15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://umasulamericana.com 300 1
theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt
Puno - Ônibus de viagem no Peru - Alerta de segurança para mulheres viajando sozinhas

Ônibus de viagem no Peru – Alerta de segurança para mulheres

Conta Global Nomad - USD 20 cashback código promocional Nomad UMASULAMERICANA20

Usei muitos ônibus de viagem no Peru, mas em uma delas tive que lidar com uma situação bem desagradável. Foi só mais um caso de assédio, mas que me fez me sentir insegura e quero compartilhar pra que não aconteça de novo com você.

Primeiro, quero tranquilizar as manas que estão planejando viajar pelo Peru sozinhas! Essa foi a melhor viagem ever e me senti segura em quase todos os momentos. Mais do que me sinto descendo a rua de casa depois das 19h. Apenas vá!

A Ângela do blog Viajando em 3…2…1 comentou como foi a questão da segurança ao viajar pelo Peru com uma amiga.

Segurança ao viajar de ônibus no Peru

Eu estava em Puno e iria para Cusco. Comprei minha passagem pela empresa Titikaka, que vem de La Paz, passa por Copacabana (ambos na Bolívia) e Puno, antes de ir para Cusco.

Comprei a passagem por 15 soles uma hora antes do horário marcado de saída, que seria às 21h30.

Booking.com banner blog Uma sul AmericanaO funcionário da empresa me deu uma folha de papel com a ilustração de um ônibus e me pediu para escolher um assento, devendo colocar meu nome, idade, nacionalidade e número do documento.

Escolhi o assento 17, na janela. Não havia ninguém sentado ao meu lado, até então. Mas com tantos lugares em branco e faltando uma hora para a partida, era certo que eu iria ficar com os dois lugares para dormir feliz e menos desconfortável durante as 8 horas de viagem.

Às 21h20 eu estava embarcando com meu saco de dormir e meu descanso de pescoço, itens indispensáveis nos ônibus de viagem no Peru.

No andar de cima, havia apenas uns 6 assentos ocupados, sendo dois deles por duas brasileiras, com quem eu puxei assunto. E com tempo, já que o ônibus atrasou uma hora para sair.

Já nos últimos minutos de atraso, umas 4 pessoas entraram e uma delas era um cara de uns 28 ou 30 anos que ocuparia o assento 16.

Comentei com a Julia e com a Priscila que, se estivesse vazio na partida, eu iria mudar de lugar para poder ter mais espaço pro sono.

E uma verdade sobre mim é: tenho medo de homens e dormir ao lado de um desconhecido no breu de um busão quase precário não me deixava confortável.

Puno - Ônibus de viagem no Peru - Alerta de segurança para mulheres viajando sozinhas

Isla Amantani – Puno, no Peru


Ganhe 5% de desconto e ajude a rentabilizar o blog – Basta digitar o cupom SULAMERICANA5 no carrinho

O assédio no ônibus de viagem no Peru

Assim que o cara sentou, começou a puxar assunto. Deu pra perceber que ele tava preparado, como se tivesse pensado antes. Juro!

De onde você é?

Ah, do Brasil. Que legal!

Quer sentar na ponta com suas amigas?

Ah, prazer sou o fulano (beijou meu rosto e eu sem saber como reagir)

Primeira vez no Peru? Não? Então gostou, porque voltou, né?

Por onde viajou dessa vez?

E por quais países você já passou?

Qual gostou mais?

E a comida, o que que tá achando?

Cupom desconto worldpackers - UMASULAMERICANA código promocional

Ele não parava de me entrevistar. Não dava uma brecha pra eu cortar assunto. Ele não queria deixar o assunto morrer.

Bocejei, falei que sou casada há anos (já que a maioria dos homens só respeitam outros homens), mexi no celular… E ele continuou:

Me passa seu whatsapp.

Ah, não usa. Me passa seu Facebook.

Ah, também não tem. Que pena!

O ônibus já estava andando havia uns bons minutos e os lugares estavam quase todos vazios. Disse para ele que mudaria de lugar para que eu pudesse dormir com mais espaço. O cara, todo gentil (ironia), disse que ele se mudaria pra eu ficar perto das minhas amigas (que ele nem imaginava que eu tinha acabado de conhecer, ufa!).

Me deu outro beijo no rosto e saiu. Só que o cara se sentou atrás de mim!

E se você está se perguntando por que eu deixei o cara fazer esse monte de perguntas e ainda me dar dois beijos no rosto, é porque eu não consigo ser grossa ou direta com quem tá parecendo ser legal comigo sem ser claramente escroto. Eu fico paralisada, dou sorrisos amarelos, respostas curtas, minto, mas não consigo – por mais que eu tente muito – ser direta e grossa! Vamos fazer terapia pra mudar isso, sim!

Fiquei meio desconfiada de o cara se sentar atrás de mim. Então eu me lembrei do papel que preenchi quando escolhi o assento 17.

Aline, 29 anos, brasileira

Ônibus de viagem no Peru - Alerta de Segurança para mulheres

Pisac – Cusco

Imagina o medo que eu passei a sentir nessa hora!

Gente, ninguém compra um assento no corredor, ao lado de uma pessoa desconhecida, em um ônibus de viagem no Peru a noite tendo tantos lugares vazios. Ninguém faz isso!

A não ser que esse alguém tenha intenções de flertar, assediar ou até coisa pior.

Uma mulher brasileira sozinha no assento 17 foi o suficiente para um cara se achar no direito de se sentar no 16 e flertar!

Demorei muiiito pra dormir e acordei a noite inteira. O que me deixava menos desconfortável, era saber que eu tinha duas manas brasileiras pra gritar ao menor movimento brusco!

Menos mal que esse era o último ônibus de viagem no Peru, e era o primeiro que tinha me feito me sentir insegura.

Na manhã seguinte, perto das 6 horas e já em Cusco, o cara achou que seria legal me dar um terceiro beijo no rosto antes de descer.

Alerta de segurança para mulheres em ônibus de viagem no Peru

Moray – Cusco

Alerta de segurança nos ônibus de viagem no Peru

NÃO COLOQUE INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ NESSES CASOS.

Esse foi o único ônibus de viagem no Peru que eu usei em 17 dias de viagem que não tinha um sistema eletrônico, mas devem existir outros, tanto no Peru, quanto na Bolívia e em todo o canto do mundo.

Preencha seu sobrenome, ao invés do nome. Preencha BR no lugar de brasileira. Mude sua caligrafia se ela for bem “feminina”. E não preencha sua idade.

Se ainda assim você não se sentir segura, mude de empresa! Não tem economia que pague a droga do medo que eu senti daquele cara dormindo atrás de mim. Veja aqui quais empresas são confiáveis contar com ônibus de viagem no Peru.

O assédio é algo real e corriqueiro nos países da América Latina e eu comentei isso nesse post.

E vocês viram as candidatas a Miss Peru protestando? Me arrepiei! Vejam aqui.

[axathemes_title title=”Ajude a rentabilizar o blog” description=”Usando os links abaixo, você me ajuda a rentabilizar o blog e não paga nada a mais por isso” align=”center”]
[axathemes_title title=”Assine a news” description=”Dicas, informações, roteiros e inspirações no seu email” align=”center”]
Nome
Email
Me identifico como
canal de viagens no youtube
POST ANTERIOR
Montanha colorida do Peru – Conheça a Vinicunca (Rainbow Montain)
PRÓXIMO POST
Glaciar Pastoruri – tudo sobre a geleira no norte do Peru

6 Comentários

  • 3 de novembro de 2017 a 17:50
    MATHEUS CAVALLI RIBEIRO DA SILVA

    Olá tudo bem ? Quanto +- devo juntar caso eu deseje fazer uma viagem ao Peru ? Passa pelo Macho Pichu ?

    • 3 de novembro de 2017 a 20:03

      Oi, Matheus. A média de gasto para ir ao Peru é de R$100 por dia. Passa por Machu Picchu, sim, mas isso é mais caro.

  • 30 de dezembro de 2017 a 15:46
    Mariana Guimarães

    Que horrível essa experiência :/ obrigada pelas dicas, é uma pena termos que pensar mil vezes até no momento de preencher uma ficha.

    • 31 de dezembro de 2017 a 11:19

      Uma pena, mesmo! Infelizmente ser mulher implica em tantos cuidados que as vezes eu fico até cansada, mas o negócio é não desistir de conquistarmos nosso pedacinho de mundo e sair pra viajar! Não vamos ser prisioneiras do machismo, não!

  • 8 de março de 2019 a 05:06

    Só para dizer que eu no seu lugar também morreria de medo. Que bom que deu tudo certo, fico feliz. E sobre isso de ter medo de “homens”, também tenho. Especialmente esses que pegam o assento do corredor, do teu lado, sendo que o busão todo está vazio. Beijosssss

    • 18 de março de 2019 a 18:06

      Exatamente, Angela! Tantos lugares e o cara vem sentar justamente ao meu lado?
      Valeu pelo apoio!