Receita de hostel – Bolinho de queijo (ou do que você quiser)

Durante uma viagem econômica, um dos segredos para moderar os custos é cozinhar. E s a viagem é de longa duração pode esquecer o chivito no Uruguai ou o bife de chorizo na Argentina. Isso não te pertence hehe

Vou postar uma série de receitas que preparamos ao longo do Pé no Mapa. Nada muito elaborado, já que o Rodrigo e eu somos chatos para comer, mas tudo bem simples e barato.

Como hoje é o 72º dia da viagem e eu tô chorando de saudades da comida brasileira a primeira receita vai ser de Bolinho de queijo ou do que você quiser ou tiver disponível.

Receita de hostelEla não é a mais simples, não é a mais rápida e nem a mais barata, mas pode ajudar a matar aquela vontade de comer bobeira brasuca.

E não invente moda se a cozinha do hostel não for bem equipada. Um bom espaço também é importante.

Do que preciso?

♥ Pra Massa

  • 500g de farinha de trigo
  • 1 litro de água
  • 100g de manteiga/margarina
  • Tempero a gosto (normalmente uso caldo de galinha e salsinha, mas viajando troco a salsinha pelo sal)

♥ Pro Recheio

  • O que quiser

♥ Pra Empanar

  • Ovo
  • Leite ou água
  • Farinha pra empanar (no Brasil é a de rosca)Receita de hostel

Como é que faz?

Coloque a água para ferver em uma panela grande (se for grande e pesada, melhor) e adicione os temperos e a manteiga.

Quando essa mistureba começar a ferver, acrescente a farinha e mexa com uma colher grande. Essa parte o Rodrigo sempre faz, porque não tenho muita força e paciência. A panela pesada aqui ajuda.

Mexa até que a massa solte do fundo da panela. Para fazer o teste de boa massa, pegue um pedaço, esfrie e tente mexer, apertando e tals. Se não grudar na tua mão, perfeito!

Depois de pronta a massa precisa dar uma esfriada. Não muito, mas o suficiente para você conseguir manusear. Por isso, tire tudo da panela e deixe descansando por uns minutos em um lugar plano, limpo e seco.

Na hora de rechear, pegue partes pequenas, que deseja para o tamanho do salgado, e amasse até a massa fiar lisa. Coisa rápida, 30 segundinhos. Abra a massa e coloque o recheio. Daí é só fazer o formato que quiser. Nós sempre fazemos bolinho, que é a forma mais fácil. Só quando tem dois sabores diferentes que fazemos um rolinho também.

Receita de hostel

Depois disso, mergulhe o bolinho no ovo batido com um pouco de leite ou água, escorra e passe na farinha.

Para fritar é só usar uma panela pequena/média e funda. Deixe o óleo esquentar e frite até dourar. E não se esqueça, se tiver coador, passe o óleo e guarde para fazer outras coisas. Lembre-se da sua economia.Receita de hostel

E o recheio?

Como a intenção é preço baixo e facilidade, a gente sempre faz de queijo. No máximo colocamos orégano. Mas você pode colocar carne moída, frango desfiado, azeitona, presunto… O que quiser, porque o bolinho é teu e você é livre! 🙂

Se a massa der errado, tente inventar. A gente tentou a primeira vez fora de casa em um hostel de Lima e a massa estava grudando na mão, ou seja, não dava para fazer formas. Para não jogar fora misturamos o queijo na massa, empanamos e fritamos a gororoba com forma de nada. Ficou oleoso e o gosto não era fiel, mas deu para comer. Ainda oferecemos para o pessoal do hostel (hospedes e funcionários) e todo mundo gostou. Até repetiram. Apesar que isso não sei se era por gosto ou por fome, mas ok!

Gostou? Se você não é uma pessoa magra e se joga nos excessos, deve ter respondido que sim. Mas vê se não abusa!

Anúncios

2 comentários sobre “Receita de hostel – Bolinho de queijo (ou do que você quiser)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s