10 coisas para fazer antes de viajar
Viajar! Não tem quem não goste. Deve ser um dos verbos que deixam as pessoas mais felizes de conjugar.
Acontece que muita gente não se planeja e acaba passando por alguns perrengues e caindo em furadas, fazendo com que a experiência de viagem seja menos perfeita.
Eu sou mestra em planejamento de viagem. Adoro planejar e posso dar umas dicas valiosas. Anote aí as 10 coisas para fazer antes de viajar:
#1 – Pesquise na internet relatos de pessoas que foram para o mesmo lugar. Você vai encontrar mais relatos de viajantes independentes, mas mesmo que seu negócio seja viajar com pacotes esses relatos vão ajudar. Dessa forma saberá se no pacote que você vai comprar estão inclusos os passeios que outros viajantes amaram (ou odiaram).
#2 – Se for sair do país, acompanhe pelo menos uma vez por semana a cotação da moeda do destino. Assim você saberá quando o valor está alto ou baixo. Quando perceber o melhor valor, já faça o câmbio.
#3 – E por falar em câmbio, pesquise também se será mais vantajoso fazer a troca aqui no Brasil ou no destino. Caso o destino não troque reais, acompanhe o dólar e faça o mesmo esquema. Faça as contas: vale a pena trocar reais por dólares e depois pela moeda final? Para mim valeu a pena na última vez que estive em Buenos Aires (leia aqui o câmbio que fiz).
#4 – Continuando em câmbio, é ideal fazer um cartão pré-pago. O mais conhecido é o VTM (Visa Travel Money). Você abastece o cartão e usa como débito. É bem seguro, especialmente em viagens mais longas. Já pensou perder parte do dinheiro bem no meio da trip? Não dá!
#5 – Procure nos sites de clima, como o AccuWeather, qual a temperatura mínima e máxima na época da sua viagem. Esteja preparado! Você não vai querer gastar o que não estava planejado comprando roupas adequadas para a temperatura.
#6 – Procure saber se o seu destino de viagem exige alguma vacina. Alguns lugares, inclusive no Brasil, requerem que o turista se vacine para não correr riscos de epidemia e contaminação. Mesmo que não seja uma exigência, tome a vacina se for recomendada. Melhor que ficar doente. Confira aqui como tomar a vacina contra febre amarela (e para quais países é necessário).
#7 – Verifique o documento de viagem. Caso esteja indo para a América do Sul, poderá viajar apenas com o RG, mas ele precisa estar em bom estado e com no máximo 10 anos de emissão (veja mais). Se for usar o passaporte, certifique-se que ele terá 6 meses de validade, pelo menos, depois da data da viagem. Alguns países não permitem o ingresso em seus territórios se o documento vencer em menos de 6 meses.
#8 – Procure saber se o país para onde você vai exige a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Alguns países permitem o uso da habilitação comum, mas em outros você precisará do documento especial, caso queira alugar um carro.
#9 – Se for pegar mais de um avião em viagens internacionais, considere o peso da bagagem para os voos nacionais do pais de destino. Por exemplo, você foi para a Argentina partindo de SP e na sua trip está Buenos Aires e Bariloche. Considere o peso exigido entre Buenos Aires e Bariloche, não SP-BUE. Você pode verificar antes com a companhia aérea.
#10 – Faça um seguro ou assistência de viagem. Você faz o plano que precisar. Uns podem incluir assistência médica e de bens, como bagagens e documentação, ou podem ser apenas uma das opções.
*Dica extra – caso vá usar o RG para viajar, use uma cópia autenticada no dia a dia por pelo menos 2 semanas e deixe o original em casa. Uma amiga minha foi assaltada pouco antes de sua viagem para o Chile e por pouco não conseguiu viajar (ela não tinha passaporte).
1 Deixe teu comentário
A dica 9 é para quem compra o voo doméstico separado das passagens internacionais, né? Quando compra junto, aí vale o maior valor para todos os voos.