15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
O que fazer em Medellín e arredores em Antuioquia, Colombia

O que fazer em Medellín: Vivencie 10 aventuras extraordinárias

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Medellín, antes conhecida como uma das cidades mais perigosas do mundo devido à violência ligada ao narcotráfico, passou por uma transformação notável e hoje é frequentemente citada como um exemplo de resiliência e inovação urbana. Essa transformação é resultado de uma série de políticas públicas, investimentos em infraestrutura, e iniciativas comunitárias que visam melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e, hoje, é modelo na América do Sul.

Assim, Medellín se tornou um dos destinos mais visitados por turistas em Antioquia, na Colômbia, oferecendo uma deliciosa variedade de atividades.

Rolês pra o dia e pra noite, em Medellín o que não faltam são coisas divertidas, lindas e curiosas pra fazer, mas neste artigo do UMASULAMERICANA você vai conhecer as opções pra colocar no teu roteiro.

TOP 10 coisas pra fazer em Medellín

Se você está pensando em incluir Medellín no teu roteiro de viagem pela Colômbia, posso te dizer que vale a pena, porque esse é um dos destinos mais versáteis, com possibilidades de atividades na natureza, festas noturnas e muitas atrações socioculturais.

Estive duas semanas em Medellín, voluntariando em um hostel, e assim pude conhecer bastante da cidade e seus arredores. Vou listar então as melhores coisas pra fazer em Medalo, como é carinhosamente chamada.

1 – Comuna 13: arte, cultura e desenvolvimento social

Comuna 13 arte, cultura e desenvolvimento social

Confesso que a princípio tive resistência em visitar a Comuna 13. Como sou cria da periferia de São Paulo, acho meio sem noção o turismo de favela. Mas, durante o voluntariado, uma mina que trabalhava lá era moradora da comuna e, conversando com ela, me sentí mais aberta à ideia.

Compreendi que este é um dos passeios mais educativos que você pode fazer em Medellín, porque é uma demonstração de como uma comunidade foi resgatada da violência e do tráfico de drogas, por causa de políticas públicas de inclusão e valorização cultural, utilizando o turismo como ferramenta de desenvolvimento e inclusão social.

Pessoas locais oferecem tours guiados. Além disso, há escadas rolantes que levam até o ponto mais alto da comunidade, repleto de boas energias, música de rua, grafites, cores e vistas panorâmicas.

2 – Andar de Metrocable: uma experiência inesquecível em Medellín

Andar de Metrocable uma experiência inesquecível em Medellín

Uma das coisas que fazem com que Medellín seja uma cidade modelo, é justamente o Metrocable, porque conectou comunidades marginalizadas e de baixa renda à zona central da cidade. Assim, reduziu drasticamente o tempo de deslocamento para milhares de pessoas, diminuindo a desigualdade social e proporcionando mais oportunidades de vida.

Pessoalmente, foi uma das coisas mais legais que fiz durante meu voluntariado em Medellín. O Metrocable não é apenas um meio de transporte, mas sim uma experiência cultural em si.

Durante o trajeto, você terá a oportunidade de observar a vida cotidiana dos moradores locais. As gôndolas passam sobre comunidades, onde você poderá ver crianças brincando nas ruas e moradores conversando em suas varandas.

O Metrocable está conectado ao metrô e, inclusive, há uma estação bem pertinho da Comuna 13.

Leia também: O que conhecer na Colômbia de Sul a Norte em 6 regiões turísticas incríveis!

3 – Museu Casa de la Memoria: Um portal pra memória e a reconciliação de Medellín

Com exposições interativas, sejam permanentes ou temporárias, o Museu Casa de la Memoria é um espaço dedicado não só à preservação da memória das vítimas do conflito armado colombiano, mas também à promoção da reconciliação social.

Inaugurado em 2015, o museu se tornou um importante ponto de referência para a cidade. Assim, passou a atrair visitantes de todo o mundo que desejam aprender sobre a história complexa de Medellín e da Colômbia.

É um lugar de impacto emocional, então recomendo que o conheça em um dia dedicado à história da cidade ou à visitas a museus.

4 – Plaza Botero: um museu a céu aberto

Plaza Botero um museu a céu aberto em Medellín - Colômbia

A Plaza Botero, localizada no centro de Medellín, é um parque público ao ar livre onde a gente pode apreciar gratuitamente um conjunto de esculturas do renomado artista colombiano Fernando Botero.

Parada obrigatória em tua viagem à Medellín, sendo considerada um importante símbolo cultural da cidade e que figura em toda boa lista do que fazer fazer na cidade.

Entre as esculturas mais famosas estão a Mulher reclinada, o Homem a cavalo e o Gato gordo, por exemplo.

A praça também oferece uma atmosfera vibrante. Além disso, conta com vendedores ambulantes vendendo artesanato e lanches típicos colombianos. É um ótimo lugar para relaxar, passear, observar a movimentação da cidade e, claro, tirar fotos com as esculturas icônicas de Botero.

5 – Museu de Antioquia: uma janela pra História, Arte e Cultura colombiana

A Plaza Botero não é famosa apenas pelas esculturas, mas também é cercada por edifícios históricos e culturais significativos como o Museu de Antioquia.

Visitar este museu é uma das boas atividades pra fazer em Medellín, porque você poderá admirar muitas obras de Botero, além das exposições permanentes como “O bairro tem voz” ou “Histórias para repensar”.

São mais de 7 mil obras, algumas com mais de 400 anos. Há não apenas arte pré-colombiana, mas também diversas exposições temporárias que exploram diferentes temas relacionados à arte, história e cultura da Colômbia e da América Latina.

6 – Pueblito Paisa: Uma viagem no tempo à cultura paisa

Pueblito Paisa Uma viagem no tempo à cultura paisa

O Pueblito Paisa, localizado no topo do Cerro Nutibara em Medellín, é a réplica de uma típica vila antioquena do século 19. É uma das atividades mais interessantes pra fazer em Medellín se você tem interesse em conhecer melhor essa cultura colombiana.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Arquitetura tradicional com casas coloridas, ruas de paralelepípedos, além de museus que recriam a vida cotidiana da Antioquia do passado. É uma ótima oportunidade pra provar o principal prato típico da região: a Bandeja Paisa.

Há um mirante com vista panorâmica da cidade de Medellín, perfeito para relaxar, fotografar e apreciar a beleza da região.

Leia também: A Diversidade Natural e Cultural das Regiões Turísticas da Colômbia

7 – Relaxar no Jardim Botânico de Medellín, uma das atividades gratuitas imperdíveis na cidade

Jardim Botânico é uma das melhores atividades pra fazer em Medellín

Uma experiência interessante em Medellín é conhecer o Jardim Botânico, e o melhor de tudo é que a entrada é gratuita!

Lá você vai encontrar mais de mil espécies vivas, incluindo uma extensa coleção de orquídeas, a flor nacional da Colômbia. Apesar de ter sido negligenciado desde sua fundação no século19, um ambicioso projeto de renovação transformou o lugar em um dos principais atrativos turísticos de Antioquia e entrou pra listas do que fazer em Medellín.

8 – Conhecer o bairro El Poblado: o que fazer em Medellín à noite

Bairro El Poblado em Medellín, perfeito pra curtir a noite

Você pode seguir o conselho de Karol G (cantora colombiana de reggaeton, caso você não saiba) e dar um rolê por Provenza, que é a rua mais animada de Medellín, no El Poblado.

Pra amantes da noite, no bairro El Poblado está o Parque Lleras, uma praça arborizada que é o epicentro da vida noturna, com uma variedade de bares, pubs e baladas animadas. Você vai encontrar festas com música ao vivo e com DJs renomadas até altas horas da madrugada.

Além disso, é uma boa região pra quem quer comer bem, já que há diversos restaurantes que servem comida colombiana e de outras partes do mundo.

9 – La 70, outra região pra quem quer o agito da Vida Noturna em Medellín

A Avenida El Colombiano, conhecida como Carrera 70 ou La 70, é outra região badalada com uma seleção diversificada de bares e baladas que atraem um público mais jovem e descolado com diferentes estilos musicais.

La 70 se destaca por sua atmosfera vibrante e eclética, oferecendo uma grande variedade de bares, restaurantes, clubes e lojas pra todos os gostos. É um ótimo lugar pra conhecer a cultura local, desfrutar de música ao vivo e se divertir com os amigos.

Localizada no bairro Laureles, onde fiz voluntariado em Medellín!

10 – Ver o pôr do sol no Mirante de Las Palmas: uma experiência imperdível pa fazer em Medellín

Entre os moradores locais, especialmente em feriados e fins de semana, ir ao Mirador de Las Palmas é uma prática comum. Apesar da falta de infraestrutura comparada a outros mirantes de Medalo, a vista é incrível.

Geralmente, há alguns quiosques de comida de rua onde você pode saborear algo enquanto aprecia o espetáculo natural do Sol. E, logo depois, o espetáculo da presença humana que mostra o tamanho da cidade com suas luzes de casas, postes e trânsito.

Se for pro Poblado depois pra curtir a noite, a distância entre eles é de 10 minutinhos de carro.

O que fazer perto de Medellín

Depois de conhecer Medellín e os principais rolês pra fazer na cidade, você pode fazer viagens curtas dentro de Antioquia e visitar lugares incríveis a poucas horas de Medalo.

Ainda vou escrever um texto completo aqui no UMASULAMERICANA sobre estes povoados, mas aqui segue um resumo:

Jardín, uma surpresa a 3 horas de Medellín

Jardín é um povoado perto de Medellín

Um dos lugares que mais gostei de conhecer na Colômbia foi Jardín, um encantador vilarejo de Antioquia, com ruas de paralelepípedos e casas coloridas.

Há trilhas que levam a cachoeiras. A minha preferida foi a da Cueva El Esplendor. Há também a Escalera de Cristal, o Mirante do Cristo Rei, o caminho de La Herrera e os galitos de roca no Parque Natural Jardín de Rocas.

Guatapé e a famosa Piedra El Peñol

Piedra El Peñol é um dos atrativos de Antioquia, na Colômbia, em Guatapé

Guatapé é um dos melhores vilarejos de Antioquia, ideal pra uma visita de um dia saindo de Medellín.

As construções coloridas e as ruazinhas de paralelepipedos, tão características, são um charme, mas o que atrai turistas à Guatapé é Pedra do Peñón, uma imensa rocha de 220 metros de altura que oferece uma vista panorâmica espetacular do reservatório do Peñol, acessado por mais de 650 degraus. Topa subir tudo isso pra ter uma vista bonita?

Santa Fé de Antioquia, um hora de Medellin

Santa Fe de Antioquia, pueblo localizado a apenas uma hora de Medellín

Santa Fe de Antioquia é um encantador pueblo localizado a apenas uma hora de Medellín, sendo considerado um dos melhores destinos turísticos de Antioquia.

Como um dos Pueblos Patrimonio de Colombia, você pode conhecer a arquitetura colonial em construções que remontam aos séculos 16 a 17. Se aprofunde então na história local através do Museu Juan del Corral e caminhando pelo icônico Puente de Occidente, uma das primeiras pontes suspensas do país.

Gostou das dicas da tia Sula com as melhores atividades pra fazer numa viagem pra Medellín? Espero que você faça uma viagem linda. Se precisar de ajuda pra criar teu roteiro, se lembre que sou consultora de viagem na América do Sul.

canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
10 pratos peruanos imperdíveis: Uma deliciosa viagem gastronômica pelo Peru
PRÓXIMO POST
Estado Plurinacional da Bolívia: História Política de luta por liberdade, democracia e indepêndencia