15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Como funciona o Voluntariado Worldpackers

Guia Voluntariado Worldpackers: entenda tudo sobre como funciona

canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert

Seja pra economizar em uma viagem sabática, seja pra treinar idiomas ou ainda para aprender novas habilidades, fazer voluntariado com Worldpackers pode ser uma experiência que vai marcar sua vida!

A plataforma oferece trabalhos voluntários em todo o mundo, inclusive pelo Brasil e você pode solicitar para trabalhar por a partir de uma semana até meses, trocando as tuas habilidades por hospedagem.

Este Guia Voluntariado Worldpackers serve para tirar todas as tuas dúvidas sobre como funciona a Worldpackers. Este artigo vai te guiar por todo o processo da experiência de voluntariado.

O que é Worldpackers e os voluntariados

Worldpackers remunerado

A Worldpackers é uma comunidade colaborativa que conecta projetos anfitriões e viajantes do mundo inteiro para trocarem habilidades por hospedagem.

Ou seja, o viajante ajuda um projeto compartilhando seu tempo e suas habilidades e recebe em troca hospedagem, além de outros benefícios como refeições, lavanderia, descontos em passeios e aulas de idiomas, por exemplo.

Em suma, os voluntariados da Worldpackers se baseiam em uma relação colaborativa e transparente de um viajante com um anfitrião onde há benefícios, aprendizados e desenvolvimento para ambas as partes. Ou seja, a Worldpackers é uma comunidade colaborativa para viver experiências e trocas transformadoras chamadas de voluntariado.

A pessoa que viaja fazendo voluntariado pela Worldpackers tem a chance de viver em meio a natureza, em comunidade ou de conhecer os bastidores do mercado do turismo, desenvolvendo assim habilidades ligadas ao campo, ao cuidado de animais e pessoas e também de funções ligadas a hospitalidade.

Curiosidade: a Worldpackers é uma startup brasileira criada em 2014 por Riq e Eric, dois amigos brasileiros que criaram tudo viajando em uma van.

O que a Worldpackers não é

A Worldpackers não é uma plataforma para encontrar empregos, moradias acessíveis ou apenas viajar barato.

A ideia da plataforma é ser uma ferramenta voltada para viajantes que querem explorar o mundo sem pagar hospedagem, mas também para pessoas que querem praticar um idioma ou aprender alguma nova habilidade, além de se conectar com pessoas locais e de outras partes do mundo.

Por isso, é preciso ter em mente que a Wordpackers não se trata apenas de não pagar por hospedagem, mas também se trata de uma ferramenta de transformação, autoconhecimento e impacto social.

Como funciona a Worldpackers

A Worldpackers é uma plataforma de voluntariado, ou seja, de relações colaborativas entre viajantes e projetos anfitriões.

Para que essas trocas sejam realizadas a Worldpackers funciona como uma comunidade, na qual todos ajudam a manter a segurança e qualidade através de acordos pré-estabelecidos e de feedbacks honestos.

Entenda neste passo a passo como a Worldpackers funciona:

  1. O viajante cria um perfil gratuitamente, preenchendo informações pessoais e sobre suas habilidades e conhecimentos, classificando em 3 possibilidades – Sou expert!, Alguma experiência e Quero aprender. Já é possível fazer alguns cursos e receber certificados para potencializar seu perfil.
  2. O viajante se torna membro para aplicar para quantos anfitriões quiser e confirmar suas experiências com toda a segurança e benefícios da Worldpackers ao longo de um ano.
  3. Em seguida, o viajante escolhe os projetos que deseja apoiar e aplica solicitando a viagem. A pessoa responsável, chamada de anfitriã, tem alguns dias para responder.
  4. Se o anfitrião achar que o viajante se encaixa na vaga, irá pré-aprová-lo para que o voluntário possa confirmar sua estadia. Assim, o viajante confirma a viagem para concluir o processo de aplicação. Um email com as informações é enviado ao viajante.
  5. Na data combinada com o anfitrião, o viajante deve comparecer no endereço do projeto, enviado por e-mail. Se o anfitrião oferece carona como benefício, combine com ele através das mensagens na plataforma.
  6. Viajante e anfitrião finalmente colocam em prática a troca colaborativa, ambos cumprindo os acordos que fizeram na plataforma.
  7. Enfim, ao final da experiência, viajante e anfitrião deixam avaliações sobre sua experiência juntos. Entenda melhor como funcionam as avaliações neste artigo.

Quais são os projetos anfitriões na Worldpackers

A Worldpackers é confiável porque avalia os anfitriões antes em três critérios

Os anfitriões são projetos administrado por pessoas que acolhem viajantes por meio de uma troca colaborativa. Um anfitrião da Worldpackers é alguém disposto a trocar aprendizados. A ideia é promover um ambiente de conexões através de uma ajuda mútua, responsável e sustentável.

Alguns dos projetos anfitriões são ou foram viajantes, então é por isso valorizam tanto esse tipo de imersão cultural e gostam de se conectar com viajantes.

Outros, porém, dependem desse tipo de ajuda voluntária para seguirem com seus projetos de impacto social e ecológico.

Assim, os projetos que recebem voluntários ao redor do mundo se dividem em 3 categorias, que inclusive são filtro na Worldpackers:

Voluntariado em Projetos sociais na Worldpackers

Como ser voluntário em ONGs na Africa e outros lugares do mundo
Programa de voluntariado em uma Comunidade Kiambu, Quênia

O programa de voluntariado Worldpackers possui diversos tipos de projetos sociais ao redor do mundo onde a viajante pode colaborar como voluntária, como ONGs, escolas e comunidades, por exemplo.

Veja aqui como foi voluntariar em uma ONG para cachorros abandonados em Ubatuba.

Ao ser voluntário em projetos sociais a pessoa viajante ajuda com a limpeza, cuidado de animais, cuidado de crianças, jardinagem, manutenção e ensino de algo (idiomas, esportes), por exemplo.

Veja onde colaborar como voluntária em projetos sociais ao redor do mundo através da Worldpackers.

Projetos de voluntariado ecológico pela Worldpackers

Sete opções para viajar na pandemia mantendo o isolamento social

Os projetos ecológicos são negócios com ou sem fins lucrativos que oferecem a viajante uma oportunidade única de viver em meio a natureza.

Entre os projetos ecológicos estão ecovilas, sítios, granjas, projetos de permacultura e fazendas orgânicas, além de projetos espirituais, como centros holísticos, retiros e templos, por exemplo.

Através do voluntariado Worldpackers, a pessoa viajante tem a oportunidade de viver em comunidade em meio à natureza, onde pode desenvolver habilidades voltadas ao cultivo, plantio, cuidado com animais, bioconstrução, entre outras.

Trocando trabalho por hospedagem em projetos de hospitalidade

voluntariado worldpackers

Enfim, os projetos de hospitalidade são negócios que recebem hóspedes, como albergues, pousadas, eco lodge, camping e hotéis, por exemplo. Além disso, na Worldpackers é possível encontrar casas de famílias comuns.

Neste tipo de voluntariado, a viajante poderá colaborar com a rotina do local, como preparo de refeições e drinks, recepção, limpeza, manutenção e organização, por exemplo.

Estes locais, em geral, se encontram em regiões centrais ou turísticas, ou seja, ótimas localizações para viajantes.

Quem pode fazer voluntariado pela Worldpackers

Descubra porque é seguro viajar com a Worldpackers

Voluntários são pessoas que buscam viajar conscientes, com responsabilidade e disposição para colaborar com outras pessoas enquanto viajam.

Essas pessoas usam a viagem não só para conhecer lugares bonitos ao redor mundo, mas também para causar impacto positivo e usar essa troca para se desenvolverem ainda mais como seres humanos.

Esses viajantes buscam a chance de fazer parte de culturas diferentes da sua, de fazer novas amizades com locais e outros viajantes e aprender e praticar novas habilidades, como idiomas, por exemplo.

Buscam colaborar e trocar experiências com projetos locais, pois sabem que é a melhor maneira de viver uma imersão cultural, aprender idiomas, desenvolver novas habilidades e causar um impacto positivo no mundo! Além, claro, de economizar, já que a hospedagem é oferecida pelo anfitrião.

O principal requisito, no entanto, é ter 18 anos completos. Se você ainda não tem a idade exigida mas se identifica com o voluntariado, espere só mais um pouco e logo poderá ser membro da Worldpackers.

Onde há projetos anfitriões para ser voluntário

Como ganhar dinheiro viajando

A Worldpackers está presente em mais de 140 países ao redor do mundo. São mais 9 mil projetos que recebem voluntários de todas as nacionalidades.

Você pode solicitar trabalho voluntário ou intercâmbio de trabalho em diversos países. Clique para ver as opções:

Veja aqui outros destinos pra fazer voluntariado com Worldpackers.

Na plataforma é possível filtrar por país, cidade e região e assim encontrar o melhor projeto anfitrião.

Quais são tipos de atividades e habilidades oferecidas pelo viajante

Como é viajar com a Worldpackers

O voluntário pela Worldpackers pode colaborar com diversos tipos de atividades, sendo que a maioria não requer habilidades e conhecimentos específicos.

Existem oportunidades de voluntariado para os mais diversos setores e isso vai depender muito do tipo de projeto, como já mencionado acima. As áreas de ajuda são:

Sendo assim, o viajante voluntário pela Worldpackers poderá colaborar com atividades voltadas a:

  • Organização, como limpeza, jardinagem e manutenção.
  • Artes, como muralismo e música, por exemplo.
  • Hospitalidade, tipo recepção e guia de turismo.
  • Audiovisual, como fotografia e produção de vídeos.
  • Comunicação, como conteúdo para sites e redes sociais, por exemplo.
  • Compartilhamento, como ensinar idiomas, esportes, entre outros.
  • Cuidado com animais, tipo higienização, passeio e alimentação.
  • E muito mais.

Veja no site todas as habilidades através do filtro.

Criando um perfil na Worldpackers

Worldpackers vale a pena?

É preciso criar um perfil, como uma espécie de currículo. Você conta um pouco sobre você, o que sabe fazer, que idiomas fala e o que quer deseja aprender.

Pode incluir fotos de suas viagens também e assim o anfitrião pode saber que tipo de viajante você é!

Depois que você criar seu perfil, é hora de buscar oportunidades aonde você deseja ou o tipo de trabalho que deseja fazer, como Ecovilas ou Centros Holísticos. Também pode selecionar por continente, por lugares que aceitam seus idiomas e habilidades, etc. Clique pra criar seu perfil.

Para se aplicar a uma oportunidade de voluntariado na Worldpackers é preciso ser membro verificado, que tem um custo de USD 50 anual. Os leitores do blog têm 20% de desconto com o cupom UMASULAMERICANA.

Veja aqui meu perfil pra ter uma ideia de como é.

Em breve vou criar um artigo completo sobre perfil na Worldpackers.

Responsabilidades do voluntário

Viajando como voluntário

Ao se tornar um volunturista, ou seja, um viajante voluntário pela Worldpackers, é preciso ter em mente quais são as tuas responsabilidades.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

No curso ‘Como ser um worldpacker extraordinário’, que criei para a plataforma, menciono na aula 5 sobre quais são as responsabilidades e os valores do voluntário:

  • Espírito colaborativo
  • Comprometimento
  • Proatividade
  • Respeito
  • Transparência

Para fazer esta aula completa gratuitamente, acesse este link. Receba este certificado em seu perfil.

É essencial possui espírito colaborativo na hora de voluntariar pela Worldpackers, além de ter sempre em mente os pilares das trocas, que são respeito, inclusão, colaboração e aprendizado.

Ao se tornar membro da Worldpackers, anfitirão e viajante tornam-se parte de uma comunidade colaborativa formada por pessoas de todas as origens, sem espaço para qualquer tipo de discriminação, seja de gênero, raça, religião, nacionalidade ou capacidades, por exemplo.

Espera-se do viajante o comprometimento com a experiência e com aquilo que foi acordado com o anfitrião. Um voluntário comprometido é aquele que cumpre com tudo que foi combinado, como as tarefas, horários, regras do lugar e tempo de estadia, além disso, ele faz sua parte para que a experiência seja maravilhosa para todos os envolvidos.

Proatividade é uma das principais características que fazem a experiência do voluntariado ser ainda melhor! Por isso, não tenha medo ou receio de conversar com o anfitrião sobre suas ideias e sugestões. Pelo contrário, eles estão sempre abertos para receber ideias de pessoas que possuem diferentes experiências, como um viajante.

Ao mesmo passo, é imprescindível ser respeitoso e gentil, especialmente ao oferecer críticas construtivas, feedbacks ou então em conversas delicadas, como por exemplo se alguma coisa sair diferente do que havia sido combinado antes pela plataforma.

Responsabilidades do anfitrião

Como funciona a Worldpackers - Guia completo

Assim como o voluntário não é uma pessoa que busca moradia barata, o anfitrião não deve ser um negócio ou projeto atrás de mão de obra barata. Até porque, como a Worldpackers sempre reforça, as relações colaborativas não têm nada a ver com relações de trabalho.

Um anfitrião da Worldpackers é alguém que está está disposto a trocar aprendizados e promover um ambiente de conexões através de ajuda mútua, responsável e sustentável.

Então se espera que o anfitrião ofereça um ambiente seguro, confortável e organizado para os voluntários.

É de suma importância que a pessoa responsável pela troca respeite o tempo de ajuda acordado previamente na plataforma, assim como as tarefas que serão realizadas. Claro que existem situações que podem levar a pequenas mudanças no escopo do voluntariado, mas é muito importante que o anfitrião seja transparente e converse com o voluntário.

A Worldpackers deixa bastante claro aos anfitriões que deles também é esperado um tratamento de igual para igual para com o voluntário, para não haja como se estivesse fazendo um favor ao viajante.

E da mesma maneira que com os voluntários, é importante que os anfitriões sejam transparentes e respeitosos, especialmente ao oferecer críticas construtivas, feedbacks e ajuda ao viajante. 

É super importante entender a relação colaborativa, como mencionei neste artigo com os principais erros do voluntário.

Dicas pra fazer voluntariado com Worldpackers

Woldpackers como é

Quero deixar algumas dicas pra você fazer aplicações nas oportunidades que deseja e também algumas dicas pra você não escolher anfitriões ruins.

Antes de aplicar um voluntariado

– Primeiramente, tenha um perfil redondinho! Complete tudo, seja honesto, simpático e escolha uma foto bem linda e sorridente!

– Leia com atenção as tarefas descritas, as horas de trabalho e o que você ganhará em troca pelo trabalho, além disso, esteja atento quanto as folgas semanais. Apenas aplique se você concorda com a oferta!

– Filtre pelas datas que você tem disponível para não perder tempo lendo “vagas” que você não vai poder aplicar depois para fazer voluntariado na Worldpackers.

– Filtre também pelos idiomas e habilidades pelo mesmo motivo, ou seja, leia os requisitos para saber se você se encaixa no perfil.

– Então, analise o lugar! Veja as fotos, leia a descrição do anfitrião e SEMPRE LEIA AS AVALIAÇÕES! Busque o anfitrião no Google para conhecer melhor. Assim você nem aplica caso não tenha gostado.

– Leve em consideração a data que você quer aplicar para se atentar a antecedência. Por exemplo, Bariloche no verão e no inverno pode ser mais complicado encontrar oportunidades, então é legal aplicar com uns 2 meses de antecedência. Já em outras ocasiões, aplicar com muita antecedência pode ser ruim, já que os planos de todos podem mudar.

– Aplicar em cima hora em lugares que estão precisando pode aumentar suas chances de receber um lindo sim, porque o anfitrião está buscando ajuda urgente.

Solicitando um voluntariado na Worldpackers

– Primeiramente, veja se há o nome da pessoa responsável e sempre inicie a conversa escrevendo o nome dela. Isso mostra que você leu sobre o anfitrião.

– Escreva algo diferente para cada anfitrião, falando coisas sobre você que têm a ver com a oportunidade, porque isso mostra interesse genuíno.

– Fale brevemente o porquê você quer voluntariar naquela cidade/país ou mesmo projeto, por exemplo.

– Se for o caso, comente sobre as avaliações, porque isso mostra que realmente você tá interessado naquela oportunidade. Por exemplo: “Li as avaliações e me parece que você e Fulano são ótimas pessoas. Todos falam muito bem do lugar, por isso fiquei muito interessada em fazer parte desse projeto também”.

– Não seja nem muito raso, nem se aprofunde muito, porque cada anfitrião recebe muitas aplicações. Ele vai pular os que escrevem uma bíblia (eu sempre preciso me policiar, porque sou a própria Paulo de Tarso).

– Tente ser muito interessante no início para que o anfitrião queira ler mais a sua aplicação.

– Seja leve e simpático e escreva entre o formal e o informal. Não é uma vaga de emprego, mas também não é post do Facebook.

– Se a atividade é algo que você ainda não sabe fazer, mas quer muito aprender, deixe claro para o anfitrião para ele te aceitar com esta consciência.

Enfim, agora que você já sabe como funciona o voluntariado com a Worldpackers e tem as dicas da Ali, demorou para se cadastrar com desconto de 20%!

Quanto custa ser membro Worldpackers?

Cupom de desconto Worldpackers pra fazer voluntariado

O valor para ser voluntário pela Worldpackers vai depender do plano, sendo que há 3 tipos de planos disponíveis:

  • Plano Trips Solo por 1 ano custa US$49 (R$267)
  • Plano Casais / Amigos por 1 ano custa US$59 (R$320)
  • Pack Trips + Academy por 1 ano no valor de US$99 (R$538)
  • Todos os planos recebem desconto de US$10 com o código promocional UMASULAMERICANA

Plano Trips Solo

Ao escolher o plano Trips Solo da Worldpackers você se torna membro, ou seja, passa a ter os benefícios do programa de voluntariado.

Assim, poderá entrar em contato direto com qualquer anfitrião e confirmar quantas viagens quiser ao longo do período de membresia, que é de um ano a parti da data de compra.

Além disso, como membro, você tem acesso ao Seguro Worldpackers: a plataforma cobre até 3 noites de estadia para você ficar tranquila. Saiba mais .

E como membro você poderá contar com o Suporte da Worldpackers antes, durante e depois das suas viagens.

Enfim, como voluntaria é possível ser remunerada ao contribua com a comunidade e receber dinheiro com os WP Programs.

O Ao escolher o plano Trips Solo da Worldpackers custa US$39 ativando o código promocional UMASULAMERICANA.

Plano de Dupla

Caso queira viajar voluntariando acompanhada de alguém, seja sua namorada, namorado, amiga ou alguém da família, é possível convidar e conectar duas contas para se candidatar juntos para os anfitriões que aceitam casais ou duplas.

Além disso, vocês vão economizar na hora de se tornar membros através do Plano Casais / Amigos, porque o valor é de US$49 com o cupom UMASULAMERICANA. Ou seja, cada um paga US$25.

Vocês só poderão voluntariar em dupla, ou seja, não é possível aplicar para viajar sozinha. Leia um artigo respondendo as 10 maiores dúvidas sobre voluntariar em dupla.

Os benefícios da dupla como membros são os mesmo do plano solo.

Vale mencionar que é possível voluntariar em dupla mesmo com planos individuais, como minha amiga e eu fazemos quando queremos voluntariar juntas.

Plano Pack de voluntariado Worldpackers

Esse é o plano mais completo da Worldpackers e inclui, além do plano Trips Solo, o plano da Academy.

Assim, você tem todos os benefícios do plano individual, porém o seguro cobre 7 dias e não apenas 3.

E, além de poder aplicar e voluntariar em mais de 140 países, você tem acesso aos cursos das trilha Planejamento e economia na viagem e Viver viajando como estilo de vida.

O valor do plano Pack é de US$89 ativando o cupom de desconto UMASULAMERICANA na hora de ativar a membresia.

Salve esta imagem no Pinterest e leia o post mais tarde

CComo funciona voluntariado com Worldpackers e dicas imperdíveis
POST ANTERIOR
Voluntariado internacional em ONGs – Como funciona o trabalho voluntário no exterior
PRÓXIMO POST
Como viajar barato para qualquer lugar do mundo em 33 dicas

3 Comentários

  • 6 de maio de 2020 a 11:16
    Renan Braga

    Muito boas as dicas pra voluntariar. Não conhecia a Worldpackers e já me cadastrei. Vi que tem uns cursos por lá, achei muito dahora!

    • 8 de maio de 2020 a 13:07

      Boa, Renan! A plataforma é demais. Boa sorte nos cursos e nos voluntariados.

    • 10 de maio de 2020 a 19:58

      Eba, que bom que curtiu, Renan! Eu amo a plataforma e você com certeza vai gostar também