Viajar pela Colômbia é seguro?

Voltei há pouco de uma viagem (linda) pela América do Sul. Alguns dos países pelos quais passei causam mais curiosidade nas pessoas, que jorram perguntas a respeito. Quando digo que passei pela Colômbia a pergunta é: não é perigoso?

Se você também tem essa dúvida, leia essa resposta e saiba se a Colômbia é ou não um país seguro.

Catedral de Bogotá ou Catedral Primada, Praça Bolívar

Catedral de Bogotá ou Catedral Primada

Quando se fala ‘Colômbia’ a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas é ‘cocaína’.

O que sabemos do país é sobre o narcotráfico, sobre as FARC e sobre a Shakira. Ponto! Mas a Colômbia é linda e não é mais aquela Babilônia dos anos 80.

Entre as poucas cidades que conheci, percorri a Colômbia de sul a norte. Entrei, a partir do Equador, por Ipiales, passei por Bogotá e cheguei a Santa Marta, no Caribe.

Percorri tudo de ônibus e peguei muita estrada. Me senti super segura!

Para combater as FARC o governo tem investido fortemente com policiamento nas estradas e ruas do país.

De Ipiales até Cali, em 10 horas de viagem, fomos parados umas cinco vezes por soldados do exército.

Soldados nas estradas – imagem de http://www.ejercito.mil.co/

Os Soldados entram nos ônibus e pedem o documento de todos. Estávamos apresentando os RGs, porque os passaportes estavam mais seguros (segundo pensamos) na mochila, mas um dos soldados nos fez pegar lá dentro para verificar o visto. Um outro soldado levou consigo, não sei aonde, os documentos de todos os colombianos e depois de uns minutos os trouxe de volta. Sempre com muita educação e simpatia, nada que nos faça se sentir no meio de uma guerra.

Em Bogotá havia soldados da Polícia e do Exército nas ruas, próximos às estações do Transmilênio (corredor de ônibus) e nos fazia nos sentir seguros. Os colombianos são um povo muito simpático e estão sempre dispostos a ajudar, mas é muito mais seguro perguntar aos oficiais.

Claro que não é o paraíso, afinal onde está o ser humano também estão os problemas sociais. Se até na Suíça já li sobre roubos, imagina na Colômbia.

Caribe colombiano acessível - Santa Marta, Taganga e Tayrona

Praias de Santa Marta, caribe colombiano

Na região do Caribe nos deparamos com mais estilos malandros, que pedem dinheiro claramente por causa de drogas e te ameaçam ao dizer: “estou pedindo para não roubar”, mas isso a gente tirou de letra, porque moramos em São Paulo.

Estávamos sempre atentos com as nossas coisas, nos hospedamos na rua do batalhão da PM local e nunca levávamos coisas de valor, como câmera, quando saíamos a noite. A prudência que tomamos em casa.

De forma geral, não me senti tão segura em nenhum outro país pelo qual passei.

Conclusão: a Colômbia possui inúmeras belezas e está super segura para quem pretende viajar para lá. Pode ir sem medo, apenas estando sempre atento e usando a intuição sempre, como em qualquer parte do mundo.

Anúncios

2 comentários sobre “Viajar pela Colômbia é seguro?

  1. Bom saber disso Aline! mas fico preocupada se eu for sozinha…..em um outro post vc falou a respeito do assédio dos homens (em vários lugares, não só neste país) mas mesmo assim tenho muita vontade de conhecer a Colombia…

    Curtir

    • O assédio tá em toda parte. Infelizmente é a cultura machista. Mas é muito seguro e nos deparamos com muitas mulheres viajando sozinhas, inclusive pela Colômbia.
      O bom de ser mochileiro é poder andar em bandos, mesmo que ninguém se conheça. Vá na fé, Isabel!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s