Cascadas e custa a partir de USD 5.
♥ Quanto custa
São duas entradas e cada uma custa USD 1,50. Você pode escolher apenas uma delas.
Quando fomos escolhemos apenas a entrada que dá acesso à escadaria. Conhecemos o Pailon del Diablo por USD 2,50 por pessoa.
Na época o dólar estava R$4.07, ou seja, com o dólar alto gastamos apenas R$10,15 para conhecer o Pailon del Diablo.
1 Deixe teu comentário
[…] Pailon del Diablo – Baños/Equador […]