Peru ♥

Antes de sair de casa rumo ao Peru, é preciso saber um pouquinho que país é esse.

♥ Geografia

O Peru é o terceiro maior país da América do Sul, fazendo fronteira ao norte com o Equador, a nordeste com a Colômbia, a leste com o Brasil, a sudeste com a Bolívia e a sul com o Chile.

O território do Peru é dividido em três regiões:

  • A costa peruana, a oeste do país, é banhada pelo Oceano Pacífico, com uma faixa litorânea extensa – que vai de norte a sul. O litoral é marcado por grandes desertos.
  • Há também a região andina, que corta o centro do Peru de norte a sul, onde você pode ir do nível do mar a 3 mil metros de altitude em 100 quilômetros.
  • A  região amazônica ocupa mais da metade do Peru, mas é a menos habitada e também a menos visitada por turistas.

O Peru possui 11 ecorregiões e 84 zonas de vida, das 117 existentes no mundo.

♥ Idioma

O idioma oficial do Peru é o espanhol, além do quéchua e do aimara. Em todo o território peruano, especialmente no altiplano, a cultura indígena é bem presente.

Não achei o espanhol do peruano complicado de compreender, mesmo com toda a influência das línguas indígenas.

Em Cusco há muitas pessoas que falam inglês, por causa do turismo. Muitos arriscam um portunhol, já que brasileiro bate cartão por lá.

♥ Clima

Cada uma das regiões geográficas do Peru possui um clima diferente.

No litoral norte do país, os dias são ensolarados em todas as épocas do ano, com temperaturas agradáveis (quase nunca baixas) e chuvas raras. No restante da costa do país, as estações são bem definidas: inverno (de abril a novembro – com dias nublados e úmidos, mas sem chuvas fortes) e verão (de dezembro a março – quando os dias são quentes e ensolarados).

A região montanhosa (desde Huaraz até Puno), o inverno possui dias mais abertos com noites bem frias, podendo variar até 20ºC no mesmo dia. Já no verão, as chuvas são frequentes e os dias nublados.

Na selva, de maio a outubro os dias são secos e quentes e no verão, chuvosos. O clima dessa região é úmido e tropical.

♥ Moeda

O Nuevo Sol, chamado de Sol ou soles no plural, é a moeda peruana. O simbolo é “S/.”.

Hoje (agosto/2017), o Sol e o Real está praticamente 1 para 1, mas na hora de fazer o câmbio, há uma diferença que valoriza a moeda peruana, chegando a R$1 para S/.0,83.

♥ Embaixada do Brasil

Av. José Pardo Nº 850, Miraflores.
Telefone: (01) 512-0830 | Fax: (01) 445-2421
Email: embajada@embajadabrasil.org.pe
Horário de atenção: Seg-Sex: 09:00 às 13:00 e
14:00 às 18:00

Anúncios