15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Descubra porque é seguro viajar com a Worldpackers

Viajar com a Worldpackers é seguro? É confiável?

Para quem nunca viajou como voluntário pela plataforma essa é uma pergunta justa que pode vir à cabeça: é seguro viajar pela Worldpackers? Os anfitriões da Worldpackers são seguros? Funciona mesmo?

Sim, é seguro viajar com a Worldpackers. A plataforma é a opção mais segura e confiável para quem pretende viajar fazendo voluntariado e ter uma experiência colaborativa tranquila e transformadora.

Nos próximos parágrafos vou te mostrar porque a Worldpackers é confiável e te mostrar que vale a pena ser membro sem medo de ser feliz!

O que é Worldpackers

Worldpackers é uma plataforma de intercambio voluntário criada em 2014 por dois mochileiros brasileiros morando em uma van, Riq e Eick.

O site, que também possui aplicativo para IOS e Android, possui mais de 8 mil anfitriões em mais de 140 países diferentes ao redor do mundo. Através da Worldpackers milhares de viajantes de centenas de nacionalidades já voluntariaram.

Voluntariado, intercambio voluntário ou ainda work exchange é trocar habilidade por hospedagem, ou seja, o viajante ajuda a projetos anfitriões e em troca recebe hospedagem e outros benefícios, como alimentação, lavanderia e descontos em passeios.

Os tipos de projetos anfitriões e as atividades

Voluntariado em ONGs para cachorros
Voluntariado em ONG animal – Brasil/2020

Os projetos anfitriões podem ser de caráter ecológico (fazendas, granjas, sítios de permacultura, bioconstrução), social (ONGs, escolas, comunidades), espirituais (retiros, centros holísticos, templos) e de hospitalidade (hostels, casas de família, pousadas, cabanas).

As atividades oferecidas pelo viajante não requerem conhecimentos específicos na maioria dos casos, como recepção, ajuda com jardim, pintura simples, organização e limpeza, cuidado de animais, ajuda na cozinha. Mas algumas tarefas sim requerem um conhecimento básico, como Social Media, fotografia ou aulas de idiomas (porque é preciso saber o idioma, claro).

A Worldpackers funciona fazendo essa conexão entre viajantes e anfitriões. Assim, através da plataforma, o viajante poderá filtrar os projetos a fim de buscar a melhor oportunidade de voluntariado, aplicando e trocando mensagens pela própria Worldpackers, por isso é seguro viajar como voluntário WP.

Viajar com a Worldpackers é seguro?

Como é viajar como voluntária
Voluntariado em hostel no Chile/2019

Viajo com a Worldpackers há 3 anos e sempre obtive sucesso em minhas viagens. Vou listar o porquê a Worldpackers é segura e explicar em detalhes para que você sinta confiança.

  • Anfitriões verificados pela equipe Worldpackers
  • Descrição clara dos termos das trocas colaborativas
  • Sistema de feedbacks e avaliações
  • Suporte em português 7 dias na semana
  • Seguro Worldpackers para viajantes
  • Troca de mensagens com viajantes que já voluntariaram antes

Worldpackers é confiável porque os anfitriões são verificados

TODO anfitrião da Worldpackers é verificado e checado antes de ser aprovado para fazer parte da comunidade, seja um hostel, uma pousada, uma ONG, uma casa de família ou um projeto ecológico.

Inclusive, os próprios viajantes worldpackers que estão na estrada podem encontrar e convidar novos anfitriões para a comunidade através do nosso Programa de Scouts, uma das maneiras de ser remunerado como voluntário

Primeiramente, a aprovação desses anfitriões é feita 100% pela equipe da Worldpackers

E não são robos, fique tranquilo! São pessoas reais que se dedicam a olhar anfitrião por anfitrião para aprovar só aqueles que estão comprometidos com a proposta da Worldpackers.

A equipe da Worldpackers é formada por viajantes experientes que já viveram voluntariados pela Worldpacker antes, por isso é seguro viajar com a plataforma.

Essas pessoas sabem tudo de voluntariado e colaboração! Tem segurança melhor que os próprios viajantes voluntários aprovando futuros anfitriões?

E quais são os critérios de aprovação de novos anfitriões? 

A Worldpackers é confiável porque avalia os anfitriões antes em três critérios
Passeio entre anfitriões e voluntários – Chile/2019

Para garantir que seja seguro viajar com a Worldpackers, existem basicamente três critérios de aprovação de novos anfitriões:

Referências online, como notas em sites de reserva, tipo Booking e Airbnb, sendo que essa nota deve estar acima de 7. Olha a exigência dessa equipe!

Dois, tá alinhado com os valores de colaboração e aprendizado mútuo da comunidade. Para saber isso, a Worldpackers conversa com o anfitrião e pergunta coisas como “Por que você se interessa em receber voluntários?” ou “O que é uma relação colaborativa para você?”.

Enfim, o terceiro critério é checar se o local tem uma estrutura maneira para receber voluntários e se o perfil dele na Worldpackers está atualizado com todas as informações importantes para garantir a segurança dos viajantes.

Quando um anfitrião é aprovado, ele passa por um processo de educação. Assim, a Worldpackers consegue ajudá-lo a oferecer uma experiência de voluntariado incrível, especialmente para voluntários de primeira viagem, como você!

Descrição clara nas vagas de voluntariado na Worldpackers

Como funciona viajar como voluntária

Além disso, a plataforma também ajuda os projetos anfitriões a criar suas vagas na Worldpackers de acordo com a ajuda que estão buscando. 

É nessa hora que se fala mais sobre o limite permitido de horas que um voluntário pode contribuir em um projeto, que é de 32 horas semanais, mas a maior parte dos anfitriões pede em torno de 25 horas semanais de ajuda.

Ah, e toda vaga de voluntariado cadastrada na Worldpackers precisa ter pelo menos um dia inteiro de folga. 

Viajar com a Worldpackers é seguro, porque todo o acordo da troca já está na descrição da vaga. Ou seja, o tempo mínimo e máximo de estadia, as horas de ajuda por dia ou por semana, os benefícios do viajante e tudo mais.

Não há rodapés. O que o anfitrião oferece e pede em troca deve estar descrito na vaga de voluntariado.

O que o anfitrião solicita vai estar abaixo do subtítulo que diz ‘Como você vai ajudar’. Já os benefícios que ele oferece vão estar abaixo do subtítulo ‘O que você recebe‘. Na vaga também está descrito quais são os requisitos.

O que é a taxa extra na Worldpackers

Você irá notar é que algumas vagas solicitam taxa extra. Esta taxa é permitida APENAS para projetos sem fins lucrativos e que não são autossustentáveis, como ONGs, escolas e agroflorestas, por exemplo.

A finalidade da taxa é garantir alimentação, luz e internet para os voluntários que estão apoiando a causa durante sua viagem.

Outra questão, é que há anfitriões que estão bastante isolados, por isso eles oferecem todas as refeições, porém todos devem colaborar financeiramente para a compra dos alimentos. Neste caso, seria impossível ao viajante sair diariamente para buscar a própria comida.

Eu já voluntariei em uma comunidade naturista que requeria uma taxa extra e foi uma das minhas melhores experiências. Eu tinha alimentos a minha disposição e todas as refeições veganas incluídas.

Sistema seguro de avaliações da Worldpackers

Como você já sabe, a comunidade da Worldpackers é baseada na colaboração, aprendizado mútuo e honestidade, por isso, se valoriza muito as avaliações construtivas e sinceras sobre as experiências, os anfitriões e voluntários.

Essa é sem dúvida a melhor maneira de deixar claro para outros viajantes como é a experiência naquele local e se bate com o que a pessoa está buscando.

Como funcionam as avaliações na Worldpackers

A Worldpackers é confiável porque possui um sistema seguro de avaliações

No período de 15 dias depois do fim da experiência, o anfitrião e o voluntário podem deixar avaliações sem ver o que o outro escreveu, Isso porque o processo de avaliação das experiências na plataforma é às cegas.

Depois de 15 dias, as avaliações são reveladas para as duas partes. Isso então garante que o voluntário e o anfitrião possam deixar avaliações sinceras e que realmente reflitam a experiência que tiveram. E assim, não existe a possibilidade de retaliações nessas avaliações. 

A plataforma permite também que avaliações privadas sejam deixadas tanto para o anfitrião, como para a equipe da Worldpackers. Ou seja, se você tiver alguma coisa que queira compartilhar apenas com o anfitrião ou apenas com a equipe WP, você pode fazer de forma segura e confidencial. Legal, né?

Por isso é muito importante e seguro ter a viagem confirmada com as datas certinhas pela plataforma da Worldpackers: você vai conseguir escrever a avaliação com base no período INTEIRO que você esteve com o anfitrião e também pode ser avaliado por ele, o que deixará seu perfil de viajante na plataforma ainda mais maneiro!

O que acontece depois das avaliações?

Viajar com a Worldpackers é seguro, porque a equipe analisa toda avaliação abaixo de 3 estrelas com muita atenção e conversa com o anfitrião para ajudá-lo a melhorar a qualidade da experiência. E também para entender o lado dele na história, é claro!

Mas o que acontece se um anfitrião oferecer uma má experiência para um voluntário? Ou então, pedir mais horas de ajuda do que foi combinado? Ou ainda oferecer uma acomodação diferente da que estava no site?

A equipe da Worldpackers faz de tudo para evitar esse tipo de situação, mas caso ela aconteça, a equipe age imediatamente a partir do momento em que tem acesso às avaliações que são deixadas para aquele anfitrião. 

Caso o anfitrião receba avaliações negativas recorrentemente ou não tenha espírito colaborativo, ele é então desativado da comunidade.

Por isso, é muito importante que você avalie sua experiência com o anfitrião, já que essa é a forma como a equipe consegue fazer com que todas as experiências disponíveis na Worldpackers sejam seguras e, claro, inesquecíveis!

Worldpackers é seguro porque oferece suporte em português

Como funciona Voluntariado com Worldpackers

Além disso, todo membro da comunidade pode entrar em contato com a equipe de suporte para tirar todas suas dúvidas antes, durante e depois das viagens, pedir dicas ou também solicitar ajuda sempre que necessário! 

O diferencial da Worldpackers é ter atendimento em português, já que a empresa é brasileira.

Você pode entrar em contato por esse email support@worldpackers.com e a plataforma vai te dar uma mão!

Por causa dos diferentes fusos horários, o suporte da Worldpackers não funciona 24h, mas está disponível 7 dias da semana para te ajudar e sempre respondemos em até um dia útil!

É também através da equipe de suporte que qualquer membro verificado da comunidade pode solicitar o Seguro WP. Membro verificado é a pessoa que já escolheu um plano e possui a anuidade da membresia ativa.

Conheça o Seguro Worldpackers

O Seguro da Worldpackers funciona assim: se o anfitrião não cumprir com o que foi combinado pela plataforma, o time pode te ajudar a encontrar um novo anfitrião para a sua viagem e, se preciso, pode reembolsar até 7 noites de acomodação em quarto econômico em um hostel durante este processo.

Mas fica esperta! O seguro é sujeito à aprovação do time e só é válido se a viagem estiver oficialmente confirmada pela Worldpackers, dentro das datas combinadas, então é importante manter a plataforma sempre atualizada, entendeu?

Converse com outros viajantes antes de aplicar a um anfitrião

Entenda porque é seguro viajar como voluntária pela Worldpackers

Você pode a qualquer momento conversar com outros viajantes que já passaram pelo anfitrião no qual se interessou.

O legal é que você nem precisa ser membro verificado (ou seja, pagar a plataforma) para trocar ideia com a galera! Isso oferece segurança, verdade?

Aproveite para tirar suas dúvidas específicas sobre o lugar ou qualquer coisa que vá te ajudar a entender melhor como é a experiência naquele local. Por exemplo, pergunte como é a acomodação dos voluntários, se o anfitrião tem comprometimento, se está longe de pontos de interesse e até mesmo o custo local.

Viu só como a Worldpackers é um meio seguro de viajar? 

A ideia é que você consiga ter uma experiência incrível com seu anfitrião e que não tenha que se preocupar com nada além de aprender, curtir e colaborar! 

Código promocional Worldpackers

Agora que você viu que a Worldpackers é confiável, na hora de ativar um plano para se tornar membro, insira o código promocional UMASULAMERICANA e receba US$10 de desconto.

Esse desconto é válido para qualquer plano. Entenda mais sobre os planos neste artigo-guia sobre a Worldpackers.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre a Worldpackers e anfitriões? Então conta para mim aqui nos comentários que eu te respondo!

Descubra porque é seguro viajar com a Worldpackers
Salve esta imagem no Pinterest e leia a matéria depois
Categoria:Voluntariado
POST ANTERIOR
Como aprender espanhol sozinha e de graça em 7 passos do zero a fluência
PRÓXIMO POST
Voluntariado internacional em ONGs – Como funciona o trabalho voluntário no exterior