Blogueiros da RBBV dão dicas para economizar na viagem

Fazer as contas e descobrir que não vai rolar viajar é uma das maiores sofrências de um viajante. Mas não precisa cancelar a trip, não! Alguns dos blogueiros da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) usaram suas experiências e conhecimentos para te ajudar a economizar na viagem.

Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

A RBBV é, desde 2011, uma comunidade onde blogueiros viajantes trocam ideias, informações, dicas e buscam profissionalizar e melhorar seus blogs. Hoje somos mais 800 membros! Imagina o tanto de história e experiência que essa galera toda tem.

Para te incentivar a viajar mesmo com pouca grana, pedi a ajuda dos blogueiros. Anota aí, porque só tem dica boa!

Alimentação

Como economizar na viagem - Alimentação

Sei que comer é bom demais (eu e meus quilos excedidos que o digam), mas você pode abrir mão de alguns “luxos” nessa área da viagem para economizar.

→ Comprar comida nos supermercados (sanduíches, enlatados ou comida pronta) sempre sai mais em conta do que sentar pra comer em algum restaurante.

→ Se não der para cozinhar, prefira as comidas de rua. Restaurantes são mais caros e, muitas vezes, feitos para turistas. Já a comida de rua é feita para os locais e costumam ser boas e baratas.

→ E por falar em locais, pergunte a eles onde gostam de comer. Certeza que não é em restaurantes no pólo turístico! Pergunte para o pessoal que está trabalhando ou para alguém passando na rua, porque só eles podem te indicar lugares com comidinha caseira, bem temperada e com preços acessíveis.

→ Dependendo de onde estiver hospedado, dá para cozinhar itens rápidos, como macarrão, salsicha, miojo, ou preparar uma saladinha.

→ Ter sua própria garrafinha de água vai economizar uma boa grana. Em lugares turísticos, como os parques de Orlando ou Machu Picchu, uma garrafa de água pode custar muito mais caro. Se você tiver uma garrafinha ou squeeze poderá repor sua água sempre que encontrar um bebedouro. 500 ml a mais na mão e menos peso no bolso!

→ Assim como a água, nos lugares turísticos o lanchinho pode sair caro. Procure visitar esses lugares depois de ter feito uma refeição (e não sinta fome por lá) ou leve seu próprio lanche. Não se importe em ser farofeiro, afinal é demais farofar olhando a Torre Eifel ou uma geleira na Patagônia.

→ Sabe os itens do frigobar do hotel? Isso não lhe pertence mais! Se você curte comer durante a noite ou tem muita sede, sai bem mais em conta passar num supermercado e levar alguma coisa para o quarto. Esse dinheiro economizado pode ser investido em outra área da trip.

→ Vários supermercados no mundo tem prateleiras destinadas a produtos que estão para vencer. Os preços são mais baixos! Deu fome? Escolha um sanduíche dessa prateleira e economize!

→ Fique esperto com as dicas de “onde comer” dadas por funcionários de hotéis e hostels. Muitas vezes essa galera recebe comissão para cada pessoa que envia para lá. Esses restaurantes são turísticos – o preço é normalmente alto! As vezes a comida nem é tão boa assim.

→ Se você é um viajante gourmet, aquele que faz questão de um roteiro especial para curtir a culinária do destino, vivendo também uma experiência de viagem gastronômica,  procure pelo ‘Menu do dia’ nos restaurantes. Sai sempre mais barato que o à la carte, geralmente são pratos tradicionais e tudo bem servido!

→ Ao invés de almoçar e jantar, faça uma refeição reforçada no fim da tarde – uma espécie de almo-janta. Durante o dia e à noite você recorre a pequenos lanchinhos, como frutas, bolachas ou especiarias locais.

 Transporte

Como economizar na viagem - transportes

Outra questão abordada pelos blogueiros da RBBV é a economia no transporte. Sei bem que esse é o maior gasto que se tem numa viagem, dependendo do roteiro que for fazer, mas com jeitinho dá para salvar alguns reais dessa área.

→ Andar em transporte público ajuda a economizar um dinheirinho. Além de economizar, é uma boa maneira de conhecer uma cultura mais profundamente e de bater papo com os locais.

→ Se a viagem em ônibus for durante o dia ou tem menos de 6 horas não vale a pena comprar leito. O semi leito vai ser suficiente e bem mais econômico (para mim, que sou baixinha, o leito é um tormento – sempre escorrego. Pense nisso).

→ Você pode buscar meios de transportes que já são um passeio, ou que atravessem grandes distâncias por um preço baixo. Dois exemplos são o Wara Wara, na Bolívia (que liga Uyuni a Oruro e outros destinos) ou o California Zephyr um que cruza quase todo os Estados Unidos (dos arredores de São Francisco a Chicago).

 Passeios

Como economizar na viagem - passeios

→ Se programe para visitar museus em dias gratuitos. A maioria dos museus do mundo todo reservam um dia na semana com entrada franca.

→ Os “free walking/bike tours” podem ser uma opção bacana, diferente e barata! Esse tipo de passeio é conduzido por guias que informam curiosidades e histórias sobre os locais a serem visitados. O mais legal é que nesse tipo de passeio não existe um valor já fixo, tabelado, para ser pago. Esse serviço se baseia em cortesias, onde os turistas pagam o quanto quiserem e julgarem justo para o guia. Que demais, não é?

→ Fale com moradores sobre lugares legais e baratos que você pode conhecer. A maioria dos turistas circulam pelos mesmo lugares, deixando preços altos e ambientes cheios. Imagina se você “descobre” um lugarzinho bacana e só seu – e dos locais!

→ Fuja o máximo que der das agências de viagem. Os custos, geralmente, são bem mais elevados que fazer por conta. Pesquise pela internet e veja se consegue informações sobre ‘como fazer esse passeio por conta’. No site da RBBV você pode encontrar uma lista com blogs que já visitaram a cidade que você deseja conhecer.

→ Algumas cidades oferecem passes turísticos. Se você já tem intenção de conhecer diversos lugares, pode procurar saber. Geralmente os descontos são altos.

Compre aqui seu seguro de viagem pelo blog e ganhe 5% de desconto com o código SULAMERICANA5 – Você paga menos e ajuda a rentabilizar o blog ♥

Hospedagem

Como economizar na viagem - Hospedagem

Aí está um gasto que parece difícil de controlar, mas não é! A galera da RBBV dá dicas para quem precisa economizar na hora de dormir.

Ganhe R$100 em sua primeira hospedagem - AirBnB→ Já pensou em alugar apartamentos ou casas ao invés de ficar em hotel? Além de liberdade e individualidade, esse tipo de acomodação te deixa mais próximo da vida dos locais e te ajuda a economizar, afinal a cozinha é só sua e vai ser muito útil na hora de economizar com a comida.

→ Prefira hotéis 3 estrelas. Normalmente possuem serviços bons e preços menores.

→ Alugar uma cama em um quarto compartilhado sai bem mais em conta que alugar um quarto só para você. Veja aqui como funciona.

→ Já pensou em fazer couchsurf? É uma rede social onde você oferece e/ou pede um sofá (que as vezes é cama, rede, colchão no chão). Além de não pagar nada pela hospedagem, você vive bem perto dos locais e faz amizades pelo mundo todo.

Gerais

Como economizar na viagem

→ Prefira ficar mais dias em menos destinos, evitando gastos com locomoções. Tem gente que em 10 dias quer conhecer 5 cidades diferentes, mas isso eleva bastante os custos da viagem.

→ Conhecer os gastos que você terá em cada destino é uma saída para se programar. Conheça a opção Cost of Living Comparison, do site Numbeo. É só inserir as cidades as quais gostaria de comparar os preços. Anote os parâmetros que gostaria de comparar (ex.: transporte público, refeições baratas e médias, preços de itens no mercado, entre outros) e descubra o quão mais caro ou barato é o destino desejado.

Viu só quanta dica boa essa galera passou pra gente? Agora é só continuar programando sua trip econômica.


Agradecimento aos blogueiros da RRBV:

♥ Lucila, do Viagem Cult

♥ A galera do Os Turistas

♥ Leandro, do Sr e Sra Lao

♥ Daniela e Danúbia, do D&D Mundo Afora

♥ Rachel, do Janela para o Mundo

♥ Alexandre, do Viver a Viagem 

♥ Patricia, do Bagagem de Memórias

♥ Alessandra, do De Cá pra Lá

♥ Marianne, do Despachadas

♥ Karen –  Escolho Viajar

♥ Natalia, do Destino Provence

♥ Fabia e Gabi, do Estrangeira

♥ Lígia e Ulisses, do Vamos Fugir

♥ Juliana, do Virando Gringa

♥ Carla, do I Love Trip

♥ Luciana, do Wanna Disney

♥ Carolina, do Carta Sem Portador

♥ Ana, do Nativos do Mundo


Compartilhe esta imagem no Pinterest para ler o artigo mais tarde

Dicas para economizar na viagem - Blogueiros da RBBV

Anúncios

11 comentários sobre “Blogueiros da RBBV dão dicas para economizar na viagem

  1. Genteee, adorei esse blog. Moro em Pelotas RS. friiio tchê!! kkk
    Estarei indo com minha trip para Pico da Bandeira dia 14/07/2016, preciso de dicas gente. Sei que é frio de “congelar cusco” como se diz aqui no Sul… Já comprei bota de trilha, roupas termicas, balaclava, touca e luvas. Preciso de dicas, que mais devo levar sem ser preciso carregar uma mala gigante? ABS. e meu insta é @cleacelestino. Postarei fotos da trilha. 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá gente, boa noite!!
    Caminhar por Cusco é uma delicia, existem vários prédios históricos, tem um mercado muito legal, restaurantes muito bons e uma praça linda. Convido a visitar Cusco.
    aqui uma recomendação: quem estiver planejando uma viagem ao Peru e deseja conhecer Machu destino permitira a permanência no local somente no primeiro período entre 6h a 12h, ou no segundo período que vai de 12h a 17h30, os novos horários de visitação passam a valer de 1 de julho de 2017 em diante.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s