Pé no Mapa – passos de Quito a Tulcán e Ipiales

63º dia

Tulcán era só a passagem para a Colômbia. A cidade do outro lado era Ipiales, onde queríamos conhecer uma igreja.

Nove horas de viagem. Era noite quando chegamos em Tulcán, perto das 20h.

Pegamos um táxi, sem nenhum outro mochileiro para dividir. Nessa parte já não há tantos de nós como no Atacama, Bolívia e Peru.Como chegar ao Santuário de Las Lajas, um tesouro arquitetônico na fronteira da Colômbia com Equador

O taxista nos deixou na aduana equatoriana. Trocamos dólares por colombianos com os cambistas de rua e atravessamos a ponte. Coisa de 5 minutos e estávamos dando entrada na Colômbia.

Negociamos com um taxista colombiano o custo até Las Lajas, onde estava o santuário.

No caminho ele ficou elogiando o lugar e até parou num mirante, mas não deu para ver nada. Tava muito escuro.

Conseguimos um quarto privado com banheiro por 20 mil colombianos (USD7) e passamos a noite ali.

Antes de dormir fomos comer e ver a igreja. Não dava para ver muito, mas o barulho de cachoeira era bem alto. A igreja estava pouco iluminada e parecia um misterioso castelo. Isso já nos deixou impressionados.

64º dia

Acordamos cedo, porque era domingo e a igreja estaria cheia de fiéis logo. 7h da manhã já estávamos lá.

Linda! Uma das coisas mais bonitas que vi. Uma harmonia impressionante entre arquitetura e natureza.

O Santuário de Las Lajas é uma das igrejas mais bonitas do mundo. Leia mais sobre ela aqui.

Na hora de tomar café da manhã é que foi tenso. Não tinha um pão gostoso, nem frios. Eles comem comida de manhã e o que tinha além disso era um pão duro com queijo fresco.

Fiquei sem comer mesmo.

Fomos ao terminal de Ipiales e vimos que seria mais vantajoso ir a Cali para pegar outro ônibus até Bogotá. Assim fizemos.