O que fazer de graça na Ilha Grande – Circuito do Abraão
Conhecer lugares lindos todo mundo quer, mas quando é lindo e de graça a gente quer mais ainda.
Na Ilha Grande a maioria dos passeios que levam às praias, ilhas e lagoas mais lindas são pagos, mas há muitas trilhas gratuitas e uma delas é a Circuito do Abraão.
Veja nesse post como fazer, as informações e os atrativos da trilha, que é totalmente de graça, na Ilha Grande.
Eu não sabia que ela terminava na Praia da Feiticeira e fui apenas depois do almoço. Isso me impossibilitou de chegar até o final (era tarde e começou a garoar). Fiz só até o Aqueduto, que é o que você pode fazer caso esteja sem tempo ou sem disposição.
Se você vai se hospedar na Vila do Abraão, essa trilha fica bem próxima e merece um dia inteiro apenas para ela, pois há muitas belezas para serem vistas.
>> Veja o roteiro de feriado na Ilha Grande
Sobre a trilha
Apesar de a trilha não ser longa, os desníveis podem ser mais puxados. São vários trechos com subidas e descidas ao longo do Circuito do Abraão.
O chão pode ter barro, pedra e grama e não é muito acidentado. A mata fechada impede que o sol bata diretamente na trilha.
〉〉〉 Atrações da trilha:
- Praia Preta
- Córrego do Abraão
- Ruínas do Lazareto
- Aqueduto
- Poção
- Cachoeira da Feiticeira
- Praia da Feiticeira
〉〉〉 Dados da trilha:
- Distância: 1.900m
- Tempo de ida: 2h
- Tempo de volta: 2h30
- Nível: Leve
Considerando que você vai parar para curtir as praias, a cachoeira e o poção, o tempo da trilha vai ser bem mais longo. Por isso indico tirar um dia completo para ela.
Como chegar
Da Vila do Abrão, pergunte em qual direção seguir para a Praia Preta.
No caminho você vai passar por várias casas vendendo sacolé. Compre o seu e siga <3. Custa R$3 e tem de vários sabores!
Haverá uma placa indicando o início da trilha e há dois caminhos a seguir: um é ideal para quem só vai fazer até o Aqueduto, que é circular, o outro deve ser seguido por quem vai até o final. Para ir até o final, siga para a Praia Preta.
Você pode fazer a trilha a pé ou com bike, que pode ser alugada na Vila do Abraão.
Como é o trajeto
Seguindo a trilha para a Praia Preta, vão ter vários mirantes e alguns acessos para a praia. O melhor espaço é onde o mar se encontra com o córrego.
Ali do lado do riozinho está as Ruínas do Lazareto. Muito interessante e sombrio. É que o lazareto foi construído por Dom Pedro II para abrigar os imigrantes que chegavam com cólera da Europa. Desativado, o hospital virou presídio na era Vargas, sendo parcialmente demolido depois da ditadura militar.
Das ruínas, siga em frente e você saíra no Aqueduto. Tire fotos maravilhosas por lá e entre numa trilhazinha à esquerda. Ali está o poção.
Passando por baixo do aqueduto você vai seguir a trilha para a Cachoeira da Feiticeira e para a Praia da Feiticeira, aonde você pode passar a tarde toda sem enjoar.
Para voltar, refaça a trilha de graça ou pegue um táxi-boat por R$25 por pessoa até o cais.
O que levar
Tenha protetor solar, repelente e um lanchinho. Leve dinheiro se quiser comer algo na Praia da Feiticeira.