O que são hostels?

Eu considero hostels mais que hospedagem; para mim são parte da experiência da viagem. Um lugar onde você dorme, cozinha, compartilha espaços e conhece gente de todos os tipos.

O que é: a ideia do hostel é baratear os custos de hospedagem compartilhando espaços como quartos, cozinha, salas de TV, de computadores, etc.

Quartos

Alguns hostels possuem quartos de solteiros (com apenas uma cama) e de casal, mas o foco são quartos com várias camas (geralmente de 4 a 10), podendo ser mistos, femininos ou masculinos. Nesse caso você não ‘aluga’ um quarto e sim uma cama.

Esses quartos coletivos habitualmente oferecem armários com trancas ou cadeados para você ter a segurança de que ninguém irá mexer nas suas coisas.

Pode ou não haver banheiro no seu quarto (seja de solteiro, casal ou coletivo). Se não tiver, você irá compartilhar vestiários com outros hospedes.

O legal dos quartos compartilhados, especialmente se você está viajando sozinho, é que você conhece gente nova e de qualquer parte do mundo.

Na maioria dos hostels você arruma sua cama. Outra coisa: nem sempre oferecem toalhas e troca de lençóis de graça, mas cobram valores bem baixos se você quiser alugar.

DSCF1020

Espaços compartilhados

Diferente de hotéis ou B&Bs, os hostels oferecem cozinhas equipadas, onde você pode economizar uma grana cozinhando. Há panelas, geladeira, talheres… Normalmente o café da manhã é servido na faixa (já incluso na diária), mas o almoço, café da tarde e jantar cada um pode preparar o seu, sem necessidade de comer fora em todas as refeições. Dá até para juntar a galera hospedada e cozinhar juntos. Mesmo no café incluso, cada um lava o que sujou. Pelo menos na maioria dos hostels.

Existem espaços nos hostels onde há computadores, como numa lan house, mas a diferença é que não cobram. Se você estiver com seu notebook pode usar o wi-fi.

Salas de convivência e de TV também são característicos de hostels. Muitos oferecem bar (nada na faixa), mesa de bilhar, vídeo game… Assim você pode interagir com todo mundo.

Associações

Alguns hostels, especialmente na Europa, estão integrados a associações, como o Hostelling International (HI). Você faz a carteirinha de sócio, que dura 1 ano, e paga menos nas hospedagens. Existe o plano nacional e o internacional. A maioria na América do Sul não está associada e muitas vezes são mais baratas.

Hostel

Onde encontrar

Na hora de buscar um hostel você pode usar sites como o hostelworld.com, hihostels.org, hostelbookers.com, chelagarto.com, hostels.com, hostelbookers.com ou apenas pesquisando no Google. Conte com o Mochileiros.com para pedir opinião de outros viajantes.

Anúncios

Um comentário sobre “O que são hostels?

  1. Pingback: Aluguel de casas, apartamentos e quartos – Como funciona o AirBnB | Uma Sul-Americana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s