15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Santuário de Las Lajas, em Ipiales, na fronteira do Equador com a Colômbia - Igrejas da América do Sul

Santuário de Las Lajas – A igreja mais linda da Colômbia

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Quando eu tava planejando meu primeiro mochilão de volta à América do Sul, em 2014, vi a foto de uma igreja na Colômbia em uma lista de ‘igrejas mais bonitas do mundo’. Foi paixão à primeira vista e então coloquei o Santuário de Las Lajas como uma das prioridades da viagem.

O Santuário de Las Lajas é possivelmente a igreja mais bonita da Colômbia. Também é considerado por muitos como um dos templos mais bonitos do mundo. O jornal Telegraph nomeou o Santuário da Virgem de Las Lajas Colômbia como a igreja mais bonita do mundo em 2017. Pois é, a América do Sul não tá de brincadeira.

Esta Basílica Menor está localizada em Ipiales, que fica no sul do departamento colombiano de Nariño, a apenas 11 quilometros da fronteira com o Equador. O Santuário de Las Lajas foi construído no vale do rio Guáitara em uma ponte de 40 metros de altura do fundo do cânion.

Turismo no Santuário de Las Lajas

Santuário de Las Lajas, um tesouro arquitetônico na fronteira da Colômbia com Equador

Menos de R$6 por dia na América do Sul

Las Lajas é um destino de turismo religioso e não é popular quando falamos em viajar pela Colômbia, isso porque a igreja não está na rota turística do país, que tá concentrada em Caribe, Cali e Medellín.

O turismo em Las Lajas é, então local, sendo um destino buscado por cristãos da Colombia e do Equador. Andando pela região não vi nenhum gringo, como é comum pela América do Sul.

Todo o complexo do Santuário de Las Lajas possui ótima infraestrutura, apesar de não ser acessível a pessoas com limitações físicas.

Além da própria igreja, há um museu, uma capela, praças, passarelas e mirantes e quedas d’água e cachoeiras naturais. Há uma trilha também que leva até o rio Guáitara. Por isso a igreja é mais que um templo religioso, é também um lugar de contato com a natureza.

Durante a semana Las Lajas é bem tranquila e muitos comércios estão fechados. Já aos finais de semana, em especial aos domingos, o santuário recebe a visita de centenas de católicos colombianos e equatorianos.

Teleférico de Las Lajas

Em 2015, quando visitei Las Lajas pela primeira vez, estava sendo construído um teleférico, que hoje já está em funcionamento. Com 1500 metros de percurso, se atravessa duas vezes o cânion do rio Guaítara, com vista para as melhores paisagens de Nariño e uma viagem de 15 minutos para chegar ao Santuário de Las Lajas.

Preços do teleférico de Las Lajas:

Segunda a sexta-feira (09h00 – 19h00):
Ida e volta para adultos: COP 26 mil
Adultos, somente ida: COP 15 mil

Sábados, Domingos e Feriados (7h00 – 20h00):
Ida e volta para adultos: COP 20 mil
Adultos, só ida: COP 12 mil

COP = pesos colombianos. COP 1000 = R$1,10

Onde de hospedar

No Booking, Airbnb e outras páginas de reserva você só encontra hospedagens em Ipiales, que tá a 8 km pela Carrera 3, mas em Las Lajas tem hospedagem e custa a partir de COP 40 mil pra duas pessoas ou COP 30 mil pra uma pessoa. é só chegar e então procurar uma opção pessoalmente.

Santuario de las Lajas como chegar

Cânion Rio Guaitara, na Colômbia

Considerando que você tá viajando entre Colômbia e Equador, já que só assim faz sentido conhecer a igreja de Las Lajas, vou te explicar como chegar dos dois países.

Da Colômbia, de Ipiales pra chegar ao santuário e ao caniôn de Guaitara, tome uma buseta (van branca) por cerca de COP 2 mil ou pegue um táxi.

De Las Lajas você pode seguir viagem pro Equador, saindo de Tulcan pra Otavalo ou Quito, por exemplo.

Já do Equador, depois de cruzar a ponte fronteiriça de Rumichaca, pegue um táxi por no mínimo USD 7 ou COP 30 mil até Las Lajas, ou vá até Ipiales e de lá pegue a buseta.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

De Ipiales você pode seguir pra outras regiões da Colômbia, como Calí, por exemplo.

História do Santuário de Las Lajas na Colômbia

A igreja mais linda do mundo fica na Colômbia

A edificação da igreja de Las Lajas teve início no século 18. Foram construídas várias capelas, uma em cima da outra e por diferentes pessoas e motivos.

Segundo as crenças locais, a Virgem Maria apareceu a uma mulher e sua filha surda-muda em 1754 no mesmo local onde hoje fica a igreja de Las Lajas.

Esta mulher seria a indígena Maria Meneses de Quiñones, descendentes de nativos de Potosí, e sua filha surda-muda, Rosa, passavam pelo rio Guáitara quando foram supreendidas por uma forte tempestade.

A história conta que enquanto as duas buscavam refúgio, sentiram uma força que as guiavam até uma gruta, onde puderam ver a imagem da Virgem Maria em uma das paredes. Diz a lenda que a aparição da personagem da mitologia católica tenha curado Rosa. Então a notícia do milagre se espalhou por toda a região.

O primeiro Santuário de las Lajas no local foi então construído anos após a aparição feito de palha e madeira. Já em 1802, um santuário maior foi construído. Naquela época, os fiéis ergueram a primeira versão da ponte que ligava a igreja ao outro lado do cânion.

O atual Santuário de Las Lajas foi construído no século 20, entre 1916 e 1949 e ganhou também os arcos que sustentam a ponte que liga os dois lados do cânion. Foi feito com recursos provenientes de doações de paroquianos locais. As torres igreja no sul da Colômbia possuem 100 metros de altura.

O Santuário de Las Lajas recebeu a coroação canônica do Vaticano em 1952. E foi feito uma basílica menor em 1994.

Arquitetura da igreja mais linda da Colômbia

Santuário de Las Lajas, um tesouro arquitetônico na fronteira da Colômbia com Equador

A arquitetura que se vê hoje no Santuário de las Lajas é de estilo neogótico (como a Catedral da Sé, em São Paulo). Construída de pedra cinzenta e branca, imita o gótico do século 14.

A igreja de Ipiales mede 27,50 m de profundidade por 15 m de largura. Possui mosaicos de fibra de vidro, assim, durante o dia sua iluminação é dada pela luz que se filtra pelos vitrais feitos pelo alemão Walter Wolf. O fundo da igreja é a parede de pedra natural do cânion.

O embasamento do próprio templo, além dos arcos da ponte é uma imitação do estilo românico. No exterior existem três torres que terminam em agulhas decoradas, típico do estilo gótico, conhecido como a ‘arte das catedrais’.

Os muros ao redor do santuário da Colômbia estão repletas placas de votos e agradecimento pelas supostas graças recebidas pelos então fieis.

Enfim, uma obra de arte. Apesar dos pesares, a arquitetura cristã é incrível!

Cristianização da Colômbia

Processo de cristianização da Colômbia – Violência contra nativos

A Espanha foi o país que invadiu, colonizou e explorou o que hoje é a Colômbia a partir de 1499. Nesse processo houve a cristianização e o manejo discursivo do medo nas populações nativas da região.

A igreja católica foi responsável por civilizar os povos originários segundo os costumes europeus da época, inclusive as éticas morais cristãs e o idioma do colonizador.

Ao longos dos séculos, a igreja conseguiu eliminar grande parte dos idiomas originários, exterminar as crenças espirituais dos povos nativos e cristianizar-los.

Por volta de 1810 a Colômbia conquistou sua independência, mas nunca viveu o processo de descolonização (assim como todos os outros países americanos) e por isso a sociedade moderna segue sendo cristianizada. Com isso, cerca de 82% da população é cristã, com sua maioria católica.

Sou descritianizada, mas sou amante de arquitetura e não posso ser hipócrita em afirmar que a igreja cristã não constribuiu nesse sentido. Assim, que já visitei Las Lajas e outras igrejas, mas com fins totalmente diferentes do turismo religioso.

Deixo claro aqui minha rejeição ao cristianismo. Leia o texto Deus na caravela, no qual faço uma crítica através de uma história fictícia.

Gostou de conhecer o Santuário de Las Lajas pelo blog UMASULAMERICANA. Me conta aí nos comentários e não deixe de ler os outros artigos sobre a Colômbia.

canal de viagens no youtube
Categoria:Colômbia, Ipiales
POST ANTERIOR
Quanto custa viajar pelo Equador – Descubra como é barato
PRÓXIMO POST
TOP 10 melhores festas de Carnaval da América do Sul

9 Comentários

  • 21 de fevereiro de 2016 a 12:45
    Eliane

    Amei a explanação sobre o Santuário.
    Gostaria de saber se posso fazer o caminho inverso, de Bogotá para Quito de ônibus.
    Pararia lá 2 dias

    • 21 de fevereiro de 2016 a 12:51

      Obrigada! Eliane, você pode sim fazer o inverso, mas não existe ônibus direto também. Precisa descer em Ipiales, onde tá tá a igreja, depois retomar um bus em Tulcan

  • 25 de junho de 2016 a 21:58
    Camila Goes

    Oi Eliane,

    MUITO bom o seu post. Ajudou muito! Moro em bogotá e estou DOIDA pra ir lá.

    Irei fazer o caminho inverso, porém vou sair, bogotá-cali, cali-ipiales e por fim ipiales – quito.

    Só que não estou entendendo muito bem como posso ir pra quito, saindo de ipiales.

    Eu preciso pegar um onibus pra cidade de Tulcan? No terminal de Ipiales eu tenho como pegar onibus pra lá? Pq não encontrei no site do terminal essa cidade. Estou bem perdida =P Se vc puder me ajudar! =D

    Obrigada!

    • 25 de junho de 2016 a 22:08

      Oi, Camila.
      Brigada!
      Então, do terminal de Ipiales você toma um táxi até a fronteira e atravessa caminhando pra Tulcan. É só uma ponte que separa os dois países. Aí da fronteira ao terminal vc vai precisar tomar um táxi. No terminal, compra o bus pra Quito.

  • […] 6- Igreja de Las Lajas (Colômbia) – leia mais aqui […]

  • 1 de novembro de 2017 a 00:18
    Luiz Eduardo

    Aline, eu ir de avião para Quito e ir para Ipiales de ônibus. É fácil encontrar? E para passar a fronteira, é tranquilo?

    • 1 de novembro de 2017 a 08:15

      Oi, Luiz. Vc pode ir de Bogotá a Quito de avião e terá que fazer metade desse passo a passo só pra ver a igreja. Passar a fronteira é super tranquilo. Passei a noite e foi bem de boa!

  • 12 de junho de 2019 a 15:36
    stefhani pingel

    Boa tarde aline, compensa sair de quito apenas para conhecer a igreja? gasta muito?
    pois ficarei só no ecuador.

    • 12 de junho de 2019 a 17:17

      Oi, Stefhani. Olha, não acredito que compense, não! São entre 6 e 8 horas de viagem pra ir e depois pra voltar. Vai perder muito tempo.