Como criar seu mapa personalizado no My Maps
Ser viciado em mapas e ter pelo menos um, mesmo pequeno, é o primeiro sinal de que você é um viajante profissional.
E se você pudesse criar seus mapas de forma mais dinâmica e interativa, além de compartilhar com seus amigos, imprimir, colocar no seu site, abrir em qualquer lugar onde esteja e no tamanho que precisar? Pois é! O Google possui uma ferramenta ~ que eu viciei ~ chamada My Maps.
Através dela você pode criar mapas com um roteiro de viagem que queira fazer ou ir marcando os lugares por onde você passou, por exemplo. Ou as duas coisas, porque você pode criar quantos mapas ou camadas desejar.
Criei alguns e incorporei aqui no blog, além de ter compartilhado no Facebook. Abaixo está o mapa com o roteiro do meu mochilão pela América do Sul, o projeto Pé no Mapa.
Como muita gente me perguntou como fazer, resolvi fazer esse tutorial: Como criar seu mapa personalizado no My Maps
1º passo
Você precisa ter uma conta no Google. Se não tiver, crie logo! Além dessa ferramenta o Google possui muitas outras que são ótimas para qualquer viajante.
Depois de abrir uma conta Google e se logar nela, acesse o My Maps e clique em ‘Criar um novo mapa’. Você vai usar o ‘Abrir um mapa’ depois, quando precisar abrir todos os mapas que criar.
2º passo
Para iniciar os trabalhos, você precisa dar a primeira localização ao mapa. Digite o nome do destino que você procura na caixa de busca.
O mapa dará a localização (o apontador estará verde) e para marcá-lo você precisa clicar em cima dele, depois em ‘adicionar ao mapa’. Ele vai ficar vermelho e aparecerá na lista de camadas no lado direito da tela.
Repita essa etapa para cada ponto que quiser marcar.
Cada camada pode ser um mapa e você pode criar, ao invés de vários mapas, um único com várias camadas. Pode renomear também.
3º passo
Se você quiser, edite o texto das localizações. Dá pra colocar links, textos simples ou até imagens.
Para isso, você clica no apontador vermelho, depois em editar (o ícone de lápis). Se não quiser ver os detalhes do Google Maps que fica no “balão”, é só clicar em ‘remover’.
Depois é só salvar.
4º passo
Se você quiser personalizar o apontador, vá à lista de localizações que você criou no lado direito da tela e passe o mouse na localização que desejar.
Clicando no “baldinho”, você poderá alterar a cor, a forma ou o ícone do apontador (clicando em ‘Mais ícones’. Há um menu: bicicleta, cruz, cadeirante, chuva… Você pode escolher qualquer um para qualquer localização.
Se preferir, pode usar um ícone externo. Você precisa ter a URL da imagem. Eu usei o coração do logo do ‘Uma Sul Americana’. Criei uma imagem png com o fundo transparente no Photoshop, fiz o upload no meu blog e usei sua URL para personalizar o ícone do meu mapa.
5º passo – compartilhando
Inscreva-se e receba nossos novos posts por e-mail
Depois de criar o mapa e deixá-lo do jeitinho que você quer, vá em ‘Compartilhar’. Se você ainda não tiver renomeado seu mapa, vai precisar fazer isso nessa hora.
Vai abrir a caixa de ‘Configuração de compartilhamento’, onde constará que seu mapa é particular. Clique em ‘Alterar’ e escolha como quer ativá-lo. Você pode deixar ativo para qualquer pessoa ou apenas para quem possuir o link, ou seja, apenas para as pessoas com quem você compartilhar.
Salve, conclua e estará ativo.
6° passo
Caso queira incluir o mapa no seu site, blog, relato do Mochileiros.com, etc, vai precisar de um link. Mas antes o compartilhamento deve estar ativo como ‘público na web’.
Ao lado do ‘Compartilhar’ há três pontinhos. Clicando ali você terá acesso a diversas funções, como imprimir, por exemplo. Para conseguir o link que citei acima clique em ‘Incorporar ao meu site’.
É só copiar o HTML e colar onde quiser.
Você pode alterar quando quiser acessando o My Maps e clicando em ‘Abrir um mapa’.
Se ainda tiver dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários.
Ah, se prepare para viciar!
3 Comentários
[…] Saiba como criar sua rota no google aqui. […]
Criei um mapa no mymaps e gostaria de divulgá-lo. O conteúdo inserido é de interesse para um determinando público e acredito que terá algum fluxo de acessos. Você sabe se é possível rentabilizar o próprio mapa, sem transportá-lo para um blog ou site? Desde já, obrigado!
Olá, Allan. Acredito que não seja possível ganhar dinheiro através do MyMaps, porque nunca vi anúncio por lá.