15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
roteiro pela Patagônia, opções de 7 a 20 dias para viajar entre o sul da Argentina e Chile

Roteiro pela Patagônia – De 7 a 20 dias por Chile e Argentina

Nomad conta global - Código promocional NomadPowered by Rock Convert

Algumas paisagens são tão surreais que parecem só existir em cenas de filmes. Montanhas nevadas, lagos azuis, cachoeiras cristalinas e rios de água potável então rodeados por árvores baixas. Mas algumas viagens nos dão a oportunidade de ver com os próprios olhos a beleza que existe nesse mundo, e uma delas é o roteiro pela Patagônia. 

Assim, vivi experiências inesquecíveis ao viajar pelo sul da Argentina e do Chile, como caminhar sobre uma geleira e andar por dias entre montanhas e vales. O roteiro pela Patagônia é imperdível, porque é dessas viagens presentes em listas de lugares para conhecer antes de morrer.

São várias opções de viagem pela Patagônia, que começa na região de Neuquén, na Argentina, e vai até a Terra do Fogo. Neste artigo você vai conhecer os principais destinos da PATAGÔNIA AUSTRAL, ou seja, a região da Patagônia mais ao sul: Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Punta Arenas e Torres del Paine.

Veja então como montar seu roteiro pela Patagônia, com dicas de locomoção entre os destinos, dicas de onde se hospedar, opções de roteiros de 7 a 20 dias e tudo mais para você curtir o extremo sul do Chile e Argentina na mesma viagem!

Como montar um Roteiro pela Patagônia

Antes de tudo, a Patagônia é uma extensa região, indo da Região dos Lagos à Terra do Fogo.

Bariloche, Esquel, El Bolsón, Puerto Rio Tranquilo, Chile Chico e muito outros destinos podem entrar na lista de lugares para conhecer na Patagônia, mas neste post vou focar na parte mais ao sul, chamada de Patagônia Austral.

Para saber mais sobre todos os destinos da Patagônia, acesse este artigo onde eu mostro como dividi-los em roteiros diferentes.

E para conhecer o TOP 8 destinos na Patagônia argentina, clique aqui.

Uma viagem pela Patagônia Austral oferece várias possibilidades e para todo os tipos de viajantes. Há opções de trekkings que duram vários dias, trilhas pesadas, caminhadas leves, visita a glaciares, navegação glaciares ou ilhas, passeios de 4×4 em estâncias, por exemplo.

É importante escolher bem seu destino na Patagônia, porque você pode acabar fazendo um tipo de viagem que não gosta. Por isso, Veja aqui qual lugar escolher se você é sedentário, aventureiro ou mão de vaca.

Primeiramente, se você for fazer trekking na Patagônia é preciso reservar pelo menos um dia a mais para não fazer antes e depois. Você vai precisar desses dias, porque terá que alugar ou comprar itens de acampamento e alimento. E, na volta, precisa então descansar e lavar roupas!

Considere conhecer em seu roteiro pela Patagônia:

Caso tenha interesse, ofereço orientação personalizada através de roteiros prontos pensados exclusivamente na tua viagem ou consultoria ao vivo para criarmos um roteiro juntas. Se tem interesse, envie um e-mail para umasulamericana@gmail.com

Quando viajar pela Patagônia

Guia passo a passo do Circuito W em Torres del Paine

Ao montar seu roteiro pela Patagônia Austral é importante escolher a época certa, assim você garante que vai aproveitar tudo o que essa viagem pode te proporcionar, além de ser mais seguro.

Sem dúvida, dezembro, janeiro e fevereiro são os melhores meses para viajar pela Patagônia, com clima mais agradável, dias longos e de sol. Mas ir no outono é apaixonante pela vegetação! Então considere também os meses de março, abril e maio.

Evite o inverno da Patagônia Austral, porque apenas Ushuaia, na Argentina, terá atrações pra você nesse período. Os demais destinos sofrem alterações em vários níveis de funcionamento, como fechamento de atrações e requerimento de guia, por exemplo.

Esse é o caso dos parques Torres del Paine e Glaciares em El Chaltén, que fecham em dias aleatórios durante o inverno, porque pode haver imprevistos pela neve.

Leia aqui como é o clima mês a mês na Patagônia.

Como chegar na Patagônia

Canal de Beagle - como é a navegação no fim do mundo em Ushuaia - Patagonia Argentina

Algumas cidades na Patagônia Austral possuem aeroportos: Ushuaia e El Calafate, na Argentina, e Punta Arenas, no Chile. Os voos para as três cidades fazem escala ou em Buenos Aires ou em Santiago.

Na minha primeira viagem à Patagônia, por exemplo, eu voei de São Paulo a Ushuaia e voltei desde El Calafate. Veja esse roteiro aqui.

Já no meu segundo roteiro pela Patagônia voei de São Paulo para Santiago, e então peguei um voo low cost para Punta Arenas. Este trajeto estava saindo metade do preço dos voos para Argentina.

Por isso, recomendo que você se dedique em pesquisar essas possibilidades antes de comprar as passagens.

Bom, é possível chegar a Patagônia de ônibus, mas vai demorar longas horas e financeiramente acaba não compensando.

Se você está fazendo um mochilão pela Patagônia, carona é um ótimo meio de chegar na região e de circular entre as cidades também.

Como eu disse antes, o tipo de viagem é muito pessoal para cada pessoa. Por isso, vou te dar ideias de roteiros pela Patagônia baseadas no meu estilo: mochileira, trilheira e com econômica.

Minhas dicas de roteiros são para dias inteiros, ou seja, não contam com a chegada e partida. Assim, tenha isso em mente quando for planejar a sua viagem pela Patagônia.

Seguro de viagem para viajar para a Patagônia

Apesar de não ser obrigatório viajar com seguro de viagem para Argentina e Chile, recomendo que faça um para viajar a Patagônia.

Por exemplo, se você viajar a Patagônia em pleno inverno com intenção de praticar esqui ou snowboard, sugiro contratar um seguro viagem para esportes de aventura, ou seja, a proteção deve apresentar uma DMH para a prática de esporte.

Quando faço seguro viagem opto pela Real, porque tem os melhores preços do mercado e atendimento em português. Você pode cotar com a Real Seguro para viajar a Patagônia.

Roteiro de 7 dias pela Patagônia

Parque Nacional Tierra del Fuego - Ushuaia - Patagônia Argentina 6

Em 2014 eu fiz um viagem de uma semana pela Patagônia. Veja mais detalhes aqui. Vou compartilhar, então, o roteiro contigo para te dar uma ideia da possibilidade de passar uma semana viajando entre Ushuaia, El Calafate e Torres del Paine.

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocionalPowered by Rock Convert

Primeiramente, sugiro que você comece a viagem voando para Ushuaia e termine voltando por El Calafate. Para que as passagens aéreas não saiam tão caras, entre em contato por telefone com a companhia aérea e negocie ida e volta por destinos diferentes.

Dia 01

Ushuaia

Canal de Beagle e Glaciar Martial

Dia 02

Ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

Dia 03

Ushuaia

Ilha Gable e Pinguinera

Dia 04

Ushuaia

Trekking na Laguna Esmeralda ou Vinciguerra

Dia 05

El Calafate

Voar para El Calafate e Laguna Nimez

Dia 06

El Calafate

Glaciar Perito Moreno

Dia 07

Torres del Paine

Full day no Parque Torres del Paine

 Roteiro de 10 dias pela Patagônia

Full day em Torres del Paine a partir de El Calafate

Nessa opção de roteiro pela Patagônia você pode ir e voltar por Punta Arenas ou pode comprar múltiplos destinos, chegando por Punta Arenas e voltando por Ushuaia, por exemplo.

Na primeira noite viaje para Puerto Natales e no terminal já compre sua passagem para Torres del Paine. Assim, Pernoite em Puerto Natales e não em Punta Arenas.

Em Torres del Paine você pode fazer trilhas com pernoite ou então pode fazer uma viagem de carro com pernoite também.

No caso desse roteiro, comece pela portaria Laguna Amarga, e assim durma em um dos campings ou refúgios do setor e no outro dia pegue o ônibus até aportaria Pudeto. Entenda melhor aqui.

Dia 01

Punta Arenas

Pinguinera Isla Magdalena

Dia 02

Torres del Paine

Trilha Mirante das Torres

Dia 03

Torres del Paine

Trilha Mirante dos Cornos e Salto Grande

Dia 04

El Calafate

Ida para El Calafate em ônibus

Dia 05

El Calafate

Glaciar Perito Moreno

Dia 06

El Chaltén

Trilha Fitz Roy

Dia 07

El Chaltén

Trilha Laguna Torre e ida para Calafate

Dia 08

Ushuaia

ida pra Ushuaia em voo e Canal de Beagle a tarde

Dia 09

Ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

Dia 10

Punta Arenas

Dia pra voltar à Punta Arenas

 Roteiro pela Patagônia de 15 dias

Laguna de Los Tres - Trilhas em El Chaltén

Em 2018 fiz um viagem de 15 dias pela Patagônia em 2018, mas sem Ushuaia. Mesmo assim, vou incluir a cidade neste roteiro para quem tá a fim de conhece-la na mesma viagem.

Punta Arenas foi a cidade que escolhi para ir e voltar da Patagônia, mas você pode voltar via Ushuaia, se preferir.

Dia 01

Puerto Natales

Caminhada na cidade (e em Punta Arenas antes)

Dia 02

Puerto Natales

Aluguel de equipamentos, compras de alimentos

Dia 03

Torres del Paine

Circuito W

Dia 04

Torres del Paine

Circuito W

Dia 05

Torres del Paine

Circuito W

Dia 06

Torres del Paine

Circuito W

Dia 07

El Calafate

Ida pra El Calafate

(mande as roupas para lavanderia)

Dia 08

El Calafate

Glaciar Pertio Moreno e ida pra El Chaltén

Dia 09

El Chaltén

Trilha Fitz Roy

Dia 10

El Chaltén

Trilha Laguna Torre

e passeio de bicicleta

Dia 11

El Chaltén

Ida para Ushuaia

via El Calafate

Dia 12

Ushuaia

Canal de Beagle e Glaciar Martial

Dia 13

Ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

Dia 14

Ushuaia

Pinguinera Isla Martillo

Dia 15

Ushuaia

Trekking na Laguna Esmeralda ou Vinciguerra

 Viagem pela Patagônia de 20 dias

Glaciar Perito Moreno - Minitrekking - El Calafate-Patagonia Argentina 15

Com 20 dias é possível explorar muito melhor suas opções de viagem pela Patagônia, porque o roteiro pode ficar um pouco mais solto!

As passagens aéreas estão mais baratas para o Chile, por isso você pode voar para Punta Arenas e ir fazendo esse roteiro até Ushuaia. De lá poderá pegar um voo ou onibus até Punta Arenas para então voltar para casa.

Dia 01

Punta Arenas

Pinguinera Isla Magdalena

Dia 02

Puerto Natales

Parque Nacional Bernardo O’Higgns

Dia 03

Puerto Natales

Aluguel de equipamentos, compras de alimentos

Dia 04

Torres del Paine

Circuito W

Dia 05

Torres del Paine

Circuito W

Dia 06

Torres del Paine

Circuito W

Dia 07

Torres del Paine

Circuito W

Dia 08

Torres del Paine

Circuito W

Dia 09

Puerto Natales

Ida Calafate

Dia 10

El Calafate

Glaciar Perito Moreno

Dia 11

El Calafate

Navegação Todos Los Glaciares e ida a El Chaltén

Dia 12

El Cahltén

Trilha Fitz Roy

Dia 13

El Chaltén

Trilhas Chorrillo del Salto e Miradores Condor y Aguila

Dia 14

El Chaltén

Trilha Loma Piegle del Tumbado

Dia 15

El Chaltén

Trilha Laguna Torre

Dia 16

El Chaltén

Ida pra Ushuaia

via El Calafate

Dia 17

Ushuaia

Canal de Beagle e Glaciar Martial

Dia 18

Ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

Dia 19

Ushuaia

Pinguinera Isla Martillo

Dia 20

Ushuaia

Trekking na Laguna Esmeralda ou Vinciguerra

Como viajar entre as cidades da Patagônia

Roteiro pela Patagônia Argentina e Chilena

Da mesma forma, a locomoção é um ponto importante para o seu planejamento de viagem pela Patagônia! Por isso vou colocar aqui as principais maneiras de se locomover entre as cidades pra te ajudar a montar o roteiro pela Patagônia:

Como ir de Punta Arenas para Puerto Natales

Há ônibus direto do aeroporto de Punta Arenas para Puerto Natales, mas é necessário comprar com antecedência pelos sites das empresas Bus-Sur e Buses Fernandez. O valor da passagem é CLP 8 mil (R$50, aproximadamente).

Por outro lado, para ir do centro de Punta Arenas para Puerto Natales, você poderá comprar a passagem diretamente nas empresas. Mas saiba que o táxi do aero para o centro custa cerca de CLP 10 mil (R$60, aproximadamente).

Como ir de Puerto Natales para Torres del Paine

Então, para chegar ao Parque Nacional Torres del Paine você deverá tomar um ônibus em Puerto Natales.

A passagem custa CLP 6 mil (12 mil ida e volta) e sai do Terminal de Ônibus de Puerto Natales. Vale mencionar assim que você pode comprar as passagens no seu hostel! Para saber mais informações, acesse esse guia do Circuito W.

Como ir de Puerto Natales para El Calafate

Antes de mais nada, saiba que é muito fácil viajar de Puerto Natales para El Calafate. No terminal você poderá pegar um ônibus que vai para El Calafate em uma viagem que poderá levar até 6 horas, já que vai depender da demora nas aduanas. São feitas duas paradas, uma para dar entrada em um país e a outra, a saída do outro.

Você pode comprar a passagem online ou fisicamente no terminal de ônibus ou na agência em Puerto Natales. O valor da passagem é de CLP 17 mil (R$100 aproximadamente).

Como ir de El Calafate para El Chaltén

No terminal de El Calafate saem ônibus em vários horários até o terminal de El Chaltén. Fique acordado, porque a viagem é surreal de linda! O valor da passagem era até então de ARS 400 (R$50, mais ou menos). Mas como os preços da Argentina sofrem muitas oscilações, como mencionei nesse artigo com informações sobre o país, recomendo que busque o valor na hora do planejamento da viagem pela Patagônia.

Como ir de El Calafate para Ushuaia

Caso você queira viajar de El Calafate a Ushuaia de avião, calcule uma viagem de 1h20 e com custo de cerca de R$300 pela Aerolineas Argentinas. Por outro lado, de ônibus a viagem dura entre 17 e 20 horas e custa entre R$215 e R$350.

Como ir de Ushuaia para Punta Arenas

Esta viagem pela Patagônia é, sobretudo, pouco buscada. Por isso, sugiro que voce se informa antes de contar com ela. Assim, a viagem teria duração de 11 horas de viagem em ônibus, podendo demorar mais por causa das aduanas e custaria entre R$120 e R$230.

Como economizar na Patagônia

A Patagônia não é o destino mais barato da América do Sul, mas existem maneiras de economizar na tua viagem.

A primeira dica é viajar de carona pela região, que é extremamente segura e onde a carona é cultural. Os locais estão acostumados a ajudarem pessoas na estrada, já que a Patagônia é bastante isolada e sempre haviam pessoas nas vias mesmo antes de o turismo se popularizar na região.

Outra opção é trocar trabalho por hospedagem. Você colabora em projetos locais e em troca recebe alojamento e outros benefícios, como café da manhã, lavanderia, bicicletas a disposição, ou seja, economiza bastante dinheiro, já que a média de hospedagem na região é alta.

Existem vagas para voluntariado em Ushuaia e voluntariado em El Chaltén.

Eu viajo toda a América do Sul fazendo voluntariados e recomendo.

Dicas de hospedagem na Patagônia

Patagônia Austral - Como escolher um destino - Torres del Paine

Na hora de escolher onde ficar durante sua viagem pela Patagônia, considere viver uma experiência de voluntariado, caso tenha disponibilidade de tempo. Dessa maneira, você economiza com hospedagem e tem a oportunidade de viver a cultura da Patagônia. Deixo então o link para que você conheça as oportunidades de trocar trabalho por hospedagem na região.

Seguindo as dicas, em El Chaltén fiquei no Patagónia Hostel e amei! Sobretudo, o hostel é bastante confortável e muito bem localizado. Possui cozinha totalmente equipada, banheiro ótimo e muito espaço compartilhado. Além disso, é possível alugar bikes no hostel, que foi o que fiz.

Em seguida, indico hospedagem em El Calafate. Eu fiquei em 2 hostels diferentes, assim que indico ambos para o seu roteiro pela Patagônia. Um deles é o Andiperla, na avenida principal da cidade, e o outro é Folk Hostel, perto da rodoviária, que é um dos melhores hostels que eu já fiquei na minha vida, então super recomendo.

Ao passo que em Ushuaia fiquei no Yakush, na avenida principal. Hostel bastante seguro, confortável e bem localizado, além de ter cozinha muito bem equipada, assim dando a oportunidade de cozinharmos para economizar na viagem pela Patagônia!

Finalmente, minha sugestão em Puerto Natales é o Carfran. O hostel é simples, mas oferece tudo o que precisamos. Era também o melhor custo x benefício, por isso valeu a pena.

Gostou desse artigo com dicas de viagem pela Patagônia? Então deixa aí teu comentário sobre os roteiros! E não deixe de ler as 20 melhores experiências pra viver na Patagônia.

Imperdível! Roteiro pela Patagônia - Viagens de 7 a 20 dias por_ Ushuaia, Torres del Paine, Punta Arenas, Puerto Natales, El Chaltén e El Calafate, cidades incríveis no sul do Chile e Argentina
canal de viagens no youtubePowered by Rock Convert
POST ANTERIOR
Mochilão Argentina com participação do Brasil, Paraguai e Chile
PRÓXIMO POST
7 Lugares perto de Mendoza pra você explorar

15 Comentários

  • 11 de dezembro de 2018 a 20:57

    Seu Blog é top viu!! Fã seu…

    • 12 de dezembro de 2018 a 18:34

      Poxa, que demais! Valeu de coração

  • 10 de maio de 2019 a 00:13
    Paty Santos

    Dicas completas e maravilhosas! Não achei assim em nenhum outro lugar, não sabe o quanto me ajudou! Muito Obrigada!!

    • 27 de maio de 2019 a 20:38

      Que linda! Obrigada, Paty. Fico feliz em saber que ajudou.

  • 26 de maio de 2019 a 00:06

    Aline, adorei seu post. Estou planejando ir para a Patagônia em Dezembro 2019- Janeiro 2020 e conhecer El calafate e Torres del paine em 12 dias.

    Pesquisando, vi que é relativamente perto e fácil se locomover de El Calafate para Torres de Paine, o que eu tenho dúvida é por onde chegar e ir embora. Passagens para El Calafate são razoavelmente baratas, e no meu roteiro pensei em começar em El Calafate, ir até Torres e ir embora de lá ou na próxima cidade. Porém pesquisando, vi que as cidades mais próximas de Torres são Puerto Natales e Punta Arenas respectivamente e passagens dessas duas cidades são absurdamente caras.

    Você tem alguma dica referente a isso? Vale a pena aguardar alguma promoção para ir embora de Puerto ou Punta? Voltar para El Calafate ou até mesmo seguir para Santiago de Punta Arenas?

    Muito Obrigado.

    • 27 de maio de 2019 a 20:50

      Oi, Rodrigo. Olha, a passagem de Punta Arenas a Santiago pode sair muito barata pela Sky ou pela JetSmart, inclusive mais barato que o trecho Buenos Aires – El Calafate. Aí vc voltaria para o Brasil via Santiago.

  • […] Aqui tem um post explicando melhor como se locomover entre as principais cidades da Patagônia Austr… […]

  • 19 de setembro de 2019 a 10:45
    Elton Carlos Gonçalves

    Olá Aline, estou indo fazer este mesmo roteiro de 20 dias seu, porém em 25 dias vou ficar por lá, saindo de Punta Arenas (Torres del Paine, El Calafate, El Chalten e Dientes de Navarino). Sendo minha viagem de mochilão com custos reduzidos com hospedagens em campings e agulns poucos dias em hostels para descansar após travessias, gostaria de saber quanto poderia levar de grana e se levo dólar ou peso chileno?

  • 26 de abril de 2020 a 00:06
    Igor Macedo

    Seu Blog é top viu!! Fã seu…

    • 26 de abril de 2020 a 18:15

      Brigada, Igor! Obrigada por ler 😀

  • 20 de julho de 2020 a 17:31

    Ei menina, deixa eu te fazer uma pergunta…ignorando Corona (o que é difícil) estamos em duas pessoas planejando uma viagem para Julho 2021. Ela seria composta de uma ida por Foz com 5 dias no Paraguai, 5 dias na Argentina, 10 dias no Uruguai e 10 dias no Chile. Seria sonho demais pensar em Deserto do Atacama e Patagônia?Separamos 10 mil e algumas milhas mas o roteiro tá meio torto…a ida é por Foz? Pelo Sul? Eu quero hostel ele quer Airbnb (ele ganha nas disputas) então tô olhando para o mapa com dor de cabeça e tentando elaborar um roteiro nesse valor e países, o que acha?

    • 23 de setembro de 2020 a 09:57

      Oie! Rapaz, teu roteiro é muito doido hahahaha
      Sério, vocês vão gastar muito. Eu otmizaria tempo se fosse vocês, enxugando lugares.

      Uruguai não tem nada a ver! Patagônia também não. Já Atacama, pode ser sim. Brasil, Paraguai, Norte da Argentina, Norte do Chile. Daí faz sentido.

      Se você quiser, posso fazer um roteiro personalizado pra vocês. Me manda email umasulamericana@gmail.com

  • 15 de maio de 2022 a 15:38
    Rogério

    O seu post sobre a Patagônia, até agora, é o mais detalhado, tá muito show! Estava na dúvida entre ir pelo Chile ou Argentina, mas ví que pelo Chile é mais barato e é o que me interessa… Nesse caso deixo Ushuaia por último, né! Pensei em ir de bus para lá,mas é longe, então pode ser que vá de low Costa mesmo. Vou ler de novo!

    • 16 de maio de 2022 a 09:54

      Que legal que o artigo te ajudou e esclareceu tuas dúvidas. Fazer uma viagem pela Patagonia é um sonho, mas pensar bem o roteiro vai ser importante. Fico feliz em ajudar.