Pé no Mapa – Passos de Uyuni a Oruro

33º dia

Era 01h40 quando o trem Wara Wara partiu de Uyuni. Os assentos eram até confortáveis e parecia que seria uma viagem tranquila. E foi.

Na noite anterior eu havia sonhado, antes de saber que iriamos para Oruro, que um trem havia descarrilhado no Rio de Janeiro e que haviam morrido algumas pessoas que conhecemos na viagem. Lembrei do sonho quando já estávamos esperando no terminal. Me deu um pouco de medo, mas a viagem era lenta e deu tudo certo!

Trem wara wara

Na manhã seguinte, perto das 9h, chegamos a Oruro.  Do terminal dava para ver uma escultura no alto de um monte e achei que a cidade era linda, mas do portão para fora o negócio ficou diferente.

Oruro foi a cidade em que sentimos um choque cultural muito grande. Era tudo desorganizado e não tinha estrutura.

As comidas tinham cheiro forte e eram preparadas sem higiene nenhuma no meio da rua. Os carros não respeitavam nada, muito menos os pedestres, como se quem tivesse carro em Oruro fosse rei. Se você estivesse atravessando e, depois disso, surgisse um carro, ele já buzinava.

Aliás, buzina é o som principal!

Bom, era hora de buscar um lugar para dormir, mas como não há hostels por ali buscamos alojamentos, que é a opção mais barata. Os hotéis custam cerca de Bs300. Muito caro!

Saímos nós quatro, eu, Rodrigo, James e Francisco, atrás de um bom lugar para ficar. O primeiro que tinha lugar e bom preço não tinha ducha (como assim?).

Depois encontramos um alojamento que custava Bs20 por pessoa em quanto duplo ou matrimonial e tinha ducha quente após o meio dia. Ficamos ali.

A cama era dura e a janela dava para a avenida, onde os carros buzinavam sem parar. Não pudermos descansar como queríamos.

Saímos para levar umas roupas para uma lavanderia e para almoçar. A primeira tarefa foi fácil, mas a segunda foi quase impossível. Enfim, perto do terminal de ônibus encontramos um lugar ok e pedimos carne argentina. De argentina não tinha nada, mas deu para comer um pouco.

Vimos os horários e preços para La Paz. Nossas roupas seriam entregues limpas na manhã seguinte, então partiríamos logo em seguida.

Passamos a tarde tentando dormir, depois fomos a uma lan house.

No jantar comemos salgadinho e bolacha.

Deixe uma resposta

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.